#ondas perfeitas #profissional #mundial #wct #competições #surf 

Perfeição, Qualificação Heróica e o duelo pela Jóia em Pipe

O Billabong Pipe Masters, em memória de Andy Irons, o ponto final da tríplice corôa havaiana, rugiu de volta à vida hoje, com Pipeline entregando tubos limpos de dois metros em Backdoor em um dos dias mais eletrizantes da competição de 2010

16/Dez/2010 - ASP - Hawaii - Estados Unidos

A última parada da temporada do ASP World Tour 2010, o Billabong Pipe Masters, em memória de Andy Irons concluiu os Rounds 3, 4 e 5 antes de tampar o dia com o duelo Vans pela jóia, uma batalha real de quatro mulheres, sendo realizado pela primeira vez no infame pico de Pipeline.

Kelly Slater, atual campeão mundial, continuou a afirmar a sua posição dominante entre os melhores surfistas do mundo hoje, postando o único perfeito 10 do evento, através de um tubo em backdoor em rota para uma vitória no Round 4 e avançando diretamente para as Quartas.

"As ondas estavam realmente boas quando elas vinham", disse Slater. "Há apenas uma ou duas na série, mas eles estão realmente boas quando eles vêm. Aquele 10 foi uma longa. Ela tinha aquela seção de norte boa nela e a direita foi crescendo cada vez mais. Aquela bateu do recife muito bem. "

Como o título de Slater da ASP foi decidido em Porto Rico, o seis vezes campeão do Billabong Pipe Masters está tendo uma abordagem mais leve no evento final do ano.

"Neste momento, eu tive um ótimo ano e estou feliz", disse Slater. "Estou feliz por passar esta bateria, mas mesmo se eu não tivesse passado está sendo um evento divertido para mim agora e espero pegar algumas boas ondas."

Slater vai surfar contra o australiano Adrian Buchan nas Quartas de final.

Buchan pegou tubos incríveis tanto em pipe como em backdoor para avançar ainda para as quartas, e é agora o único surfista que pode ultrapassar o atual líder do Vans Triple Crown, Joel Parkinson, para o título da série havaiana de prestígio.

"Eu adoraria ganhar a Tríplice Coroa", disse Buchan. "É um prêmio grande, mas tenho muito trabalho a fazer. Eu tenho uma chance e isso é tudo que eu preciso. "

Buchan precisa vencer o Billabong Pipe Masters para conquistar a Tríplice Coroa 2010.

Pela primeira vez na história, a Tríplice Coroa havaiana culminou em Pipeline, hoje, com a Campeã do Mundo por quatro vezes da ASP, a australiana Stephanie Gilmore e Tyler Wright, e as havaianas Coco Ho e Alana Blanchard, se confrontando em condições clássicas Pipeline.

Quando a poeira baixou, foi Gilmore que surfou melhor nas condições traiçoeiras e ganhou o seu terceiro título do Vans Triple Crown, vencendo o duelo Vans para a jóia em Backdoor Pipeline.

"Eu trocaria tudo para ter outra sessão lá fora com ninguém", disse Gilmore. "Foi emocionante estar lá fora com as meninas. Eu fui muito esmagada na minha primeira onda, mas você acabou de chegar em uma região onde você quer as ondas maiores e melhores, e eu peguei um bom tubo".

Além das altas pontuações na corrida pela Vans Triple Crown, hoje o Billabong Pipe Masters deu a última chance para os surfistas que procuram se qualificar para o ASP Dream Tour de 2011.

O surfista de Maui, Dusty Payne, deu a virada do dia, eliminando o duas vezes campeão mundial Mick Fanning, em um retorno surpreendente, com uma bateria quase perfeita para se requalificar para o ASP World Tour de 2011.

Payne, que estava precisando de uma combinação de 17,94 para ultrapassar Fanning para avançar na sua luta no Round 3, subiu em um retorno histórico nos últimos 10 minutos finais da bateria, capitalizando com o seu conhecimento íntimo em Backdoor Pipeline. O talentoso regular surfou através de dois tubos surpreendentes em seu frontside em um impressionante duelo de tubos contabilizando um 9 e um 9,87 (o maior total de bateria do dia) nos segundos finais da bateria para eliminar o australiano campeão, ao mesmo tempo solidificando sua posição no ASP World Tour de 2011.

