#competições #cbsurf #surf 

Ministério do Esporte apresenta Corona Cero Dream Tour Floripa na Praia Mole

A Confederação Brasileira de Surf vai fechar a temporada 2025 até o dia 17 de novembro com uma premiação histórica de 1 milhão de reais na Ilha de Santa Catarina

03/Nov/2025 - Assessoria de Imprensa CBSurf - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

PRAIA MOLE, Florianópolis / SC (Segunda-feira, 3 de novembro) - A Confederação Brasileira de Surf oferece uma premiação histórica de 1 milhão de reais para encerrar a temporada pela primeira vez em Florianópolis. Serão duas etapas seguidas do Ministério do Esporte apresenta Corona Cero Dream Tour Floripa de meio milhão de reais cada, para decidir os títulos brasileiros de 2025, a partir desta quarta-feira até o dia 17 de novembro. O palco da apresentação das grandes estrelas do surf nacional é a Praia Mole, onde fica a sede da CBSurf, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como a entidade máxima na administração do surf no país.

“De surfista para surfista” é o lema da Confederação Brasileira de Surf, que realiza o Dream Tour 2025 com promoção da Dream Factory. Estas duas últimas etapas têm apresentação do Ministério do Esporte e Lei Federal de Incentivo ao Esporte, patrocínio master de Corona Cero e patrocínio de Gerdau, Prefeitura de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, do Governo do Estado de Santa Catarina pela Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) e apoio de Ocean Pact, Super Koch, Banco Topázio, GND Incorporadora, Ocular Laser Brasil e Unimed Florianópolis, parceria da Fu-Wax, Mais Internet, MB Marketing & Eventos, suporte da Federação Catarinense de Surf, Associação de Surf da Praia Mole e parceria de mídia do Sportv, NSC Esporte e Atlântida.

A catarinense Laura Raupp e o baiano Yage Araujo lideram os rankings das duas etapas realizadas em Ipojuca (PE) e Ubatuba (SP). Laura busca o seu primeiro título brasileiro e está invicta esse ano. Na final da primeira etapa em Porto de Galinhas, carimbou a faixa da atual campeã, Juliana dos Santos. E na Reserva Nacional de Surf da Praia de Itamambuca, derrotou a também cearense e hexacampeã brasileira, Silvana LimaLaura Raupp agora terá a chance de sacramentar um inédito título de campeã brasileira em casa, na Praia Mole.

O baiano Yage Araujo já morou em Florianópolis e também conhece bem as ondas do palco escolhido para sediar o Ministério do Esporte apresenta Corona Cero Dream Tour Floripa. O surfista de Itacaré começou o ano decidindo o título da primeira etapa, só perdendo para o surfista local de Ipojuca e atual campeão brasileiro, Douglas Silva. E em Ubatuba assumiu a liderança no ranking, na etapa vencida por outro pernambucano de Ipojuca, Luel Felipe. Os dois são os principais concorrentes do Yage Araujo, na briga pelo título brasileiro de 2025.

VENCEDORES NA PRAIA MOLE EM 2023 VÃO TENTAR O BICAMPEONATO

No Corona Cero Dream Tour Floripa apresentado por Ministério do Esporte, essa batalha ficará mais intensa, com a participação de surfistas que brilham no cenário internacional, alguns que já fizeram parte da elite do CT, como o Michael Rodrigues, que venceu a última etapa da Taça Brasil na Guarda do Embaú. Tem também os vencedores do único Dream Tour na Praia Mole em 2023, o catarinense Mateus Herdy e a paulista Sophia MedinaMateus chegou a ganhar duas notas 10 com seus aéreos e faz parte da elite nacional da CBSurf.

A irmã do tricampeão mundial, Sophia Medina, é uma das convidadas pela Confederação Brasileira de Surf para competir no Corona Cero Dream Tour Floripa de 1 milhão de reais, junto com a campeã brasileira Yanca Costa. No masculino, o novo campeão brasileiro da Taça Brasil de apenas 16 anos de idade, Yuri Gabryel, ganhou uma vaga na triagem com 8 surfistas do estado. Já os convidados são o atual campeão catarinense Lucas Haag, o paulista Gabriel André e o pernambucano Luel Felipe, que saiu da elite por ter se contundido no ano passado.

CBSURF VAI ESTREAR UM NOVO FORMATO NO CAMPEONATO DE 2026

Corona Cero Dream Tour Floripa será a última etapa deste formato do Circuito Brasileiro fechado para um grupo de surfistas disputaram os títulos brasileiros. A Confederação Brasileira de Surf vai estrear um novo Campeonato Brasileiro em 2026, abrindo o circuito para mais atletas terem a chance de buscar a maior premiação do esporte. Neste ano, apenas 72 surfistas têm esse privilégio, com a elite nacional formada por 44 homens e 22 mulheres.

Em 2026, até 228 poderão competir no Campeonato Brasileiro da CBSurf, 168 na categoria masculina e 60 na feminina. Em 2023, quando a Confederação Brasileira de Surf criou o Dream Tour com promoção da Dream Factory, os primeiros campeões brasileiros foram a catarinense Tainá Hinckel e o paulista Weslley Dantas. No ano passado, os títulos foram conquistados pela cearense Juliana dos Santos e por Douglas Silva, primeiro surfista de Pernambuco a ser campeão brasileiro de surf profissional.

Desde 2023 até este ano, foram realizadas 12 etapas em 10 cidades de 8 estados do país. Com as duas do Corona Cero Dream Tour Floripa agora, a Praia Mole se torna a única a sediar três etapas de um total de 14 a serem completadas na história do Dream Tour. Foram 116 surfistas de 12 estados competindo nas 595 baterias masculinas disputadas. Na categoria feminina, foram 40 atletas de 9 estados do Brasil participando de 292 baterias.

