#nova geração #notícias #junior #surf #competições #eventos #associações #cbsurf 
Ipojuca - Pernambuco - Brasil

O CBSurf Rip Curl Grom Search abre o Circuito Brasileiro de Base de 2023 em PE

João Carvalho

O litoral de Ipojuca vai receber uma nova geração do surfe brasileiro para competir na Praia do Borete, nos dias 11 a 14 deste mês em Porto de Galinhas

A Confederação Brasileira de Surf e a Rip Curl vão abrir o Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search de 2023, nas ondas do litoral de Ipojuca, no sul do estado de Pernambuco. Uma nova geração do surfe brasileiro vai competir no evento, que é “Muito mais do que um Campeonato de Surf”, nos dias 11 a 14 deste mês na Praia do Borete, pelas seleções estaduais das categorias de base em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca. As competições são divididas por idade, em Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12, nas categorias masculina e feminina. Os confrontos serão transmitidos ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo site da Rip Curl - www.ripcurl.com.br.

O tricampeão mundial, Gabriel Medina, é um dos surfistas revelados pelo Circuito Rip Curl Grom Search. Hoje é o principal surfista a nível global do time da Rip Curl e acabou de vencer o CT de Margaret River. Ele vai escolher dois convidados para competir na categoria Sub-16, um para a masculina e uma para a feminina. Os surfistas não inscritos pelas Federações Estaduais, podem participar de uma seletiva online, postando vídeos surfando com a hashtag #gromsearch. Medina vai selecionar os dois melhores nesse sábado (6/5), comentando na postagem do vencedor e da vencedora: “Você foi escolhido (a) como wildcard do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023!”.

Os novos talentos do surfe brasileiro estarão todos na cidade de Ipojuca, que é conhecida internacionalmente pelas belezas de Porto de Galinhas, mas também se destaca no surfe. A Praia de Maracaípe se desenvolveu sediando grandes eventos desde a década de 90 e a Praia do Borete vai ser palco do primeiro desafio do Circuito Brasileiro das categorias de base do esporte.

A prefeita de Ipojuca, Célia Sales, não mediu esforços para que o CBSurf Rip Curl Grom Search fosse realizado na cidade, com total suporte do Secretário de Esportes da Prefeitura, Danilo Lins, profundo conhecedor da importância do surfe para o município. É neste circuito onde surgem os novos talentos, que no futuro representarão o Brasil em competições internacionais.

Os surfistas das categorias masculina e feminina, competem em quatro divisões por idade: Sub-18 para atletas com até 18 anos, Sub-16 até 16 anos, Sub-14 e Sub-12 até 12 anos. O limite das idades é estabelecido para o ano em curso. Por exemplo, participam da Sub-12, quem completar 12 anos até o dia 31 de dezembro de 2023.

As 15 Federações Estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Surf, são responsáveis para inscrever suas equipes no Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search. Os surfistas poderão participar em mais de uma divisão, desde que não ultrapasse a idade limite. Na categoria Sub-12, o máximo é de 24 competidores na categoria masculina e 16 na feminina. Na Sub-14, são 32 na masculina e 16 na feminina. E na Sub-16 e Sub-18, são 48 na masculina e 32 na feminina.

CAMPEÕES BRASILEIROS - Em 2022, o estado de São Paulo ganhou o título brasileiro por equipes, seguido pelo Paraná e Santa Catarina. Já os campeões brasileiros individuais, foram Ryan Kainalo da seleção paulista e Kiany Hyakutake do time catarinense na Sub-18, com Ryan Kainalo também ganhando a Sub-16, junto com Alexia Monteiro da equipe do Rio Grande do Sul. Na Sub-14, os títulos ficaram com o paulista Kalani Robles e a paranaense Luara Mandelli e os da Sub-12 foram vencidos pelo potiguar Arthur Villar e a paulista Carol Bastides.

Os títulos brasileiros das categorias de base serão disputados em três etapas do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search em 2023. A segunda está prevista para 10 a 13 de agosto no Guarujá (SP) e a terceira nos dias 12 a 15 de outubro em Garopaba (SC). Os campeões brasileiros individuais, bem como os próximos surfistas mais bem colocados nos rankings finais, contarão pontos para a formação das equipes que representarão o país em competições internacionais, como Panamericanos e Mundiais da ISA (International of Surfing Association).

O CBSurf Rip Curl Grom Search é o Circuito de Surf de Base nacional realizado pela Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Rip Curl e patrocínio da Silverbay, Brazinco, Teccel, Fu-Wax e Surfland, com esta primeira etapa de 2023 contando também com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rodas da Liberdade, Pousada Maresia, Bar do Marcão e Federação Pernambucana de Surf. A competição será transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e no site oficial da Rip Curl www.ripcurl.com.br.

Mais informações, notícias, rankings e calendários podem ser acessados no site oficial da Confederação Brasileira de Surf: CBSurf.org.br

Contato de mídia no evento:

Cláudio Damangar - (81) 99768-5030

Assessoria de Imprensa da CBSURF - imprensa@cbsurf.org.br

JBC Notícias e Assessoria - João Carvalho

(48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

-----------------------------------------------------------

SOBRE A CBSURF - Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, além dos Circuitos Brasileiros do Surf de Base, de Ondas Grandes, do Longboard, da categoria Master, de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf, todos nas categorias masculina e feminina. Em 2022, a CBSurf iniciou uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, tendo como valor principal o de promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.

Galerias | Mais Galerias