#eventos #competições #surf 
Aquiraz - Ceará - Brasil

Pontão do Iguape Final Heat

George Noronha

Definidos todos os campeões do Circuito Cearense de Surf 2023

Artur Silva fatura o Título de Campeão Cearense Profissional 2023 Back to Back e comemora o tricampeonato da categoria. Michel Roque vence a etapa.

Neste domingo, 12/11, encerrou-se mais uma edição do Circuito Cearense de Surf, a 35ª em 34 anos, com o término do Pontão do Iguape Final Heat, 4ª e última etapa do Circuito Cearense de Surf 2023. Em um dia ensolarado, de ondas longas e de boa formação, apesar de um pouco pequenas, os cearenses conheceram todos os campeões das categorias amadoras do certame estadual do esporte dos reis havaianos. Isso porque a categoria Profissional conheceu seu campeão ainda na sexta-feira (10).

Artur Silva Tricampeão Cearense de Surf Profissional - Back to Back!

Na sexta-feira (10) de altas ondas na Praia do Pontão do Iguape, município de Aquiraz, o surfista Artur Silva consagrou-se Tricampeão Cearense de Surf Profissional! Em uma decisão dramática onde os dois candidatos ao título, Edvan Silva e Artur Silva, perderam nas semifinais na mesma terceira colocação, caprichosamente a dupla continuou empatada em todos os quesitos, prevalecendo o último, que era o resultado do ranking anterior. E como Artur foi o Campeão 2022, ele pode comemorar o seu segundo título consecutivo (Back to Back), o terceiro da carreira, entrando para o seleto grupo dos tricampeões cearense de surf profissional.

Os Silvas (Artur Silva e Edvan) chegaram empatados a última e decisiva etapa do certame estadual de surf, cada um somando uma vitória, uma segunda colocação e um 17º lugar. O que ninguém poderia imaginar era que eles terminariam o evento assim como chegaram, empatados, e partiriam para os critérios de desempate, de maior nota, maior somatório e assim por diante. E mesmo assim continuaram empatados. E foi nesse contexto que Artur Silva conquistou o Título de Campeão Cearense Profissional Back to Back, já que ele venceu o circuito duas vezes consecutivas, 2022 e 2023.

Edvan bem que tentou e durante boa parte da sua bateria de semifinal o inédito título de pentacampeão cearense de surf profissional esteve em suas mãos. Contudo, no final da bateria ele foi superado e eliminado na terceira colocação, tendo de adiar por mais um ano o sonho do pentacampeonato.

Apesar do circuito ter sido definido com o término das semifinais, a grande Final ainda decidiria o nome do grande campeão da etapa. E dominando mais importante bateria da etapa praticamente do início ao fim com direito a high score, 9.0, o local da Praia da Taíba, Michel Roque, não deu chance a seus adversários e faturou o troféu da última etapa.

Apesar do resultado desequilibrado em favor de Roque, seus adversários venderam caro a derrota e deram bastante trabalho buscando a virada até os últimos minutos da bateria. Contudo, somando uma nota 9.0 seria muito difícil tomar o troféu das mãos de Michel, que estava em um daqueles dias inspirado, abusando do estilo e das manobras progressivas, características de sua performance.

Em sua melhor onda, com pouco mais de 1 minuto após o início da bateria, Michel pegou uma boa direita desferindo seis fortes batidas de backside para assumir a liderança e de lá não sair mais até o término da bateria, praticamente eliminando as chances de seus oponentes. No final, na segunda colocação ficou Eugênio Alves, com Santiago dos Santos em terceiro e Isaías Silva completando o pódio na quarta colocação.

Amadores ao mar

Após a decisão do título estadual na Profissional, os amadores entraram em "campo" para definir os nomes dos campeões da etapa e do circuito. E o domingo (12) foi o grande dia das decisões com a realização de todas as 15 finais das categorias amadoras que compuseram o Circuito Cearense 2023.

