#estudos #política #impacto #ação ambiental 
Auckland - Nova Zelândia

Picos de Surf da Nova Zelândia Terão Manejo Sustentável

Shane Orchard

A Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a adotar a proteção aos picos de surf dentro do seu quadro de política de gestão de recursos.

Essa atitude veio como resultado de um movimento que partiu das raízes de sua comunidade de surf, apoiado por um conhecimento evoluído e compreensão dos ambientes dos picos de surf que tem se desenvolvido a nível internacional na área da ciência costeira.

Os picos de surf estão agora especificamente previstos na Declaração de Política Costeira de 2010 da Nova Zelândia, e é vital que os bons resultados sejam assegurados através de disposições políticas e planejamento adequados. Padrões de utilização de recursos, desenvolvimento e mudança de padrões de assentamentos, têm impactos sobre os recursos e as características das áreas onde o surfe se encontra. Existem várias ameaças, incluindo a poluição, restrição ao acesso público, a má qualidade da água e os impactos das atividades que alteram o caráter natural do ambiente costeiro.

Mudanças adversas nos ambientes dos picos de surf, finalmente, afetam a saúde e o bem-estar das pessoas e das comunidades.

O falecido Matt Skellern iniciou uma investigação sobre as práticas atuais, os processos de planejamento e gestão sustentável abordados para os picos de surfe. Este trabalho já foi concluído por Bailey Peryman, Shane Orchard e o Dr. Hamish Rennie, da Universidade de Lincoln, com o apoio do supervisor anterior de Matt da Universidade de Auckland, o Dr. Stephen Knight- Lenihan.

Esta oportunidade foi possível graças a persistência da família Skellern, e apoiada pelo Conselho de Auckland, Bay of Plenty e o Conselho Regional da Sociedade de Proteção aos Picos de Surf.

As informações contidas no relatório serão úteis para todas as organizações e membros da comunidade interessados ​​na proteção do surfe. Este relatório também pode ajudar as autoridades locais com a identificação de problemas e desenvolvimento de respostas adequadas que evitem a degradação da integridade do surfe como características únicas do ambiente costeiro.

Reportagem traduzida do site da Sociedade de Proteção aos Picos de Surf

Galerias | Mais Galerias