Michel Roque vence a etapa e Artur Silva conquista o terceiro título estadual de surf profissional da carreira
Encerrou-se neste domingo (15) o SMOLDER Apresenta: Ponte Surf Final Heat, terceira e última etapa do Circuito Cearense de Surf 2024, evento que teve início na sexta-feira (13) e definiu os nomes de todos os campeões cearenses nas 14 categorias em disputa
16/Dez/2024 - George NoronhaA última e mais importante bateria do evento também foi das mais eletrizantes de todo o evento. A começar pela média 9.0 conquistada por Michel Roque, ainda na metade da bateria e que o catapultou diretamente para o lugar mais alto do pódio para de lá não mais sair até o último toque da sirene. Roque, que acabou de vencer um evento em piscina realizado na Suíça, mostrou que continua em grande forma faturando mais um título em meio a grandes nomes do surf cearense, Charlie Brown, Isaías Silva e Edvan Silva, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados. Apesar da bateria ter sido bem disputada em seus minutos iniciais, após o high score atingido por Michel Roque, ninguém mais conseguiu ameaçar sua liderança, cabendo ao experiente atleta apenas administrar a vitória até o fim da bateria. Artur Silva, mesmo com o resultado da etapa (o pior das quatro etapas contabilizadas entre os profissionais já que deu adeus à competição de forma prematura) comemorou muito a conquista de seu terceiro título estadual de surf profissional.
Quem também definiu seus campeões no último dia de competição foram os longboarders. Na principal categoria da modalidade mais clássica do surf, a Longboard Open, o grande campeão foi Jonny Quest, que encarou as cavadas ondas da Ponte Metálica com muita determinação para superar Elis Silva, Antônio Victor e Henderson Vasconcelos, que terminaram a competição em segundo, terceiro e quarta colocações, respectivamente. Com o resultado o título do circuito ficou com o local de Jericoacoara Antônio Victor.
Na Longboard Master Paulo Pacheco unificou os títulos, vencendo a etapa e consagrando-se campeão estadual da categoria. Em segundo ficou Marcelo Bibita, em terceiro Natinho Rodrigues e em quarto Renê Fernandes.
Entre as mulheres a grande campeã foi Sol Tostes, superando as adversárias em uma bateria marcada por três interferências consecutivas. No final quem brilhou mais foi a Sol, vencendo a etapa, trazendo Jamile da Silva na segunda colocação, Bianca Cardoso em terceiro e Stephany Aderaldo na quarta colocação. Jamile da Silva ficou com o título do circuito.
SEXTA-FEIRA 13 DE MUITA SORTE E FESTA PARA 5 CATEGORIAS
O dia, que para muitos é sinônimo de má sorte, na verdade foi de muita sorte para os que comemoraram os títulos de cinco categorias. A primeira final a entrar na água foi a Sub 12, com Saymon Rocha mostrando mais uma vez que é o nome a ser batido nesta categoria. Atual Campeão Brasileiro Sub 12, o local da Praia da Leste Oeste dominou a bateria do início ao fim para conquistar os títulos da etapa e do circuito, coroando a boa fase com mais um excelente resultado. Em segundo ficou Francisco Willian, com João Marcelo em terceiro e Urbano Façanha na quarta colocação.
Na sequência foi a vez da categoria Sub 14 conhecer seu grande campeão. E quem se deu melhor nas ondas da Ponte Metálica foi Nicolas Silva, que subiu o nível com manobras progressivas e postura ativa durante toda a bateria para terminar no lugar mais alto do pódio da etapa e do Circuito. Saymon Rocha terminou em segundo, com Kelyson Carneiro e Lucas Peixoto completando o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.
Em seguida foi a vez da Sub 16 definir o seu grande campeão unificado, Carlos Halen, que faturou a etapa e também o circuito cearense de surf na categoria, com Matheus de Sousa em segundo, Saymon Rocha em terceiro e Aurineto na quarta colocação.
