#videos 

Pedro Calado na maior onda já surfada na remada

Big riders surfam um dos maiores swells da história na remada em Jaws, Havaí. "Várias vacas, estava sinistro", conta Calado. Gordo diz: "Onda torturou. Podia ter destroçado"

17/Jan/2016 - Bidu - Maui Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Um swell de grandes proporções trouxe verdadeiros tsunamis para a temida bancada de Jaws, na ilha havaiana de Maui na madrugada deste sábado. Big riders de todo o mundo aguardavam ansiosos pelo dia épico no início do ano de El Niño e encararam ondas monstruosos na remada. Pedro Calado pegou uma das maiores ondas do dia, de aproximadamente 15m, Felipe Cesarano, o Gordo, ficou pelo meio do caminho em uma das piores vacas de sua vida, e o havaiano Aaron Gold também encarou uma montanha de água no pico batizado inicialmente de Pe'ahi. Na língua dos polinésios, "pea'hi" signica "cerca de fogo". O local ganhou esse nome por conta do barulho das ondas se quebrando.

Gordo surfa onda gigante na remada em dia épicoem Jaws, na ilha de Maui, Havaí (Foto: Bidu)Gordo surfa onda gigante na remada em dia épico em Jaws, na ilha de Maui, Havaí (Foto: Bidu)

- Ontem foi o maior mar já remado até então na história, ou um dos maiores. Foi um mar que redefiniu os limites da remada no big surf (surfe de ondas grandes). Pelo fato de o mar estar bem liso e perfeito, a galera pôde surfar as ondas na remada que eu já vi alguém surfar. A gente não tinha o equipamento certo, porque depois de 80% da onda, o mar engolia quando chegava na base, porque a prancha não conseguia virar de tanta velocidade. Eu vi o Calado pegar a maior onda que eu já vi alguém pegar na história, e eu fiquei instigado. Remei em uma esquerda que foi uma das maiores ondas da minha vida, capotei e tomei uma das maiores vacas da minha vida. Foi um caldo rápido, porque eu estava de colete, mas a onda me torturou. Foi uma das porradas mais violentas que eu já tomei. Podia ter me destroçado inteiro, mas estou feliz por estar vivo. Não foi nada sério. Foi um dos maiores dias da história - analisou Gordo. 

Foi o maior mar na remada que eu já peguei na vida. (..) Veio uma uma esquerda gigante. O Gordo pensou em entrar, mas viu que eu estava embalado e puxou o bico. O mar estava absurdo, condições épicas, mar lisinho, sem vento. A galera botou para baixo. Várias vacas, estava sinistro"  

Pedro Calado

Pioneiro no surfe na remada em Maui, onde vive, Márcio Freire foi outro brasileiro a se destacar no dia histórico e ameaçador em Jaws. O pico, como o próprio nome diz, é como uma mandíbula, capaz de criar enormes cavernas tubulares. O lugar também foi apelidado de "Atom Blater" por surfistas como Laird Hamilton e Gerry Lopez, em alusão à explosão de uma bomba atômica. Uma das grandes promessas da nova geração, Pedro Calado, de 19 anos, contou com foi a experiência.

- Foi o maior mar na remada que eu já peguei na vida. Arrisco a dizer que dizer que tinham uns 30 pés havaianos e 50 de face (15m). Entrei meio dia, quebrei a prancha, voltei e estava o maior perrengue para passar ali no meio das pedras. A baía estava fechando inteira, era só espuma. Eu tinha que acertar o momento certo para não tomar onda na cabeça. Na segunda, deu tudo certo, eu varei. Fiquei 1h30 lá dentro, focado na direita. Mas veio uma onda de oeste, uma esquerda gigante. O Gordo pensou em entrar, mas viu que eu estava embalado e puxou o bico. O mar estava absurdo, condições épicas, mar lisinho, sem vento. A galera botou para baixo, várias vacas, estava sinistro - disse Pedro Calado.

Pedro Calado surfou onda de 15 metros na remada na ilha havaian de Maui (Foto: Bidu)Pedro Calado surfou onda de 15 metros na remada na ilha havaian de Maui (Foto: Bidu)

Considerado uma das maiores revelações do surfe de ondas grandes, o big rider carioca Pedro Scooby não estava desta vez em Jaws, porém, exaltou o desempenho dos brasileiros. Ele rasgou elogios aos surfistas, em especial, Pedro Calado.

- Foi um marco na história. Os surfistas extropalaram os limites da remada, que vem cada sendo superada cada vez. Ondas que antigamente só eram surfadas com o tow in (quando o surfista é rebocado para onda de jet ski), já estão sendo surfadas na remada, e ontem foi um desses dias. As ondas estavam lisas, sem vento, foi um dia impressionante. Os brasileiros representaram, porque não só em competição que os surfistas têm dominado. No surfe de ondas grandes, a gente tambem está lá batendo de frente com os gringos, apesar de não termos ondas grandes no Brasil. Estamos nos deidcando, evoluindo em equipamento, e também nas cabeças - destacou Scooby. 

- Ontem, um surfista da nova geração, o Pedro, superou os limites e foi premiado com uma das melhores ondas do dia. Isso signifca que ele surfou uam das maiores ondas da remada na história. Ele se destacou o ano inteira. Ele tomou uma vaca absurda no México no início do ano, e agora surfou essa em Jaws, com um drope incrível. Ele tem treinado muito, é muito talentoso e é uma das maiores promessas para o futuro. E o Gordo também pegou uma onda absurda, um caldo que tornou ele ainda mais super herói. E ainda teve o Márcio Freire, que mora ali em Maui. Surfa muito, arrebenta nessas ondas gigantes e foi um dos pioneiros na remada em Jaws - completou.

A baia de Waimea também foi brindada com ondas grandes, e muitos especularam sobre a possibilidade de ser aberto o evento de ondas grandes em homenagem a Eddie Aikkau. Cria do North Shore da ilha de Oahu, o havaiano John John Florence foi engolido pelo mar em uma vaca. Gabriel Pastori também aproveitou o dia para encarar a série potente do famoso pico.

Marcio Freira foi um dos big riders a encarar uma série monstruosa emJaws, no Havaí (Foto: Bidu)Marcio Freire foi um dos big riders a encarar uma série monstruosa em Jaws, no Havaí (Foto: Bidu)

Visual da temida bancada de Jaws, na ilha havaiana de Maui (Foto: Bdu)Visual da temida bancada de Jaws, na ilha havaiana de Maui (Foto: Bdu)