Nova geração domina o KCP Brasil 2015
O Cearense Bruno Bordovsky venceu a categoria profissional em uma final fácil contra o paraibano Anderson Santos. Na disputa pelo terceiro lugar, o anfitrião Alberto Júnior levou a melhor sobre o atleta da praia do Cumbuco Davi Morais.
24/Ago/2015 - Alexandre Palitot - Mataraca - Paraíba - BrasilOs três primeiros conquistaram a indicação da ABK para o Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Nas categorias amadoras o domínio foi dos competidores da terra que conquistaram três títulos.
Bicampeão brasileiro nas temporadas 2009 e 2011, Bruno Bordovsky, que estava um ano e meio afastado das competições, voltou em grande estilo. Em uma final muito aguardada, Anderson Santos esteve irreconhecível e pecou na escolha de onda. Melhor para o cearense, que surfou como se estivesse em casa e colocou seu nome no primeiro lugar do ranking 2015 da ABK.
Nas quartas de final, o campeão, enfrentou seu irmão Ygor Bordovsky e fez a melhor onda do campeonato em uma situação, no mínimo, inusitada. Com problemas na barra, durante a bateria, ficou na areia boa parte do tempo. Faltando menos de dois minutos para o término entrou no mar para um único tiro. “ Ah! Eu pensei. É tudo ou nada! Tenho que vir em uma onda boa e fazer o melhor possível”. Ela veio e ele obteve dos árbitros um 9,50. Após a vitória, Bruno, dedicou o título a seu primo, falecido recentemente, à família e aos patrocinadores.
Na categoria open os quatro finalistas pertencem a nova geração do kitewave paraibano. O campeão, Bruno Eduardo, o Brunão, ficou surpreso com o resultado. “ Esse foi meu primeiro campeonato e vencer logo um Brasileiro, ainda não acredito!” Comentou entusiasmado logo após a final contra Caíque Braga. Em terceiro, ficaram Felipe Miranda e Bruno Azevedo, o último, um dos anfitriões da KCP.
Mais concentrado e “mordido” pela derrota na categoria profissional, Anderson Santos não deu chances ao carioca Pedro Matos, de apenas 17 anos, na categoria strapless. Dessa vez, o “Galeguinho” foi preciso na escolha das ondas, construindo o resultado logo no início da bateria, o que desestabilizou o jovem e talentoso kitesurfista, que tinha na companhia de seu pai e técnico, também seu principal incentivador.
Até na máster, venceu o mais jovem entre eles. Alberto Junior, estreando na categoria, pegou de cara o kitesurfista overall Roberto Veiga, que por muito pouco não levou o título para Santa Catarina. Alberto somou 9,50, enquanto Veiga, nas suas duas melhores ondas somou 8,97. Valeu a experiência, não da idade ou dos quilômetros velejados, mas sim, do conhecimento do pico.
Na final feminina, que só contou com três participantes, e por isso as meninas não concorreram ao Bolsa Atleta 2016, uma vez que um dos critérios era a participação de, pelo menos, cinco concorrentes de estados diferentes, quem levou a melhor, foi a favorita e atual campeã brasileira, a carioca Mila Ferreira, que apresentou uma performance muito à frente da segunda colocada Samy Marins de Santa Catarina e da terceira colocada, também do Rio Letícia Aiache.
Para o presidente da ABK – Associação Brasileira de Kitesurf, a etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Kitewave 2015 foi excelente. “O lugar é lindo, as pessoas são acolhedoras e as condições para a prática e competição da modalidade são perfeitos”. E finaliza dizendo “ Que o trabalho desenvolvido pela KCP na Paraíba foi o que trouxe a abertura do circuito nacional pra cá, e nós acertamos”.
Muito se fala em legado, principalmente no esporte. Na Copa, na Olimpíada, mas guardadas as devidas proporções, o KCP Brasil 2015 deixou agendado para o próximo final de semana, 29 e 30 de agosto, a abertura do Circuito Estadual 2015. Animados com o resultado na comunidade, o prefeito Olímpio Alencar, um dos mais jovens do Brasil, e a pousada Porto das Ondas garantirão a mesma estrutura do brasileiro.
Resultado
Profissional Masculino
1 - Bruno Bordovsky (CE)
2- Anderson Santos (PB)
3 – Alberto Jr (PB)
4 – Davi Moraes (CE)
Profissional Feminino
1 – Mila ferreira (RJ)
2 – Samy Marins (SC)
3 – Letícia Aiache (RJ)
Strapless (pranchas sem alças)
1 – Anderson Santos (PB)
2 – Pedro Matos (RJ)
3 – Davi Moraes (CE)
3 – Cabeto Jr (PB)
Master
1 – Alberto Jr (PB)
2 – Roberto Veiga (SC)
3 – Célio Beleza (CE)
3 – Léo Chinês (RJ)
Open
1- Bruno Eduardo (PB)
2- Caíque Braga (PB)
3- Bruno Azevedo (PB)
4- Felipe Miranda (PB)
ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURFE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR