#clima #fenômenos naturais 

Mudança climática apontada como a principal causa do furacão Sandy

Gizmodo

O furacão Sandy arrancou qualquer dúvida entre os cientistas de que a mudança climática está causando um número crescente de desastres naturais.

a revista Scientific American explica que Sandy ficou excepcionalmente grande porque a corrente de jato frio entrou na tempestades e colocou mais energia nela. Mas a mudança climática, sem dúvida, também desempenha um grande papel:

O padrão atmosférico que enviou para o sul a corrente de jato é coloquialmente conhecido como "bloqueio de alta", um centro de alta pressão parado sobre o norte do Oceano Atlântico e o sul do Oceano Ártico. E porquê aconteceu isso? Por causa de um fenômeno climático chamado Oscilação do Atlântico Norte (NAO), essencialmente, o estado da pressão atmosférica naquela região.

Este estado pode ser positivo ou negativo, e tinha mudado de positivo para negativo duas semanas antes de Sandy chegar. O coice do clima? Uma recente pesquisa de Charles Greene da Universidade de Cornell e outros cientistas de clima mostrou que quanto mais o mar Ártico derrete no verão, por causa do aquecimento global, mais provável é que a NAO fique negativa durante o outono e inverno. A NAO negativa torna a corrente de jato mais propensa a se mover em um padrão grande e ondulado sobre os EUA, Canadá e Atlântico, provocando o grande mergulho para o sul que ocorreu durante o Sandy.

Mas isso não é tudo, oceanos mais quentes também, sem dúvida, contribuíram dando mais energia para a tempestade. A atmosfera do planeta também está mais quente, o que significa que mais água evapora dos oceanos, deixando a atmosfera com mais umidade, que é atraída para as tempestades, e que então é derramada como chuvas torrenciais.

"Nossa análise mostra que já não é suficiente dizer que o aquecimento global vai aumentar a probabilidade de condições meteorológicas extremas e repetir a ressalva de que nenhum evento meteorológico pode ser diretamente ligado à mudança climática. Ao contrário, nossa análise mostra que, para o clima extremamente quente que aconteceu recentemente, não há praticamente nenhuma explicação aceitável que não seja a da mudança climática.

"A onda de calor de 2010 na Rússia e as secas catastróficas no Texas e em Oklahoma em 2011, tudo isso pode ser atribuído à mudança climática", conclui-se que "As chances de que a variabilidade natural crie estes extremos são minúsculas, muito pequenas. Contar com essas probabilidades seria como deixar o emprego e jogar na loteria todas as manhãs para pagar as contas. "

Portanto, se você tinha alguma dúvida de qual era a causa de Sandy e das grandes tempestades que virão, não tenha mais dúvida.

Galerias | Mais Galerias