Os primeiros a conhecer os nomes dos campeões da etapa e do circuito foram os astros da principal categoria entre os amadores, a Open com mais um show do campeão cearense Pro de 2010, Isaías Silva. Local da Praia do Icaraí, Isaías encarou de frente seus adversários e cravou mais um bom resultado em sua carreira faturando o título da etapa. Na segunda e terceira colocações ficara os potiguares Emanuel de Souza e Lucas Vicente, com Erenildo Silva-CE completando o pódio na quarta colocação. O título da etapa foi pro local do Paracuru Lailson Ferreira.

Entre as mulheres, confirmando o favoritismo e consolidando seu nome no cenário do surf estadual Gabriely Queiroz ficou com os títulos da etapa e do circuito da categoria Open. Na segunda colocação ficou Jéssica Santos, em terceiro, Anaelya Nalu e em quarto lugar ficou a local do Iguape, Kilvia Cardoso.

E Gabriely ainda comemoraria mais uma conquista com a vitória da etapa e o título do circuito também na categoria Sub 18, a exemplo do que fez na Open, mostrando que atualmente ela é o nome a ser batido no Ceará, unificando dois títulos com duas vitórias contundentes. Vale ressaltar que a atleta está surfando muito bem, com um estilo cada vez mais polido de manobras fortes e fluidas. Guardem esse nome! Ainda na Sub 18, completaram o pódio Rilary Silva, Eloá Lima e Anaelya Nalu, em segundo, terceiro e quarto lugares. Todas com um nível de surf cada vez mais alto.

Na categoria Sub 18 Masculina o destaque ficou por conta da vitória de John John Alves. Somando duas vitórias e uma terceira colocação ele finalizou o ano como o grande campeão da categoria de aspirantes a astros e estrelas do surf. Em segundo ficou André Guilherme, com Jonathan Santos e Kaik Silva completando o pódio na terceira e quarta colocações.

Entre os Masters o grande campeão foi o potiguar Emanuel de Souza. Frequentador assíduo do circuito, ele conhece muito bem todas as ondas do Ceará e é sempre um duro oponente, seja para os cearenses, seja para outros visitantes que cruzem seu caminho. Na segunda colocação ficou Isaías Silva, Phelipe Maia ficou em terceiro e Paulo Henrique ficou na quarta colocação. Isaías Silva foi o grande campeão do circuito na categoria.

Entre os Kahunas quem deu show foi Luciano Cavalcante. Com um surf explosivo, de manobras fortes e rápidas, o surfista local da Praia do Titanzinho faturou mais um troféu de campeão para a estante, trazendo consigo Zé Rock, em segundo, Lima Jr., em terceiro e Rogério Dantas em quarto. Rogério Dantas foi o grande campeão do circuito na Master.

Na categoria Legend, os mais veteranos do certame, quem comandou as ações foi Adriano Fonseca, que mostrou estar em grande forma para superar Cardoso Jr. e Jaime Farinha-PE, respectivamente, segundo e terceiro colocados. Cardoso Jr. foi o campeão do Circuito.

Na categoria mais clássica do circuito, a Longboard, o show foi ainda maior, já que o pico do Pontão oferece uma onda bem longa, propícia para os pranchões. Na Open o grande campeão da etapa foi o surfista João Pedro. Em segundo e terceiro ficaram os locais do pico, Elis Silva e Dudu Caponera, respectivamente. E na quarta colocação ficou o potiguar, Gabriel Aguirre. Terminando o ano como campeão da categoria tivemos o surfista local, Elis SIlva.

Entre as mulheres o destaque ficou por conta da performance de Jamile Jeri que dominou a grande final para ficar com o título da etapa. Bianca Cardoso ficou em segundo, Sol Tostes em terceiro, Duda Arruda ficou em quarto e Jéssica Mota terminou na quinta colocação. Sol Tostes foi a grande campeã do circuito.

