Patrick Tamberg fala sobre as expectativas para 2014
O atleta local do arquipélago de Fernando de Noronha falou sobre a temporada 2014, suas pranchas e muito mais. Confira.
26/Dez/2013 - Evelyne Pessoa - Vila dos Remedios - Fernando de Noronha - BrasilFale sobre as pranchas Henneck?
Comecei a fazer prancha com o alemão (Henneck) há 5 ou 6 anos. Tinha outro shaper, mas queria testar uma prancha dele porque via nelas uma linha diferente. Testei e já na primeira onda gostei e não quis mais parar de fazer, tanto que estou fazendo até hoje e espero que sempre (risos), pois ele é um shaper renomado no mercado e está entre os tops 5 no trabalho dele. Eu, particularmente, acho o melhor. É uma pessoa que dá atenção ao atleta e busca fazer a melhor prancha, com materiais de primeira. Ele faz uma prancha que você pega coloca na sua frente e ver ali mesmo que vai ser mágica e não vai parar mais de fazer. É uma prancha perfeita!
Quais as expectativas para a nova temporada de Noronha?
Noronha todo ano é fantástico, eu penso que o ano de 2013 foi muito bom com ondas perfeitas e com swell grande, deixou as bancadas das praias já bem ajeitadas pra 2014, que tem tudo pra ser uma temporada longa e de boas ondas. E esse ano de 2013 foi o ano que mais me preparei fisicamente com funcional, academia e me alimentando bem, competi só em Noronha e fiquei treinando e ficando com a família pra fortalecer a mente, o que é fundamental para um atleta.
Qual o melhor pico em dias comuns?
A praia da Conceição pra mim é a mais completa, pois quebra grande, é perfeita. Sempre treino muito para as competições e soltar mais o corpo. A Cacimba é boa demais, mas gosto de surfar na Conceição porque chegando à Cacimba você vai estar afiado nos tubos e nas manobras.
Qual o melhor pico em dias grandes? Fale um pouco sobre ele?
Noronha tem algumas ondas que só estando com um jet pra poder surfar, já peguei 12 pés; só que é proibido (risos). Tem uma onda que se chama 20 pataca que é do lado direito da Conceição, perto da pedra do pico, uma onda que quebra numa laje e quebra o tubo mais largo de Noronha ao meu ver, só que é de frente a um paredão de pedra e que se você não tiver com jet, vai se dar mal! A cacimba é o melhor de onda grande, com certeza, já que não pode ter jet, e que muitas vezes teria que ter pois na Cacimba não tem canal. Você não tem que saber só surfar, mas tem que estar muito preparado para o dia grande.
Quais seus principais títulos?
Campeão do circuito do Rio Grande do Norte, na categoria Mirim, Campeão Profissional (Fernando de Noronha), Campeão do campeonato de tubos e aéreos da Red Bull em Noronha, com participação dos 17 melhores surfistas do Brasil, na época, finalista do profissional no Petrobras e quarto lugar no profissional catarinense, ambos na Praia Mole; quarto lugar no profissional nordestino em Sergipe, no profissional carioca em Itacoatiara.
E sobre o crowd, embora sejam muitos conhecidos, o que é o crowd pra você?
Não é porque sou de Noronha, mas já fui pra vários lugares do Brasil e do mundo e aqui na ilha existe o localismo mais tranquilo do mundo. Tem alguns locais como em todo canto que querem aparecer, mas tirando uns quatro surfistas que são assim. Você vai pegar altas ondas e fazer amizade de verdade para que na volta você se sinta mais à vontade. Eu sou muito tranquilo, só não pode também abusar, porque aí já perde o respeito, mesmo pedindo desculpa. E sou o sobrinho do xerife de Noronha, que é o Robertinho, o que deixou a sua marca com os gritos de “oia oia oia” (risos). Tem o Dudu, que gosta de comprar um barulho e o Eron que é uma sufista de body board o qual abre espaço no mar! Caia tenho como um pai, porque viajei muito com ele e tenho grande admiração, não é porque ele é grande, mas o que ele fez pelos locais tem uma história fantástica na ilha pra que estar dentro da historia do surf na ilha.
E o localismo em Noronha, fale um pouco para os desavisados e folgados, como funciona?
Em Noronha, você pode surfar tranquilo o tempo que estiver por lá. Agora tem o seguinte: se der uma de doido pode ter certeza que não vai surfar mais tranquilo. Se entrar numa com Dudu, Eron e Izaías, acabou seu surf na ilha (risos) e se você estiver na água ou entrando e aparecer um trator dentro d’água remando, etc., não entre na onda e não dê uma de doido, porque vai ser o Caia e pode pegar seu avião de volta ou surfar num lugar que ele não esteja (risos). Outra coisa, a Ilha é pequena e todos ficarão sabendo do que aconteceu. Daí é melhor fazer ilha tour ou fazer mergulho, porque você não surfará mais de boa na ilha, (risos)!! Respeito é tudo e se o cara for folgado nem vá pra ilha que não vai ser bem vindo... Fique por onde está mesmo!