A última bateria do dia foi também a mais eletrizante! Com o título praticamente definido a favor de Jonh Jonh Alves, vencedor das duas etapas anteriores, a disputa na água definiria o grande campeão da etapa. E logo no início Jonh Jonh Alves assumiu a liderança da bateria no que parecia mais uma vitória para o seu currículo. Contudo, chegando ao terceiro terço da bateria, Jonathan Santos tirou uma carta da manga acertando um aéreo combinando altura e rotação de 360º para cravar um 9,0 e assumir a liderança da bateria até o último toque da buzina. Jonh Jonh até tentou reagir, acertando um bom aéreo! Mas, a essa altura já não havia mais tempo para uma reação e Jonathan Santos comemorou muito o título da etapa, com Jonh Jonh Alves terminando em segundo, Alan Sousa em terceiro e Alessandro Costa em quarto.
MULHERES AO MAR
O primeiro dia do evento também foi escolhido para definir o título da principal categoria entre as mulheres, a Open Feminino. Destaque para Gabriely Queiroz, que conquistou o título da etapa. Apesar de ter vencido também a segunda etapa, sua ausência na etapa de abertura foi determinante para a definição do título da categoria por Jéssica Santos, que venceu justamente a etapa em que Gabriely não participou. Com isso Jéssica se consagrou Campeã Cearense Open Feminino 2024. Na segunda colocação ficou Letícia Cavalcante, com Rilary Silva na terceira colocação e Eloá Lima terminando em quarto lugar.
SÁBADO 14 DE MAIS DECISÕES
A primeira categoria a definir seu grande campeão no sábado, segundo dia do evento, foi a Sub 8. Acompanhados de seus professores, tutores e pais, os destemidos mini surfistas, todos com idades abaixo de oito anos, deram um show de surf e alegria. Mais do que uma competição ou disputa, essa categoria busca celebrar a infância e o brincar, buscando aproximar as crianças dos verdadeiros valores do surf moderno (esporte olímpico há quase 10 anos) como amizade, lealdade, honestidade, fair play e etc. No final Miguel Xerez comemorou o título da etapa, com Samuel Oliveira em segundo, Ariel Silva em terceiro e Arthur Levi na quarta colocação. Com o resultado Samuel Oliveira comemorou a conquista do título do circuito e é o mais novo campeão da categoria mascote do certame estadual do esporte dos reis havaianos.
Logo após o futuro do surf cearense sair da água, foi a vez dos veteranos da Master mostrarem que se não tem idade para começar a surfar, também não existe idade para se “aposentar” do esporte. Destaque para o atleta da Praia do Icaraí e campeão cearense profissional de 2009, Isaías Silva. Surfando com muita fluidez e estando em um dia inspirado, Isaías dominou a bateria do início ao fim coroando seu desempenho no circuito com os títulos da etapa e do circuito, da categoria. Na segunda colocação ficou Phelipe Maia, com Gleison Sardinha e Luciano Cavalcante completando o pódio na terceira e quarta colocações.
Na sequência foi a vez dos principais astros entre os amadores comandarem o show com uma das baterias mais eletrizantes dos dois primeiros dias de evento. Abrindo a bateria, o local do Paracuru, Lailson Ferreira (que não é parente do Italo Ferreira, mas frequentemente é confundido com o nosso medalhista de ouro olímpico) tratou logo de dar as cartas e assumir a liderança da disputa. Mas, não demorou para o potiguar Jonathan Freitas acertar o pé e assumir a liderança da bateria colocando uma das mãos na taça de campeão. Contudo, faltando pouco mais de um minuto para o término da bateria Anderson Guilherme pegou sua última onda e não desperdiçou, virando a bateria na contagem regressiva para comemorar muito os títulos da etapa e do circuito na categoria Open. Em segundo ficou Jonathan Freitas, em terceiro, Lailson Ferreira e na quarta colocação, Maurinho Filho.
Após o show da categoria Open foi a vez dos veteranos da Kahuna entrarem em cena e mostrar que até podem ter mais de 45 anos, mas também ainda têm muita “lenha” pra queimar no surf. Liderando as ações durante toda a bateria, Lima Júnior tratou logo nos primeiros minutos de construir o placar que lhe daria a vitória com duas boas ondas. Daí pra frente foi só administrar o resultado e comemorar mais uma vitória pro currículo. Na segunda colocação ficou Alexandre Gonçalves, com Edvan Amorim em terceiro e Luciano Cavalcante em quarto. O grande campeão do circuito foi Alexandre Gonçalves.