Na Longboard Master o show foi comandado pelo surfista potiguar Gabriel Aguirre, que mostrou muita sintonia com as longas paredes do Pontão. Na segunda colocação ficou Natinho Rodrigues, em terceiro ficou o também potiguar Fred Pietro, com Paulo Pacheco completando o pódio em quarto lugar. Natinho Rodrigues foi o grande campeão do Circuito.

Nas categorias de base o show nas finais começou com os pequenininhos da Sub 8. Destaque para o pernambucano Gabriel Medeiros, que mostrou muita atitude nas ondas do Pontão do Iguape. Loui Tostes terminou em segundo, com Monique Araújo ficando em terceiro lugar e Miguel Silva em quarto. Benjamin Noar foi o pequeno grande campeão do circuito.

Na Sub 10 o grande destaque foi Gabriel Nascimento. Mostrando muito estilo e personalidade, Gabriel mostrou mais uma vez que está com o surf no pé. Tendo vencido as três etapas que disputou ele não deu chances a seus oponentes e finaliza o ano com mais uma grande conquista, os títulos da etapa do circuito. Em segundo ficou Gabriel Silva, com Fabrício Marlon em terceiro e Daniel Oliveira na quarta colocação.

Na Sub 12 tivemos mais um show de estilo e fluidez protagonizado pelo duelo entre Saymon Rocha e Nicolas Silva. Os dois mostraram que a experiência que vêm angariando em campeonatos desde a Sub 8 está trazendo resultados e ao ver os dois surfarem dá pra ter uma noção de que a próxima geração do surf cearense virá com tudo. Vencendo a categoria tivemos Saymon Rocha, com Nicolas Silva na segunda colocação. Em terceiro ficou Francisco Willian e em quarto João Marcelo. Nicolas Silva foi o campeão do circuito.

E ainda falando do talentoso filho do multicampeão profissional cearense e nordestino, Itim Silva, Nicolas pode dar o troco logo na final seguinte, na Sub 14, onde ele além de vencer a etapa ficou com o troféu do circuito, dando mais uma prova de que o surf cearense está prestes a receber uma leva de bons atletas nos próximos anos, pra fazer frente nos eventos nacionais e dar continuidade à fama cearense de celeiro de bons atletas. Em segundo ficou Carlos Halen, em terceiro Matheus Souza e na quarta colocação ficou Aurineto Silva.

Completando a décima sexta categoria do certame cearense de surf de 2023 tivemos a Sub 16 com mais um show do homônimo do campeão mundial havaiano, John John. Mas, dessa vez a disputa foi bem mais apertada com John John precisando vencer para faturar o título do circuito, exatamente o que ele fez. Carlos Halen ficou em segundo, Matheus Souza em terceiro e Aurineto Silva em quarto.

BASE SÓLIDA

Fazendo uma análise fria do que se viu na última etapa do Circuito Cearense de Surf 2023 ficou claro que o surf cearense está prestes a dar o seu próximo salto. O talento e a desenvoltura dos competidores se reflete nas notas conquistadas. Mas, para além das notas, basta ver o nível de evolução que essa turminha que já está se habituando às particularidades das competições, tem atingido. Está cada vez mais bonito acompanhar as baterias dessas categorias, com atletas, mesmo em tenra, idade dando um verdadeiro show de surf. A evolução é notória, o trabalho está sendo bem feito e em muito breve, os resultados nacionais e internacionais começarão a aparecer.

Quinta dos Locais

Em tempo, na quinta-feira (09) os Locais aproveitaram que a estrutura já estava toda montada e deram as boas-vindas aos visitantes com uma divertida e amigável competição entre os guardiões do pico. Destaque para Adailo Santos que venceu a disputa, com Elis Silva na segunda colocação, Erenildo Silva em terceiro e Gabriel Nascimento fechando o pódio com a quarta colocação.

Com a palavra, o Presidente!

Para Amélio Jr., Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, concluir mais um circuito é motivo de grande alegria. E ver o crescimento e o desenvolvimento do surf cearense é o combustível que o motiva a querer sempre dar o melhor de si:

"Estamos muito felizes em chegar ao fim de mais um circuito. Os desafios são sempre muito grandes, mas as vitórias são compensadoras. Hoje, o Circuito Cearense de Surf é gerido como uma empresa que tem metas, filosofia, colaboradores sem os quais não faríamos nada e principalmente, uma base de atletas que nos permite sonhar muito alto.

