Phil Rajzman é o Brasil no Buffalo Big Board Surfing
O bicampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, está participando pelo 3° ano do Buffalo Big Board Surfing Classic, um dos eventos mais tradicionais do mundo do surf que acontece em Makaha, na ilha de Oahu, e reúne famílias de todas as ilhas do Havaí.
25/Fev/2019 - Luciana Figueiredo - Oahu Costa Oeste - Hawaii - Estados UnidosPrevisão de águas rasas para Makaha - Oahu - Hawaii
Criado pelo havaiano Buffalo Keaulana, o festival está em sua 43° edição, com modalidades que remetem às origens do surfe e homenageam a história dos ancestrais havaianos.
Buffalo Keaulana é um dos surfistas mais conceituados do Hawaii e já perpetuou sua história no esporte, através dos filhos Rusty Keaulana, tricampeão mundial de longboard, e Brian Keaulana, conceituado salva-vidas que inventou o resgate com tow in na ilha.
Além dos Kealana, a família Desoto também é uma das guardiãs das origens havaianas do surfe e a amizade entre eles e o brasileiro foi a porta de entrada no evento.
"Sempre participo como convidado da família Desoto. É um campeomato restrito e me sinto muito honrado em estar ali entre os caras que originaram toda essa história que vivemos hoje." Comentou Phil.
Entre as diversas categorias do festival, Phil competiu na Tandem, Supsquatch, Bully Board, Alaia, Stand up em dupla, Canoa Havaiana, Pipo Board (Bodyboard de madeira usado no início do esporte), Internacional (bateria que permite a participação de estrangeiros) e Longboard.
No longboard, as regras são diferentes. Valem pontos os movimentos que remetem às antigas manobras que os uncles (tios em português, como são chamados os veteranos de Makaha) faziam.
O resultado das baterias deve sair este final de semana e Phil tem grandes chances de levar o Brasil ao pódio. Em 2017 ele foi campeão da categoria internacional e como a regra não permite que o mesmo atleta vença por 2 anos consecutivos, ele não disputou o titulo em 2018. Este ano, Phil está entre os favoritos e pode levar o título.