#profissional #mundial #wct #competições #surf 

Mineirinho bate americano na repescagem

Em ondas pequenas em J-Bay, líder do ranking supera tropeço na estreia e se garante na terceira fase, juntando-se a Alejo Muniz e Jadson André

19/Jul/2011 - globoesporte.com - África do Sul

Líder do Circuito Mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, superou o tropeço na estreia em Jeffreys Bay, na África do Sul, com uma vitória na repescagem. Em ondas de menos de 1m, ele derrotou o americano Gabe Kling e se garantiu na terceira fase da quarta das 11 etapas da temporada. Outro americano era esperado na praia, mas novamente não apareceu. Kelly Slater, terceiro do ranking, segue nas Ilhas Fiji.

Com a vitória, Mineirinho se junta a Alejo Muniz e a Jadson André, únicos brasileiros que passaram direto da primeira para a terceira fase. Raoni Monteiro e Heitor Alves ainda vão disputar a repescagem.

O dia começou com espera. Foram mais de duas horas de adiamentos nesta segunda-feira, na esperança de que as condições melhorariam. Quando os organizadores decidiram enfim iniciar as disputas, aguardaram mais alguns minutos. Viram então que Slater, decacampeão mundial, realmente não chegaria. Melhor para o sul-africano Travis Logie, que ficou com a vaga do americano. Travis derrotou o compatriota Shaun Payne. Depois, o australiano Taj Burrow passou pelo local Sean Holmes, e Bede Durbidge superou Shaun Joubert, em outro duelo Austrália x África do Sul. Joubert tinha entrado no lugar do também ausente Bobby Martinez.

Era a hora de ver o líder do ranking em ação. Os dois surfistas remaram quase ao mesmo tempo, mas Mineirinho, que se recupera de uma lesão no joelho direito, conseguiu manobras mais consistentes: nota 6,00. Gabe tentou entubar, sem sucesso. Levou apenas uma nota 2,00. Em sua segunda direita, o brasileiro deu quatro manobras fortes, arrancou um tubo pequeno e finalizou com um aéreo, já saindo da onda. Foi recompensado com 8,03.

Gabe esboçou uma reação quando enfim conseguiu entrar em um tubo. Tirou 6,83 para sair da combinação, mas ainda precisava de 7,21 para eliminar o líder. Minutos depois, trocou a nota mais baixa - 3,87 - por um 4,07. A seis minutos do fim, os dois remaram para uma série. Gabe foi na frente, em uma onda que parecia boa, deu algumas manobras, mas não finalizou bem. Mineirinho caiu da prancha. O americano ganhou 2,17 - a situação continuou a mesma. Nos últimos dois minutos, Gabe voltou a assustar. Tirou notas 5,00 e 5,67, insuficientes para a virada.

Repescagem:

1. Travis Logie (AFS) 12.33 x 7.30 Shaun Payne (AFS)

2. Taj Burrow (AUS) 14.33 x 6.04 Sean Holmes (AFS)

3. Bede Durbidge (AUS) 15.10 x 11.06 Shaun Joubert (AFS)

4. Adriano de Souza (BRA) 14.03 x 12.50 Gabe Kling (EUA)

5. Owen Wright (AUS) 11.86 x 10.77 Fredrick Patacchia (HAV)

6. Adrian Buchan (AUS) 15.80 x 6.50 Cory Lopez (EUA)

7. Damien Hobgood (EUA) x Taylor Knox (EUA)

8. Michel Bourez (TAH) x Raoni Monteiro (BRA)

9. Brett Simpson (EUA) x Adam Melling (AUS)

10. Patrick Gudauskas (EUA) x Heitor Alves (BRA)

11. Kieren Perrow (AUS) x CJ Hobgood (EUA)

12. Matt Wilkinson (AUS) x Chris Davidson (AUS)