Pranchas turbinadas
21/Jun/2009 - Eduardo Leite - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - BrasilUtilizando as mais avançadas teorias hidrodinâmicas, como por exemplo, a teoria de Venturi, além de 23 medidas extras em cada prancha, o shaper internacional Henry Lelot desenvolveu uma canaleta especial que garante maior velocidade, projeção (impulsão), segurança e estabilidade, tornando a prancha turbinada.
Os primeiros protótipos vêm sendo testados pelo próprio shaper, e também pelo Bi-Campeão Mundial Pro-Junior Pablo Paulino, Martins Bernardo e John Max, atual Campeão Brasileiro Junior. Lelot recebeu encomendas de Mick Fanning, Joel Parkinson e Jordy Smith, que irão receber as pranchas durante a etapa brasileira do WCT em Imbituba, para testar a invenção.
“O Turbo Channel proporciona manobras mais fortes, jogando mais água, aéreos mais altos, com maior amplitude (mais extensos), além de maior percentual de acerto na volta das manobras, comparativamente à uma prancha normal, e funciona bem em qualquer tipo de onda, mesmo mar mexido” garante o shaper, que é considerado um cientista das pranchas.
Lelot shapeando o Turbo Channel: a invenção leva cerca de 01 hora para ser aplicada ao shape de cada prancha, em um trabalho meticuloso onde são utilizadas 23 medidas extras para garantir precisão e personalização, pois as medidas variam de acordo com o perfil de cada surfista.