"Mick (Fanning) não é um cara que você quer enfrentar em qualquer lugar do mundo", disse Payne. "Eu sabia que ia ser difícil e que eu tinha que passar esta bateria. Eu estava lá fora, pensando: "é assim que você vai perder, você vai levar uma combinação em seu próprio pico?" Então eu consegui aquele 9. Em seguida, com 20 segundos restantes, houve uma outra. Eu fiquei tão fraco, porque eu sabia que tinha que pegar aquela onda e fazê-ka. Eu estava cheio de emoções e pensei que estava fora do tour de 2011, e então eu a completei e sabia que era uma 9. "

Payne depois caiu para o veterano do ASP World Tour, o australiano Kieren Perrow, em um tiroteio de tubos no Round 5 em Backdoor.

"Sempre foi um sonho meu de ganhar o Pipe Masters, então eu só quero manter o foco nisso", disse Perrow. "Se isso acontecesse ia ser especial e iria certamente ajudar-me na classificação. Foi um ano lento para mim. Eu tive um começo muito ruim e eu tive alguns bons resultados na volta da metade do ano. É bom entrar neste evento não necessitando de um resultado para ficar na turnê e eu só quero continuar entubando. "

O australian Owen Wright, continuou a revelar-se entre a elite, vencendo o australiano Joel Parkinson, antes de relegar o defensor do Billabong Pipe Masters, o australiano Taj Burrow para Round 5 em seu combate no quarto round.

Billabong Pipe Masters Round 3 Resultados:

Bateria 1: Taj Burrow (AUS) 15.00 derrotou Matt Wilkinson (AUS) 8.33

Bateria 2: Owen Wright (AUS) 7.40 derrotou Joel Parkinson (AUS) 4.17

Bateria 3: Bede Durbidge (AUS) 11.33 derrotou Adam Melling (AUS) 3.27

Bateria 4: Adrian Buchan (AUS) 11.66 derrotou Fred Patacchia (HAW) 11.50

Bateria 5: Jeremy Flores (FRA) 17.10 derrotou C.J. Hobgood (EUA) 14.00

Bateria 6: Kelly Slater (EUA) 16.90 derrotou John Florence (HAW) 14.23

Bateria 7: Kieren Perrow (AUS) 17.10 derrotou Adriano de Souza (BRA) 12.87

Bateria 8: Damien Hobgood (EUA) 12.50 derrotou Jadson Andre (BRA) 9.10

Bateria 9: Jordy Smith (ZAF) 10.93 derrotou David Wassell (HAW) 10.66

Bateria 10: Dane Reynolds (EUA) 13.43 derrotou Patrick Gudauskas (EUA) 11.66

Bateria 11: Taylor Knox (EUA) 14.66 derrotou Michel Bourez (PYF) 14.34

Bateria 12: Dusty Payne (HAW) 18.87 derrotou Mick Fanning (AUS) 17.94

Billabong Pipe Masters Round 4 Resultados:

Bateria 1: Owen Wright (AUS) 13.66, Taj Burrow (AUS) 10.40, Bede Durbidge (AUS) 4.97

Bateria 2: Kelly Slater (EUA) 14.17, Adrian Buchan (AUS) 10.23, Jeremy Flores (FRA) 8.17

Bateria 3: Jordy Smith (ZAF) 16.27, Kieren Perrow (AUS) 15.03, Damien Hobgood (EUA) 6.67

Bateria 4: Taylor Knox (EUA) 12.33, Dane Reynolds (EUA) 11.54, Dusty Payne (HAW) 6.60

Billabong Pipe Masters Round 5 Resultados:

Bateria 1: Jeremy Flores (FRA) 16.30 derrotou Taj Burrow (AUS) 11.60

Bateria 2: Adrian Buchan (AUS) 16.34 derrotou Bede Durbidge (AUS) 9.43

Bateria 3: Kieren Perrow (AUS) 17.90 derrotou Dusty Payne (HAW) 17.67

Bateria 4: Dane Reynolds (EUA) 11.23 derrotou Damien Hobgood (EUA) 10.84

Billabong Pipe Masters Quartas de final:

QF 1: Owen Wright (AUS) x Jeremy Flores (FRA)

QF 2: Kelly Slater (EUA) x Adrian Buchan (AUS)

QF 3: Jordy Smith (ZAF) x Kieren Perrow (AUS)

QF 4: Taylor Knox (EUA) x Dane Reynolds (EUA)

Vans Duelo pela Jóia:

1 – Stephanie Gilmore (AUS) 14.50

2 – Tyler Wright (AUS) 7.50

3 – Coco Ho (HAW) 6.86

4 – Alana Blanchard (HAW) 1.50

Links Relacionados:

Previsão Hawaii North Shore Oahu

Billabong ao vivo