#tubarões #política #animais 
Perth - Austrália Ocidental - Austrália

Primeiro Tubarão Capturado na Política de Abate Australiana

ABC News Austrália

O premier Colin Barnett defende o plano como um meio de proteger a comunidade, mas ativistas se mobilizam para novos protestos em todo o país contra a política de abate.

O tubarão foi capturado em uma linha de boia, conhecida no Brasil como "boião", que foram instaladas na costa sudoeste da Austrália no sábado.

Pescadores contratados para realizar o trabalho abateram o animal. O tubarão tem mais de três metros de comprimento, no entanto, a espécie ainda não foi confirmada.

A nova política de abate do governo do estado foi anunciada em dezembro, após sete ataques fatais na costa do Oeste da Austrália em três anos.

O premier Colin Barnett tem defendido a política, argumentando que a segurança pública está em risco.

"Quando você tem tubarões com três, quatro, cinco metros de comprimento de variedades agressivas conhecidas, nadando muito perto dos banhistas, é um perigo iminente", disse Barnett.

"Eu não tenho nenhum prazer em ver tubarões mortos, mas eu tenho uma responsabilidade primordial de proteger o povo do oeste da Austrália."

A política, que tem indignado os conservacionistas, afirma que todos os tubarões brancos, cabeça-chata e tigre com mais de três metros de comprimento podem ser capturados e mortos.

As linhas de boia serão instaladas nas praias de Perth, na próxima semana.

Piers Verstegen, do Conselho de Conservação, diz que a comunidade deve estar ultrajada.

"Este é o primeiro resultado chocante de uma política que não tem ciência por trás disso, não há evidências de que isso vai realmente funcionar e não teve uma investigação completa dos impactos ambientais", disse Verstegen.

"Então, realmente este é um dia muito triste para a Austrália Ocidental e, certamente, um dia muito triste para os nossos tubarões."

Mais manifestações anti-abate de tubarão estão programadas para acontecer em todo o país esta semana.

A ativista anti-abate Natalie Banks organizou uma manifestação na praia de Cottesloe no início deste mês e disse que outro está previsto para este sábado em toda a Austrália e Nova Zelândia.

Ela diz que é decepcionante que a manifestação anterior não mudar a mente do governo.

"Uma boa parte da comunidade falou com raiva e desgosto sobre o que aconteceu, é um dia triste para muitas pessoas que falaram e não querem que isso ocorra", disse ela.

"Nós estamos muito desapontados que o Governo não está ouvindo as vozes das milhares de pessoas que não estão apenas frequentando os nossos protestos, mas falando a nível mundial.

"Houve, obviamente, o apoio de pessoas como Ricky Gervais e Sir Richard Branson, e não apenas os membros da comunidade, mas as pessoas de posição-chave."

Reportagem traduzida do texto original da ABC News Austrália

Links Relacionados:

PODEM OS GOVERNOS PROTEGER AS PESSOAS DOS TUBARÕES ASSASSINOS?

SURFISTA MORTO POR TUBARÃO LEVANTA A NECESSIDADE DE PESCA PREVENTIVA

DEBATE SOBRE ABATE PREVENTIVO REACENDE APÓS DOIS ATAQUES FATAIS

TUBARÕES USAM O TWITTER PARA ALERTAR OS BANHISTAS NA AUSTRÁLIA

Galerias | Mais Galerias