#wct #competições #master 
Oahu Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Mick Fanning é tricampeão mundial profissional de surf

Fábio Maradei

Após avançar as quartas de finais no Billabong Pipe Masters, no Havaí, Mick Fanning, da equipe Rip Curl, é tricampeão mundial profissional de surf

A definição do tricampeonato mundial do australiano Mick Fanning não poderia ser mais emocionante. Neste sábado (14), o atleta da equipe Rip Curl entrou para o seleto grupo de tricampeões mundiais de surf profissional no Pipe Masters, na Praia de Pipeline, no Havaí. Ele se iguala dois outros grandes ícones do surf, Andy Irons e a lenda Tom Curren, ficando atrás apenas de Mark Richards, com quatro conquistas, e Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial.

Emoção não faltou. Não bastasse a decisão na emblemática praia do North Shore havaiano, tendo como rival direto ninguém menos que Kelly Slater, ele garantiu a vaga à semifinal da etapa, no último minuto, numa virada espetacular sobre o também australiano Yadin Nicol, resultado que lhe garantiu o título.

Em boa parte da bateria, Mick ficou atrás no placar e, precisando de 9,57, quase uma onda perfeita, e faltando um minuto ele dropou o tubo digno de um campeão mundial, de um tricampeão. Soube esperar, teve sangue frio e quando fez o drop, atrasou um pouco para desaparecer na onda e já sair comemorando.

O resultado demorou um pouco a sair e ele já estava na areia, cercado por uma multidão para ouvir a nota 9,7. “Eu remei para a onda, ela veio linda e quando entrei, pensei ‘Ouuuu’. Foi uma emoção muito grande. Incrível”, comemorou Fanning, que teve uma temporada muito constante, incluindo a vitória na etapa da França. “Foi um ano divertido. Me diverti muito no Tour. Há alguns anos eu não estava me divertindo. Essa temporada eu consegui fazer isso. Somos sortudos”, destacou Mick, lembrando todos que o apoiam.

“Agradeço a minha bela mulher pelo apoio, amor, e obrigado à minha mãe, que deve estar muito feliz agora, à toda a minha família. Vocês me dão o apoio necessário. Parko (Joel Parkinson), obrigado por ser meu irmão mais velho. Ter você por perto me ajuda muito. Obrigado aos patrocinadores, em especial à Rip Curl. Enfim, obrigado a todos por esse belo dia”, falou.

Para chegar ao título deste ano, Mick Fanning teve uma campanha muito constante no Tour. Foi o terceiro e depois o quinto na Austrália. Novamente o terceiro no Brasil e segundo colocado em Fiji. Na Indonésia terminou na quinta posição e no Taiti voltou a repetir o terceiro lugar. Nos Estados Unidos, seu pior resultado, um nono lugar. Mas na sequência, na França, a vitória para ressaltar a grande trajetória. Em Portugal chegou em quinto. E no Havaí, o título, ao chegar na semifinal e terminando com mais um terceiro lugar.

Aos 32 anos de idade Mick Fanning integra a equipe Rip Curl desde as categorias de Base e também faturou os títulos de 2007 (conquistado no Brasil) e 2009. Além disso, foi o terceiro colocado no ranking em 2005, 2006, 2010 e 2012. “A Rip Curl tem tradição de revelar campeões mundiais como o Tom Curren, o Gabriel Medina e, claro, o Mick. Para a Rip Curl é um orgulho ter na equipe um atleta tão dedicado, obstinado, focado e de tanta qualidade”, comemorou o CEO da Rip Curl no Brasil, Felipe Silveira.

Para comemorar o novo título de Mick Fanning, a Rip Curl preparou um microsite mostrando a sua campanha nesta temporada e os produtos assinados pelo tricampeão mundial ASP, já disponíveis nas melhores surfshops do Brasil e nas lojas Rip Curl. Acesse:http://br.ripcurl.com/3-x-asp-world-champion-mick-fanning.html.

Perfil do tricampeão mundial ASP Mick Fanning

Apelido: MF, Fanno

Data de nascimento: 13 de junho, 1981

Nascido em: Penrith, New South Wales, Austrália

Local de: Tweed Heads, New South Wales, Austrália

Altura: 1.77 cm

Peso: 73 kg

Shaper: Darren Handley (DHD)

Local de treino: Snapper Rocks, Duranbah - Gold Coast, Austrália

Onda favorita: Qualquer pointbreak

Inspirações: Taylor Knox, Mark Occhilupo,

Joel Parkinson, Dean Morrison, John John Florence,

Danny Wills e Andy Irons

Posições no ASP World Tour durante a carreira:

·                     2002 - 5º

·                     2003 - 4º

·                     2004 - 43º (contusão)

·                     2005 - 3º

·                     2006 - 3º

·                     2007 - Campeão

·                     2008 - 8º

·                     2009 - Campeão

·                     2010 - 3º

·                     2011 - 11º

·                     2012 - 3º

·                     2013 - Campeão - Terceiro título mundial

Vitórias na elite mundial

- Quiksilver Pro France, França (2013)

- Billabong Pro Tahiti, Taiti (2012)

- Rip Curl Pro Bells Beach, Austrália (2012)

- Quiksilver Pro France, França (2010)

- Rip Curl Pro Search, Peniche, Portugal (2009)

- Quiksilver Pro France, França (2009)

- Hurley Pro at Trestles, Estados Unidos (2009)

- Hang Loose Santa Catarina Pro, Brasil (2007)

- Quiksilver Pro France, França (2007)

- Quiksilver Pro Gold Coast, Austrália (2007)

- Nova Schin Festival, Imbituba, Brasil (2006)

- Billabong Pro Jeffreys Bay, África do Sul (2006)

- Rip Curl Pro Search, Ilhas Reunião (2005)

- Quiksilver Pro Gold Coast, Austrália (2005)

- Billabong Pro Jeffreys Bay, África do Sul (2002)

- Rip Curl Pro Bells Beach, Australia (2001) *como convidado

Galerias | Mais Galerias