Cada sorriso, cada lágrima, afinal de contas, derrotas fazem parte do esporte e da vida, cada sonho realizado, cada conquista, cada detalhe nas vidas e carreiras de nossos atletas nos motivam a querer dar sempre o melhor de nós! Como eu já disse, nunca foi fácil, não é fácil e nunca esperamos que seja. Mas, o combustível que nos alimenta é infinito e reside no prazer que só um surfista entende, que só quem pega onda conhece. Essa é a magia do nosso esporte, que é capaz de encantar até quem nunca pegou uma onda. E quando vemos a transformação nas vidas desses jovens e pais que acreditam no nosso trabalho, não podemos dar nada menos que o melhor de nós. O Circuito 2023 já foi. E 2024 já está batendo à nossa porta, com mas uma infinidade de oportunidades. E nosso objetivo continuará a ser o de proporcionar cada vez mais as melhores oportunidades aos nossos surfistas, seja como uma vitrine para que eles possam ter a visibilidade merecida, seja como plataforma de crescimento e desenvolvimento no esporte", declarou, emocionado, o dirigente.

PREMIAÇÃO

Na categoria Profissional a premiação foi de R$10.000,00 (dez mil reais), distribuídos entre os melhores atletas.

Já entre os Amadores a premiação será composta de 03 pranchas ACS, 13 Blocos, 64 kits das marcas Pena, Jisk, NoGrau, e Alma Leve, Óculos Sunlyght, 04 vouchers de R$ 100,00 Mahalo Poke, Brindes Ótica Matrix + 64 Troféus, divididos entre os finalistas.

CATEGORIAS EM DISPUTA

Em 2023 o Circuito Cearense de Surf contou com 16 categorias. São elas: Sub 08, 10, 12, 14, 16, 18, Open (sem limite de idade); Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Long Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos), Long Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade).

TRANSMISSÃO AO VIVO

Você pode conferir tudo o que rolou ao vivo no Pontão do Iguape Final Heat, 4ª e última Etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, através do Canal do You Tube da Federação de Surf do Estado do Ceará. Lá, você poderá assistir todos os dias do evento na íntegra. Se inscreva e ative o sininho de notificações para ficar por dentro de tudo o que rola no surf cearense.

Todos os resultados de baterias, cronograma, estatísticas e ranking, assim como o Livro de Regras do Circuito, podem ser acessados através do link https://surfbyte.com.br/eventos/2023/CE2304/

Hotel Oficial do Evento: HOTEL DONANA (85 997456383)

MAIORES INFORMAÇÕES:

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 999868538)

amelio.junior@uol.com.br

RESULTADOS

PROFISSIONAL

1º Michel Roque (CE)

2º Eugênio Alves (CE)

3º Santiago dos Santos (CE)

4º Isaías Silva (CE)

CAMPEÃO CEARENSE 2023: ARTUR SILVA-CE

OPEN MASC

1º Isaías SIlva-CE

2º Emanuel de Souza-RN

3º Lucas Vicente-RN

4º Erenildo Silva-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: LAILSON FERREIRA-CE

OPEN FEM

1ª Gabriely Queiroz-CE

2ª Jéssica Santos-CE

3ª Anaelya Nalu-CE

4ª Kilvia Cardoso-CE

CAMPEÃ CEARENSE 2023: GABRIELY QUEIROZ-CE

SUB 18 MASC

1º John John Alves-CE

2º André Guilherme-CE

3º Jonathan Santos-CE

4º Kaik Silva-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: JOHN JOHN ALVES

SUB 18 FEM

1ª Gabriely Queiroz-CE

2ª Rilary Silva-CE

3ª Eloá Lima-CE

4ª Anaelya Nalu-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: GABRIELY QUEIROZ-CE

MASTER

1º Emanuel de Souza-RN

2º Isaías Silva-CE

3º Phelipe Maia-CE

4º Paulo Henrique-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: ISAÍAS SILVA-CE

KAHUNA

1º Luciano Cavalcante-CE

2º Zé Rock-CE

3º Lima Jr.-CE

4º Rogério Dantas-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: ROGÉRIO DANTAS

LEGEND

1º Adriano Fonseca-CE

2º Cardoso Jr.-CE

3º Jaime Farinha-PE

4º Cirilo-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: CARDOSO JR.

