Praia da Guarda liberada para os surfistas

A praia da Guarda do Embaú, no sul do município de Palhoça (SC), que busca o título de Reserva Mundial do Surf, já está liberada para prática de esportes aquáticos, principalmente o surf, desde o último domingo, 6, no período da tarde.

10/Jul/2014 - Embau Surf - Palhoça - Santa Catarina - Brasil

No entanto deve prevalecer a condição de que se aparecer algum cardume grande de tainha, poderá ser fechada novamente para a sua captura. Este foi o acordo entre a Associação de Pescadores (os Maias) e a Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG).

Como é do conhecimento público, a pesca da tainha, peixe tradicional do inverno no Sul do país, é liberada do dia 15 de maio até o dia 15 de julho para as embarcações. Neste período, várias praias do estado catarinense são fechadas pelos pescadores para a captura do peixe. A alegação é de que o movimento dos surfistas na água espanta o peixe.

A praia da Guarda do Embaú tem esta tradição da pesca da tainha muito enraizada, inclusive com tarrafa, por isso a praia sempre é uma das primeiras a ser interditada para os esportes aquáticos, e em vários momentos na sua história, algumas discussões entre surfistas e pescadores acabaram na delegacia.

Desde 2012, no entanto, as lideranças dos pescadores e dos surfistas têm mantido o diálogo. Neste ano, avançaram nas tratativas se reunindo antes da data prevista para o fechamento e elaboraram um acordo por escrito, onde os surfistas se comprometiam a colaborar para que a praia fechasse no dia 5 de maio, e sua abertura se desse no início de julho, assim que o peixe dissipasse.

Neste aspecto, a praia chegou inclusive a ser liberada bem antes, no dia 21 de junho, mas, com o aparecimento do peixe, a praia foi fechada novamente no outro dia, e, logo em seguida, no dia 23, foram capturadas 7 mil tainhas em dois “lanços”.

Fonte: Embau Surf