#surfguru #análise #previsão #vento #ondas grandes #surfguruavisou 
Brasil

O que É um Swell e o que São Vagas?

Surfguru

Existem basicamente dois tipos de ondas oceânicas geradas pelo vento, mas é comum os surfistas as confundirem. Veja aqui como se pode diferenciar estes dois tipos de uma forma prática.

Todo surfista algum dia já escutou essa frase: "O swell entrou e o mar está bombando!", normalmente quando o mar "sobe", ou seja, quando as ondas aumentam de altura nos picos de surf, todo surfista tende a classificar isso como um "swell", contudo nem sempre isso é verdade!

[FAÇA O CURSO DE PREVISÃO DE ONDAS DO SURFGURU]

Veja este exemplo:

Uma forte ressaca atingiu o litoral do Nordeste na semana de 15 a 19 de julho de 2015 ( leia o artigo falando sobre esta ressaca aqui ), as ondas no oceano chegaram a um patamar recorde de 5 metros de altura na noite da quinta-feira 16 de julho, coisa muito rara para esta região, contudo, como informaram erroneamente alguns veículos de imprensa, não se tratava de um swell, e sim de grandes vagas!

grafico de altura total da ondas

graficod e altura das vagas

grafico de altura do swell

Gráficos de altura das ondas para Cabo de Sto Agostinho, PE em julho de 2015. Repare como o gráfico de altura toal (1) é id6entico ao gráfico de altura das vagas (2) e completeamente diferente do gráfico (3), que é o gráfico do swell de sul.

VAGAS

As vagas são ondas que se formam sobre o oceano em áreas muito próximas ao litoral, porque o vento sopra intensamente sobre estas áreas, e durante muito tempo. Estas grandes áreas oceânicas são chamadas de pista de vento, e podem se estender por centenas de quilômetros, às vezes até milhares de quilômetros.

mapa de vento atlantico sul

Mapa de vento para o dia 15/07/2015, mostrando a atuação de um vento leste-sudeste no oceano responsável pela formação das vagas daquela semana, a chamada pista de vento. Percebemos que ela sopra bem próximo ao continente com a mesma velocidade que no meio do oceano.

Neste artigo anterior: A Geração das Ondas pelo Vento, eu explico com mais detalhes como é que o vento intenso pode criar as ondas.

As vagas são facilmente identificáveis no oceano devido a sua falta de regularidade, ou seja, elas normalmente chegam em formatos deformados, sem ter uma "linha" bem definida, sem ter também uma direção muito definida, é o típico mar "bagunçado" que os surfistas comentam. Assim, quando você estiver surfando e notar que as ondas estão chegando de várias direções diferentes, com formas diferentes umas das outras, e principalmente se o vento estiver soprando forte de "maral" naquele momento, então esteja certo de que você está diante das vagas.

SWELL

A outra forma de ondas de vento são as famosas ondas de swell, ondas que se formaram em tempestades oceânicas bem longe da praia, elas chegam a viajar milhares de quilômetros no meio do oceano, se distanciando muito das áreas tempestuosas aonde elas foram criadas, e chegam limpas e perfeitas no pico de surfe. Estas são o verdadeiro sonho de todo surfista!

Swell

Alguém pode perguntar: se são ondas "de vento" porque elas aparecem então em dias de vento calmo, e até em dias que o vento sopra ao contrário, do continente para o mar (vento terral)?

Bom, acho que todo mundo já jogou uma pedra num lago ou numa piscina, quando a pedra cai na água forma aquele turbilhão bem onde caiu, mas então se formam ondas circulares que vão se afastando do turbilhão em direção às bordas do lago ou da piscina, é exatamente isso que ocorre com as ondas de swell, só que numa escala oceânica.

[FAÇA O CURSO DE PREVISÃO DE ONDAS DO SURFGURU]

As ondas de swell são reconhecidas por serem "alinhadas", chegarem em séries, e terem uma direção bem definida, praticamente igual para todas elas, exatamente como as ondas da piscina. Por causa dessas características, elas são as melhores ondas para serem surfadas.

Swell em Jeffreys Bay

As ondas de swell possuem muita energia, mas a maior parte desta energia é transportada embaixo da água. Na maioria das vezes elas passam despercebidas em locais profundos, aonde elas têm uma pequena altura, mas quando elas se aproximam das águas rasas, a energia que estava embaixo da água começa a despontar na superfície. Este efeito é conhecido como "empinamento", assim um swell pode ter uma altura pequena no oceano, porém a sua força não é revelada pela sua altura, mas por outra medida das ondas chamada de PERÍODO.