E encerrando os trabalhos do segundo dia da última etapa do circuito cearense de surf 2024 tivemos a definição do título estadual da Sub 18. Com as principais surfistas da nova geração na disputa, a bateria foi recheada de emoção em disputas eletrizantes onde no final brilhou a estrela de Anaelya Nalu, conquistando a segunda vitória em três etapas disputadas para também comemorar a conquista do título do circuito. Na segunda colocação ficou Eloá Lima, com Gabriely Queiroz em terceiro lugar e Ana Carolina completando o pódio na quarta colocação.
CATEGORIAS EM DISPUTA
O Circuito Cearense de Surf 2024 contou com nada menos que 14 categorias em disputa: Sub 08, 12, 14, 16, 18, Open (sem limite de idade); Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Long Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos), Long Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade).
PREMIAÇÃO
A premiação do SMOLDER Apresenta: Ponte Surf Final Heat, última etapa do Circuito Cearense de Surf 2024, foi composta da seguinte forma:
Na categoria Profissional foram distribuídos R$ 10.000,00 (dez mil reais) de acordo com o Livro de Regras da FSEC;
Entre os amadores a premiação foi composta de 13 Blocos, 56 kits da marca Smolder, 04 vouchers de R$ 100,00 da Mahalo Poke, 01 passeio (casal) para Jericoacoara + 56 Troféus.
TRANSMISSÃO
O SMOLDER Apresenta: Ponte Surf Final Heat contou com Transmissão Ao Vivo do evento através do site SURFBYTE ou no YouTube da FSEC, no canal YOU TUBE FSEC. Você pode conferir tudo o que rolou no evento durante todos os dias da competição visitando o Canal e clicando no dia que você quer assistir. Cronograma, entrevistas, bastidores, curiosidades, replays, além de todas as baterias disputadas e muito mais!
RESULTADOS
PROFISSIONAL
1º Michel Roque
2º Charlie Brown
3º Isaías SIlva
4º Edvan Silva
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Artur Silva
OPEN MASCULINO
1º Anderson Guilherme
2º Jonathan Freitas-RN
3º Lailson Ferreira
4º Maurinho Filho
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Anderson Guilherme
OPEN FEMININO
1ª Gabriely Queiroz
2ª Letícia Cavalcante
3ª Rilary Silva
4ª Eloá Lima
CAMPEÃ CEARENSE 2024: Jéssica Santos
SUB 8
1º Miguel Xerez
2º Samuel Oliveira-RN
3º Ariel Silva
4º Arthur Levi
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Samuel Oliveira
SUB 12
1º Saymon Rocha
2º Francisco Willian
3º João Marcelo
4º Urbano Façanha
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Saymon Rocha
SUB 14
1º Nicolas Silva
2º Saymon Rocha
3º Kelyson Carneiro
4º Lucas Peixoto
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Nicolas Silva
SUB 16
1º Carlos Halen
2º Matheus de Sousa
3º Saymon Rocha
4º Aurineto
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Carlos Halen
SUB 18 MASCULINO
1º Jonathan Santos
2º Jonh Jonh Alves
3º Alan Sousa
4º Alessandro Costa
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Jonh Jonh Alves
SUB 18 Feminino
1ª Anaelya Nalu
2ª Eloá Lima
3ª Gabriely Queiroz
4ª Ana Carolina
CAMPEÃ CEARENSE 2024: Anaelya Nalu
MASTER
1º Isaías Silva
2º Phelipe Maia
3º Gleison Sardinha
4º Luciano Cavalcante
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Isaías Silva
KAHUNA
1º Lima Jr.
2º Alexandre Gonçalves
3ºEdvan Amorim
4º Luciano Cavalcante
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Alexandre Gonçalves
LONGBOARD OPEN
1º Jonny Quest
2º Elis Silva
3º Antônio Victor
4º Henderson Vasconcelos
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Antônio VIctor
LONGBOARD MASTER
1º Paulo Pacheco
2º Marcelo Bibita
3º Natinho Rodrigues
4º Renê Fernandes
CAMPEÃO CEARENSE 2024: Paulo Pacheco
LONGBOARD FEMININO
1ª Sol Tostes
2ª Jamile da Silva
3º Bianca Cardoso
4ª Stephany Aderaldo
CAMPEÃ CEARENSE 2024: Jamile da Silva