#surf #iniciantes 
Brasil

O que todo iniciante no surf deve saber antes de começar a surfar

Jefferson Brasileiro

Se liga nessa dicas que vão ajudar qualquer iniciante no mundo do surf!

Vamos lá, o que eu como surfista e professor de surf, diria para alguém que gostaria de começar a surfar? Ou o que eu gostaria de escutar se estivesse começando a surfar agora? A primeira coisa, e mais importante, que todo iniciante deve saber, é que o surf é um esporte radical e como todo esporte radical existem seus riscos de acidentes, então a principal regra é sempre buscar surfar com segurança. Baseado nesse princípio, segue algumas dicas para você que tem vontade de aprender a surfar e não sabe o caminho que deve seguir.

Antes de tudo, procure sempre uma escola de surf

Você até pode conseguir aprender a surfar sozinho, mas se buscar aprender numa escola de surf, irá aprender melhor, mais rápido e com mais segurança. Dê preferência a escolas credenciadas, pois possuem profissionais mais qualificados e com certificações próprios para a modalidade (somente professores de Educação Física credenciados podem atuar como professores de surf), estruturas mais seguras e equipamentos adequados para a iniciação da modalidade.

Foto de Elle Hughes (fonte: Pexels)

Respeite as regras de segurança

Toda praia tem suas particularidades e suas próprias regras de segurança, busque conhecê-las conversando com locais, bombeiros ou em sites da localidade. Em algumas praias existem placas com avisos de segurança e de regras da praia, fique atento.

Os exercícios da areia são muito importantes

Alguns alunos são adversos aos exercícios que são realizados na areia, mas eles são de extrema importância e seu sucesso no surf vai depender diretamente desses exercícios, pois além de serem a melhor maneira de aprender os movimentos técnicos do surf, preparam seu corpo para o surf e ainda podem ajudar a prevenir lesões musculares.

Foto: @crisciacesconettophoto

Calma e paciência

Essas duas palavras devem nortear seu surf desde a primeira aula. Lembrem-se que a prática do surf te obriga a realizar movimentos não muito corriqueiros e o corpo pode levar um tempo para assimilar esses movimentos.

Procure praias mais tranquilas para aprender

Procure realizar suas primeiras aulas em praias com ondas mais tranquilas, que facilitarão seu aprendizado e ainda evitam o risco de experiências traumáticas. Evitem as praias de tombo, que são aquelas onde as ondas quebram na beira da areia e são mais perigosas.

Foto: @crisciacesconettophoto

Alongamento e fortalecimento

Um corpo flexível e forte deve acompanhar toda a carreira do surfista, tanto amador como o profissional. Práticas corporais, como o Yoga e o Pilates, podem ser ótimos aliados na busca desse corpo.

Se consulte com um médico

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico é muito importante realizar uma avaliação médica, para dar mais segurança e tranquilidade.

Acompanhe a previsão das ondas 

Acompanhar as previsões de ondas e de tempo irão te ajudar no intuito de evitar surpresas quando chegar na praia e encontrar um mar que não esteja em boas condições para a prática do surf, principalmente para quem está iniciando. O Surfguru oferece a mais completa previsão de ondas do Brasil e tem todas as informações que você precisa para organizar o seu surf. E se quiser conferir, o Surfguru PRO é uma assinatura que oferece várias vantagens, confira aqui!

Agora é só procurar uma escola legal numa praia tranquila e se jogar nessa nova aventura, tenho certeza que você irá se apaixonar.

Aloha

-----

Jefferson Brasileiro é professor de Educação Física, especialista em Biomecânica, Avaliação Física, Treinamento Desportivo e Yoga. Também é professor de surf credenciado pelo Instituto Brasileiro de Surf e pela International Surfing Association. Pesquisador na área de Ciência da Saúde, pela UNIFESP. Criador do canal do Youtube, “Surfyoga na Rede”. Atualmente trabalhando como Instrutor de Surf e Yoga, em Santos/SP.

Instagram: @jeffbrasil02

 

Galerias | Mais Galerias