PERÍODO

O período é basicamente o intervalo de tempo entre duas ondas seguidas. Se você estiver com um relógio no mar você pode medir o período das ondas: basta ligar o cronômetro quando passar uma onda e aguardar até que passe a onda seguinte, o tempo que você mediu é o período! Falando assim parece não ter significado, mas o período das ondas guarda muito mais segredos sobre as ondas do que você pode imaginar...

Na verdade muita coisa pode ser falada sobre o período de uma onda, o mais importante é ter em mente que o período também fala sobre a energia que a onda guarda embaixo da água, além da velocidade que ela tinha no oceano! Então quanto maior o período das ondas, mais força ela deverá ter quando quebrar.

mapa de altura das ondas e espectral para acho de suo agostinho

Podemos ver pelo mapa espectral que mesmo com muita energia chegando de leste-sudeste, o período da ondulação não era muito alto (perto dos 10 segundos). Não é o suficiente para determinar se é vaga ou swell, mas é um indício!

Sendo assim, a principal medida de um swell não é a sua altura, mas o seu período. Tome o exemplo da semana seguinte no Nordeste: no dia 24 de julho um swell de Sul deverá passar e trazer ondas muito mais perfeitas e surfáveis do que a ressaca da semana anterior, isso porque o período que as ondas marcar deverá ser de 18 segundos, um período que indica ondas com muita energia e perfeição:

Para se ter uma idéia, o período das ondas desta ressaca foi de 10 segundos, porém essa medida da onda não tem muito significado num mar de vagas, porque é apenas uma "média", assim você vai encontrar uma ampla variedade de períodos de ondas, além de ondas chegando de várias direções, tornando o surf uma tarefa um pouco mais complicada, porque não dá pra prever com segurança quando a onda vai quebrar e se ela vai abrir, ou seja, o mar fica meio imprevisível.

[FAÇA O CURSO DE PREVISÃO DE ONDAS DO SURFGURU]

Por outro lado, em um mar com swell o período é uma medida que praticamente se aplica a todas as ondas, porque elas são bastante uniformes, e chegam praticamente todas na mesma direção, apenas variando na altura de uma para outra.

VAGAS E SWELL AO MESMO TEMPO

Outra coisa a dizer é que vagas e swell também podem conviver juntos, ou seja, em algum dia pode ser que estejam vindo ondas de vagas e ondas de swell na mesma praia, elas geralmente tem direções diferentes, por isso quebram de maneira diferente no pico, além é claro que as ondas de swell são muito mais perfeitas e proporcionam um surfe muito mais agradável e manobrável, por serem mais previsíveis, serem mais alinhadas, e mais longas que as ondas de vagas.

gráfico de altura das ondas

Gráfico da ondulação de 2015 no PE mostrando a diferença entre as vagas e o swell.

Swell no México

Este swell com ondas enormes foi registrado em Puerto Escondido/México, em maio de 2015, provocado por uma enorme tempestade no oceano Pacífico Sul, viajou mais de 5 mil quilômetros em mar aberto antes de atingir com força total a costa oeste do México e dos Estados Unidos.

CONCLUSÃO

Com o tempo um surfista experiente irá perceber a diferença entre as vagas e os swells, e irá saber se posicionar e ter a paciência suficiente para escolher as melhores ondas.

ALOHA,

e boas ondas!

-----

E se você quiser se aprofundar um pouco mais na previsão de ondas, recomendamos o Curso de Previsão de Ondas do SurfguruCom ele você vai conseguir usar a previsão a seu favor através de conceitos básicos e dicas práticas! 

curso é totalmente online, com aproximadamente 4 horas de aulas gravadas e nele você vai aprender toda a teoria da formação de ondas: desde como elas se formam, como elas se deslocam, até a chegada delas na praia. Ele te oferece tudo, TUDO MESMO, pra que você consiga interpretar corretamente a previsão.

Quem já é assinante PRO tem desconto exclusivo através do nosso Clube de Vantagens. Se você ainda não é PRO, experimente por 30 dias grátis usando o cupom CURSO30. Bora?

Galerias | Mais Galerias