#eventos #competições #surf #notícias #atletas 
Brasil

O maior calendário de surf do Brasil

Rodrigo Sikorski

ASPI é a associação com o maior número de eventos realizados em 2021

Um ano para entrar para história do surf de Itajaí, catarinense e brasileiro. Com um calendário com 36 eventos, a Associação de Surf Praias de Itajaí, a ASPI, manteve os atletas da região sul do Brasil em atividade. Além das competições a ASPI realizou mutirões de limpeza, lives educacionais e ações sociais. Com esta programação, a associação de surf de Itajaí tem o maior calendário entre as associações brasileiras.

Em um ano onde a pandemia paralisou todos os eventos e deixou muitas associações sem patrocínios para realizar seus eventos, a ASPI conseguiu o patrocínio master do Bravissíma Private Residence que acreditou no projeto e possibilitou a realização do calendário. Com estes eventos, os surfistas de toda a região sul puderam se manter em atividade. Enquanto as demais associações do Brasil estavam paradas, a ASPI colocava seu calendário em prática e movimentava a cena do surf estadual. Até o mês de julho, a ASPI foi responsável pelos eventos de surf de Santa Catarina. Todos os campeonatos realizados seguiram rigorosamente os protocolos de saúde determinados pela Fesporte e secretaria de Saúde de Itajaí. Máscaras descartáveis e álcool gel sempre estiveram ao alcance dos atletas e também para o público que compareceu aos eventos.

A entidade realizou os 13 campeonatos programados para o ano. Três etapas do Itajaí Open, três do Gran Master, três do Surfuturo e o Molhes in Vibe, evento que aconteceu em todos os finais de semana de julho e teve campeonatos de Longboard, Grommets, Local e Bodyboard. Entre as ações sociais e ecológicas, a ASPI também entregou as 23 programadas. A ASPI também ajudou a realizar, no mês de junho, a final do campeonato brasileiro Master. Evento que reuniu atletas de todo o país foi móvel e começou na esquerda mística da Atalaia e teve sua final na praia Brava que apresentou condições melhores. Toda a mudança da estrutura da Atalaia para a Brava foi realizada pela equipe da ASPI.

As atividades desenvolvidas pela ASPI chamaram atenção de outras empresas que também resolveram patrocinar o calendário. Empresas como: APM Terminals, Santa Costa, Edge Surfboards, Banana Wax, Marina Itajaí, Cerveja Backdoor. A associação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí, do Instituto Itajaí Sustentável e da Fundação Municipal de Esportes e Lazer.

Novidades

Em 2020, a ASPI fez uma reformulação que partiu do diretor de Marketing, Alexandre Monteiro, que foi responsável pela nova identidade da associação. Desde a reformulação da logo passando pelo calendário e plano de sócios, além de criar todos os cartazes das competições e dar vida ao site da ASPI. “Realizar tantos eventos para surfistas e apaixonados pelos esportes de praia em Itajaí tem sido gratificante demais, saber que além de promover saúde, estamos criando uma nova geração de atleta de base e que também criamos histórias de superação para atletas de todas idades, gerando qualidade de vida”, explicou Alexandre.

O plano de sócios deu resultado e gerou uma boa adesão de novos membros para a entidade. A associação também pensou nos competidores e em uma atitude inédita no país, a ASPI começou a remunerar os atletas locais que estampam os cartazes das competições. Cada competidor que está nos cartazes dos eventos tem sua história competitiva relembrada num vídeo de apresentação do campeonato. Além disto o surfista ganha a sua inscrição e fica com 10% do valor total das inscrições do evento.

No início da pandemia muitos surfistas locais perderam seus empregos e a associação se mobilizou e realizou uma campanha para angariar alimentos para distribuir para as famílias destes surfistas. Foram arrecadadas e distribuídas mais de 100 cestas básicas.

O campeonato mundial de surf também fez parte das novidades criadas pelo departamento de marketing da ASPI. A criação de uma liga da entidade no Fantasy da WSL movimentou a cena do surf virtual entre os associados. Os vencedores de cada etapa ganhavam um prêmio e o campeão da liga levou uma prancha da Edge Surfboards.

As transmissões ao vivo dos campeonatos foi outra novidade desta temporada. Todos os eventos tiveram sua transmissão através do site e do canal do You Tube da ASPI. Na segunda etapa do Surfuturo, o replay para os juízes e telespectadores foi adicionado. Para o ano que vem a transmissão deverá seguir o mesmo padrão da WSL com narradores e comentaristas separados da narração da praia.

Mais que um campeonato, o Molhes in Vibe se tornou um evento grandioso que para o ano que vem entrará no calendário oficial de Itajaí. Durante todos os finais de semana de julho a ASPI realizou uma série de eventos. Foram campeonatos de surf para crianças e locais. Teve também campeonato de bodyboard, longboard, corrida de 10KM, campeonato e aula de skate e apresentações de bandas e DJ’s.

O Surf Treino do Bem realizado em parceria com a Escola de Surf Atalaia serviu para incentivar os novos talentos locais a aprenderem a competir. Quatro etapas foram realizadas. O Surf Treino do Bem formou o Top 10 Team da ASPI. Serão 10 atletas que receberão uma orientação especial para ajudar no desenvolvimento destes competidores mirins.

Números

Com um calendário extenso, os números alcançados pela ASPI chamam a atenção. Nos campeonatos realizados pela entidade são gerados 20 empregos diretos (árbitros, tour manager, narradores, beach marshal, spotter, segurança e turma da praia) e mais 20 indiretos (fornecedores de lonas, troféus, alimentação, montagem e artistas). Até o momento com os sete campeonatos realizados já foram gerados 280 empregos diretos e indiretos.

Através dos patrocínios recebidos a ASPI conseguiu fazer com que as premiações das suas etapas não baixassem dos R$ 10 mil. Foram entregues premiações em dinheiro, pranchas e roupas e acessórios de surf para os atletas. Até o momento já foram distribuídos R$ 70 mil em premiação.

As ações ecológicas reuniram mais de 150 voluntários que tiraram das praias de Itajaí mais de duas toneladas de lixo. No mês de maio, a ASPI realizou um mutirão focado no mosquito transmissor da dengue. Desta ação realizada na praia Brava resultou na descoberta de 10 focos do mosquito Aedes Aegypt. O mutirão contou com o apoio da Vigilância Epidemiológica de Itajaí que fez a coleta e a constatação da presença das larvas do mosquito na praia Brava.

2022

Para o ano que vem a ASPI já prepara o novo calendário, desta vez focado em eventos maiores e com melhores premiações. Também iniciar o treinamento para os Top 10 Surf Team, os 10 primeiros atletas do ranking do Surf Treino do Bem que terão um treinamento específico para competir. Outra promessa é realizar o sonho da sede para a associação. As tratativas com o poder municipal já começaram e de acordo com o presidente José Alberto Luz, o Beto Mão na Borda falta pouco para a ASPI ter sua sede própria. “Este é um sonho antigo que todos os presidentes lutaram para conseguir. Estamos atrás desse sonho e agora estamos muito perto de realiza-lo”, ressaltou o presidente. Ainda de acordo com Beto Mão na Borda, o ano de 2022 será para reforçar todo o trabalho realizado em 2021. “Aprendemos muito com os eventos que realizamos neste ano e agora só temos a crescer cada vez mais e elevar o surf de Itajaí para um lugar de destaque no cenário mundial”, avisou.

Galerias | Mais Galerias