#surf #ondas perfeitas #viagens #previsão #tubos 
Linhares - Espírito Santo - Brasil

Nas Ondas de Régis por elas

Bella MAYARA - SURF COM ELAS

Vem ver a mulherada quebrando e pegando altas ondas na terra dos tubos!

Agosto trouxe um dos melhores e mais consistentes swells do ano para Regência - ES. Há 5 meses atrás quando eu (Bella) e a Virginia Ferraz (também colaboradora do Surfguru) fixamos a data da surftrip para a vila de Regência não imaginávamos que seríamos tão bem presenteadas esse ano! Quem aqui assina o Surfguru Pro sabe que temos acesso a previsão estendida de 15 dias e é ótimo para planejar viagens próximas e também nos deixa ansiosos quando temos uma surftrip ou evento planejado há tempos sem chances de mudança de data. Enfim, a data da nossa viagem tão esperada se aproximava, e a previsão só mostrava vento sul por cinco dias consecutivos. Pensa no desespero?

Começou a nossa prova de fé antes mesmo da barca começar. Entramos num clima de mentalizar que toda essa ventania de sul traria um swell irado e que o vento iria virar e pegaríamos as ondas da vida.

A barca que era mista acabou trazendo só mulher por ironia do destino ou não; nossos alunos homens não puderam vir. Elas chegaram com o vento sul e fomos direto fazer uma queda na Praia Grande - base da Surf com Elas - pois é uma das melhores opções de vento sul por conta das falésias de Nova Almeida. Dia seguinte, com o swell um pouco mais forte partimos logo cedo para Carapebus, que assim como na PG, possui formações rochosas ao sul da praia segurando um pouco a ventania vinda do sul. Era o pico do dia! Foram duas horas de queda e todas saíram de cabeça feita.

Na sexta-feira de noite partimos para a vila de Regência pois sábado (ainda vento sul) tínhamos um curso de surf evolução da técnica MAP – Método Arthur Philippi - que nos ensinou como os estudos de biodinâmica aplicada ao surf nos ajudam a evoluir muito mais rápido. Passamos o dia imersos nesse novo mundo de informações e técnicas que foram estudadas em surfistas profissionais há mais de 15 anos. A cabeça chegou a fritar! 

Domingo foi o primeiro dia que o vento Sul já estava virando para Leste para nossa alegria, com uma ondulação que beirava 1000 joules de força e a expectativa seria que na segunda-feira surfaríamos nos tubos do Tamar. Lá fomos nós encarar as ondas da Boca do Rio pra deixar nossa remada e condicionamento em dia! Pudemos colocar as técnicas da MAP em ação e ver nossa evolução! 

Fotos: Mariana Pandolfi (@marianapandolfiphoto)

Mas quando a segunda-feira chegou, o vento leste ainda estava lá, impossibilitando um surf de qualidade no Tamar. Partimos sentido Xangão (Barra do Sahy), encontramos o mestre Renato Larica sem querer, que acabou sendo nosso guia no pico! Mar balançado e grande, já rendeu muitos sorrisos na nossa barca. Todas pegaram boas ondas e saíram felizes da vida.

O site do Surfguru marcava que terça-feira teríamos o famoso vento terral na Reserva e lá fomos nós atrás dos nossos tubos! Chegamos lá e a trupe não se sentiu muito confiante em cair pois o mar estava grande, difícil e fechando um pouco. Eu, pilhada pela minha aluna Natália caímos e conseguimos pegar algumas ondas boas, mais ainda não foi o dia do barrel e saímos ansiosas por ele! 

Na quarta-feira, a ondulação que já tinha muita força e potência simplesmente resolveu subir. A ondulação bateu na casa dos 2000 joules e na quarta-feira tivemos THE EPIC DAY! Tamar estava quebrando grande, bem grande, na casa dos 8 a 10 pés na série, lembrando muito Puerto Escondido. Rodrigo Cardoso e Ricardo Noronha que tinham acabado de voltar do México estavam se sentindo muito à vontade naquele mar se jogando em várias bombas que a platéia de fotógrafos, videomakers e banhistas gritavam extasiados. Rodriguinho pegou uma onda que pode ser considerada a Onda do Ano pela 51ICE.

Condições de surf durante a trip entre o período de 13 a 17 de agosto/22.

Ai você, leitor, pode pensar: claro que a surftrip feminina ia dar meia voltar “volver” diante daquelas condições, mas não esperavam pela paulista cheia de fé, que nunca tinha ido numa surftrip coletiva, chegar na praia doida pra pegar um tubo. Natália, nosso destaque, decidiu cair no mar sozinha e ser a única mulher que encarou aquelas condições! Naty se preparou por 40 minutos pra entrar enquanto nós, coachs levamos o restante da barca para um pico mais easy going em Aracruz: Lodinho para que elas pudessem surfar em segurança. Naty conseguiu botar pra baixo em duas ondas, pegou a onda da sua vida e ainda conseguiu um registro irado do Clickzera.

Quinta-feira era nosso último dia e prometia ser um dos melhores da semana pela previsão com o mar dando uma leve caída. Partimos cedo pro Tamar e o mar tinha voltado para casa dos 5 a 6 pés e nesse dia todas da surftrip caíram e pegaram boas ondas! Virginia quebrou sua prancha, Miriam dropou uma boa, Naty não se encontrou muito e eu peguei dois tubos na porta mas que fizeram nossa cabeça!

Fotos: Mariana Pandolfi (@marianapandolfiphoto)

Aprendemos muito nessa edição, mas aceitar o que o mar e a vida nos traz e aprender com eles com certeza é nossa maior lição. Saber ler a previsão, saber lidar com todas as circunstâncias, ter planos A, B e C e ser feliz independente de qual for o plano é a lição que levamos para casa! Além de claro, muitos registros, memórias, mimos e kits maravilhosos dos nossos parceiros! Obrigada a todos da Vila Mágica que fizeram nossa experiência ser melhor ainda!

Dá um check no vídeo da trip:

Agora a Surf com Elas parte para as Maldivas mas já pensando em Régis 2023!!!! Bora pegar o tubo da vida?

A Barca Na onda de Régis é apresentada por Surf com Elas e Salty Sisters, tem patrocínio da Na Onda Lifestyle e conta com os apoios: Respect SurfHouse, Padaria Vila Mágica, Sabor D´Régis, Raízes Regência, Posto Carebão, Cambaleô Cosméticos, Bembolado Brasil, Ditto Brownie, Elite Surfing, Sahy Loja, Flor de Liz Cambury e Canoê Beachwear.

 

Galerias | Mais Galerias