Ondulação de sul-Sudoeste chega no litoral Sul do Brasil e o #SurfguruAvisou
Ciclone chega no RS a partir de quinta-feira e deve fazer o mar subir bastante até o litoral do RJ.
15/Jul/2021 - Equipe Surfguru - BrasilAloha galera!
Uma ondulação de sul-sudoeste se formou bem próximo à fronteira do Brasil com o Uruguai e já chegou ao litoral gaúcho. A previsão indica que teremos um fim de semana bem movimentado nas praias que recebem bem as ondas dessa direção. Não será uma ondulação tão grande, e a previsão indica que não terá tanto vento, mesmo com a proximidade da pista de vento geradora da ondulação. As condições devem ser boas em vários estados.
Essa análise vai ser bem curta porque já tem outra previsão no radar e ainda aproveitamos para avisar que é bom se preparar para o que tem na sequência do mês!
Só quem é Surfguru PRO tem 15 dias de previsão para todos os picos, pode comparar ondulações que estão chegando com condições passadas no Histórico de Previsão, configurar alertas personalizados para os "secrets" e muito mais!
Acesse em surfguru.com.br/pro e assine. Com o código PRO30 você tem 1 mês grátis antes da primeira cobrança!
A ondulação chegou ao litoral gaúcho ainda na tarde de hoje, mas os dias de surf mesmo serão a partir de amanhã (sexta-feira, 16/07). A ondulação chegará como vagas devido ao período baixo (máximo de 9 segundos) e pode atrapalhar um pouco a formação, principalmente porque o estado ainda recebe uma outra ondulação de leste e deve deixar o mar um pouco balançado. Mas as boas notícias são bem animadoras: o vento sudoeste (terral) e as ondas com 2,3 m devem fazer a alegria da galera.
No sábado (17/07) as condições devem diminuir rapidamente, mas não baixam de 1,3 m, ainda de sul. Porém o vento deve variar ao longo do dia e pode atrapalhar o surf em determinados momentos. Vale destacar que no domingo (18/07) a promessa é terral intenso o dia todo.
Mapa de altura das ondas e espectral para Tramandaí-RS sexta-feira (16/06)
No estado catarinense, a ondulação chega apenas amanhã (16/07), porém o mar deve subir bem rápido, saindo de 1,3 m para 2,4 m ao longo do dia com 9 segundos de período. Sexta-feira deve ser um dia para procurar os picos que recebem o vento de sul, ou que sejam bem protegidos do vento dessa direção. As rajadas podem chegar a 20 nós e mudar bastante a formação das ondas. Outro fator a ser pensado é a influência da ondulação de leste-nordeste na costa do estado.
No sábado (17/07) o vento diminui e roda para o quadrante oeste ao longo do dia, além disso a ondulação predominante vira para sudeste, favorecendo ainda mais a maioria das praias do estado. Mesmo diminuindo em relação ao dia anterior, o mar terá 1,5 m e deve proporcionar boas ondas para o surf.
Gráfico de altura das ondas para Floripa-SC
Gráfico de vento para Floripa-SC
Como sempre, a ondulação de sul é barrada pelo litoral catarinense, perdendo energia antes de chegar ao litoral paranaense. Mesmo assim, amanhã (16/06) há a indicação de que devido à refração, a ondulação muda de direção e deverá entra de sul-sudeste com uma altura menor do que nos outros estados, chegando a 1,6 m no fim do dia. O período também não será alto, variando entre 6 e 9 segundos conforme a ondulação for passando. O vento de sul-sudeste pode atrapalhar a formação, pois terá uma intensidade moderada.
No sábado (17/07), o vento diminui e roda para a direção oeste, favorecendo a formação de uma forma parecida com o estado de SC. A ondulação de sul-sudeste irá perder força, mas o mar deve seguir acima de 1,0 m devido a presença de uma ondulação de leste durante toda a semana no litoral paranaense que deverá continuar ao longo do fim de semana.
Mapa de altura das ondas e espectral para Matinhos-PR sexta-feira (16/06)
O litoral paulista começa a receber a influência da ondulação de sul no decorrer de sexta-feira (16/07), mas o mar deve subir mesmo no sábado (17/07). Devido à maior distância da pista de vento, o período chega a ficar em 14 segundos na sexta-feira, mas desce para 12 segundos no auge da ondulação no sábado, com 2,0 m. O vento de norte-nordeste deve ajudar a formação em inúmeros picos e podemos ter altas ondas!
Para o domingo (18/07), o mar desce um pouco para 1,4 m com 9 segundos de período e a ondulação terá virado para sudeste. Apesar do vento sudoeste entrar, ele deve ser de fraco a moderado e não irá atrapalhar muito a formação das ondas. Além disso, a ondulação de leste, que estará atuando na costa na sexta e sábado, terá ido embora, deixando o mar menos balançado.
Gráfico de altura das ondas para Ubatuba-SP
Gráfico de vento para Ubatuba-SP
O swell terá o período na casa dos 10 a 12 segundos durante quase o todo o fim de semana. A ondulação não deve subir muito, pois ela já tem 1,5 m (quinta-feira, 15/07) e chegará no máximo a 2,0 m no sábado (17/07) com 12 segundos, diminuindo o tempo o período conforme a ondulação passa. Amanhã (sexta-feira, 16/07) o vento de sudoeste deve atrapalhar a formação em alguns picos do litoral, então é importante procurar praias que recebam bem essa direção de vento. Já no sábado o vento roda para norte de manhã e deve favorecer a maioria das praias.
No domingo (18/07), as condições devem estar bem balançadas com 3 ondulações atingindo a costa ao mesmo tempo. Além disso, o vento sudoeste entra mais forte, já anunciando o que teremos pela frente na próxima semana...
Mapa de altura das ondas e espectral do Rio de Janeiro-RJ para sábado (17/07)
Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.
Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.
Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente!
Mahalo!