GALERIA NOTA 10 E MARCAS A SEREM BATIDAS NA PRAIA MOLE

Nestas 12 etapas, apenas 5 apresentações foram avaliadas como perfeitas na análise dos juízes e mereceram receber nota 10. A primeira foi do paulista Edgard Groggia na primeira etapa da história do Dream Tour em 2023 em Xangri-lá (RS). No mesmo ano, Mateus Herdy se tornou o recordista com as duas notas 10 na Praia Mole. Também em 2023, Weslley Dantas ganhou a nota máxima na Barra da Tijuca. E o último a entrar nessa Galeria Nota 10, foi o cearense Rafael Venuto com um aéreo na Praia do Borete, em Ipojuca (PE) esse ano.

Na categoria feminina, a catarinense Tainá Hinckel detém o recorde de nota, com o 9,33 que recebeu na segunda etapa da história do Dream Tour, na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC). É da campeã brasileira de 2023, o maior somatório também, 16,84 pontos na Praia de São Conrado, palco da final de 2024 no Rio de Janeiro. Entre os homens, Mateus Herdy conseguiu insuperáveis 19,17 pontos, somando uma nota 10 na Praia Mole.

NOVA ELITE NACIONAL DA CBSURF NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2026

A última chance de alguém superar essas marcas, é agora no Ministério do Esporte apresenta Corona Cero Dream Tour Floripa, que vai encerrar o ciclo de um grupo reduzido de atletas disputar os títulos brasileiros. A nova elite nacional para 2026, será composto por 22 surfistas na categoria masculina e 11 na feminina.

Estes formarão a lista de cabeças de chave que entrarão na fase mais avançada das etapas, já com premiação mínima garantida e repescagem se estrearem com derrotas. Os 14 primeiros colocados no Dream Tour estarão nesta elite, junto com 8 indicados pela Taça Brasil. Na categoria feminina, serão as 7 melhores do Dream Tour e 4 classificadas pela Taça Brasil.

MINISTÉRIO DO ESPORTE APRESENTA CORONA CERO DREAM TOUR FLORIPA 2025

Quando: 4 a 17 de novembro

Onde: Praia Mole, Florianópolis, Santa Catarina

Realização: Confederação Brasileira de Surf e Dream Factory

Patrocínio Master: Corona Cero e Ministério do Esporte do Governo Federal pela Lei de Incentivo ao Esporte

Patrocínio: Gerdau, Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, e Governo do Estado de Santa Catarina pela Fesporte

Apoio: Ocean Pact

Apoio Local: Super Koch, Banco Topázio, GND Incorporadora e Unimed

Parceria: Fu-Wax, Mais Internet, MB Marketing & Eventos

Suporte: Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf da Praia Mole

Parceria de Mídia: Sportv, NSC Esporte e Rede Atlântida

Transmissão ao vivo: CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube

------------------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CBSurf:

João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

Mais informações no www.cbsurf.org.br

Siga as mídias sociais da CBSurf:

Instagram: @cbsurfoficial

Canal do YouTube: CBSurfPLAY

------------------------------------------------------------------

RANKING CBSURF DREAM TOUR 2025 - 2 etapas:

TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA:

1.o: Yage Araujo (BA) - 13.100 pontos

2.o: Douglas Silva (PE) - 12.000

3.o: Luel Felipe (PE) - 11.000

4.o: Rafael Venuto (CE) - 10.200

5.o: Cauã Gonçalves (SP) - 10.000

6.o: Marcos Correa (SP) - 8.700

7.o: Amando Tenorio (AL) - 8.500

8.o: Daniel Adisaka (SP) - 7.200

9.o: Alex Ribeiro (SP) - 7.200

10.o: Mateus Sena (RN) - 7.100

----------ranking completo no CBSurf.org.br

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:

1.a: Laura Raupp (SC) - 20.000 pontos

2.a: Juliana dos Santos (CE) - 14.500

3.a: Silvana Lima (CE) - 14.500

4.a: Monik Santos (PE) - 10.200

5.a: Diana Cristina (PB) - 10.200

6.a: Yanca Costa (RJ) - 10.100

7.a: Larissa dos Santos (CE) - 8.700

8.a: Kemily Sampaio (SP) - 8.700

9.a: Nathalie Martins (PR) - 8.700

10.a: Potira Castaman (SC) - 8.700

----------ranking completo no CBSurf.org.br

------------------------------------------------------------------

SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.

SOBRE A DREAM FACTORY - Com mais de 23 anos de existência, a Dream Factory está entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como produtores de eventos, a empresa nasceu em 2001 após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil. A Dream Factory foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas em projetos de entretenimento ao vivo e pode ser considerada como o primeiro ecossistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades.

Atuando como uma holding, agrega e potencializa plataformas de entretenimento em diversos territórios temáticos, inspirados no mosaico da cultura brasileira. Entre eventos proprietários, estão a Maratona do Rio, ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e Natal da Lagoa, Glocal, MNFST, Dream Tour, Carnaval de Rua, Mano a Mano e outros. A Dream Factory apresenta, ainda, em seu guarda-chuva de negócios, a Dreamie, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes de mercado; a Dream Experience, agência de brand experience, a LocHub, encarregada de logística e infraestrutura; a Dream Venue, responsável pela administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e a GoDream, que gerencia as vendas de ingressos.

SOBRE A GERDAU - Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.

Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).