LONGBOARD OPEN MASC

1º João Pedro-CE

2º Elis Silva-CE

3º Dudu Caponera-ITA

4º Gabriel Aguirre-RN

CAMPEÃO CEARENSE 2023: ELIS SILVA-CE

LONGBOARD OPEN FEM

1ª Jamile Jeri-CE

2ª Bianca Cardoso-CE

3ª Sol Tostes-CE

4ª Duda Araújo-CE

5ª Jéssica Mota-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: SOL TOSTES-CE

LONGBOARD MASTER

1º Gabriel Aguirre-RN

2º Natinho Rodrigues-CE

3º Fred Pietro-RN

4º Paulo Pacheco-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: NATINHO RODRIGUES

SUB 16

1º John John Alves

2º Carlos Halen-CE

3º Matheus Souza-CE

4º Aurineto Silva-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: JOHN JOHN ALVES-CE

SUB 14

1º Nicolas Silva-CE

2º Italo Alves-CE

3º Saymon Rocha-CE

4º Aurineto Silva-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: NICOLAS SILVA-CE

SUB 12

1º Saymon Rocha-CE

2º Nicolas Silva-CE

3º Francisco Willian-CE

4º João Marcelo-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: NICOLAS SILVA-CE

SUB 10

1º Gabriel Nascimento-CE

2º Gabriel Silva-CE

3º Fabrício Marlon-CE

4º Daniel Oliveira-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: GABRIEL NASCIMENTO-CE

SUB 8

1º Gabriel Medeiros-PE

2º Loui Tostes-CE

3º Monique Araújo-CE

4º Miguel Silva-CE

CAMPEÃO CEARENSE 2023: BENJAMIN NOAR-CE

O PONTÃO DO IGUAPE FINAL HEAT, quarta e última etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, contou com o Patrocínio da Prefeitura de Aquiraz. Apoio: Pena, Jisk, Nograu, Alma Leve, Sunlight, Mahalo Poke, D’Cofibras, Hotel Donana, Revista Beach Show, Pranchas ACS, Ótica Matrix, Jeferson Pipo, Farmácia do Trabalhador, Sesjus, Sufbyte, Aasce e Cbsurf. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará e IBESF.

CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO CIRCUITO CEARENSE DE SURF

Há exatos 34 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surf, certame que ao longo de mais de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surfe brasileiro e, consequentemente, mundial.

Muitos atletas que integram ou já integraram a Elite do Surfe Mundial, registraram importante passagem pelo Circuito Cearense, como os potiguares Jadson André e o medalhista de ouro olímpico, Italo Ferreira, que tiveram no certame alencarino, um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também estiveram no Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Circuito Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.

E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surfe brasileiro como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior), Messias Félix (Bicampeão Brasileiro Profissional) Silvana Lima, nossa representante olímpica, dentre muitos outros, que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

O Circuito Cearense de Surfe se orgulha em encerrar à sua 35ª Edição sem nunca ter sido interrompido, fato este evidencia toda a grandeza e importância que o Esporte dos Reis Havaianos conquistou desde que chegou aos “Verdes Mares Bravios... Onde Canta a Jandaia, nas Frondes das Carnaúbas” (José de Alencar).

*O Circuito Cearense de Surf é o certame estadual da modalidade mais antigo do Brasil que NUNCA FOI INTERROMPIDO EM 34 ANOS, DESDE 1989.

Galerias | Mais Galerias