#tsunami #ondas grandes #fenômenos naturais 

Megatsunamis Podem Alcançar Alturas de Centenas de Metros

Surfers Village

Enquanto os tsunamis provocados por terremotos submarinos são enormes, megatsunamis destrutivos podem atingir alturas impressionantes

Um vídeo recente explorou a altura e a força dos tsunamis, tanto recentes como antigos. Enquanto o mundo se familiarizou com o poder destrutivo desencadeado por este fenômeno natural, este novo vídeo de sete minutos responde à pergunta: "Quão grande pode ser tsunami?" A resposta está em um fenômeno conhecido como megatsunami.

"Ao contrário de um tsunami regular, causado por um terremoto no fundo do mar, um megatsunami é causado geralmente quando uma quantidade maciça de material cai subitamente na água e desloca essa água em uma onda enorme" de acordo com o vídeo.

Como exemplo, o vídeo cita uma catástrofe italiana em que uma montanha deslizou para um reservatório criando uma onda tão alta quanto o prédio da TransAmerica em San Francisco, Califórnia. Outro mega tsunami do século 20 é o tsunami de 9 de julho de 1958 na Baía de Lituya, no Alasca, causado por um deslizamento de terra que foi provocado por um terremoto de magnitude 8,3. As ondas atingiram uma altura de 520 metros naquele dia.

Outro exemplo foi revelado por um estudo recente, que descobriu que um forte terremoto no Alasca enviou imponentes ondas de até 9 metros de altura, que atingiram o Hawaii a cerca de 500 anos atrás, deixando para trás fragmentos de coral, conchas de moluscos e de areia grossa de praia em um buraco localizado na ilha de Kauai.

As provas do tsunami colossal vieram à tona no final de 1990, durante a escavação do buraco Makauwahi, uma caverna de calcário colapsada na costa sul de Kauai. A cerca de 2 metros abaixo da superfície, o pesquisador David Burney encontrou uma conjunto de detritos antigos que devem ter vindo do oceano.

Curiosamente, a boca do sumidouro está a 100 m de distância da costa atual, e 7 m acima do nível do mar, o que sugere as enormes quantidades de corais e conchas foram, provavelmente, levadas para lá por uma onda gigantesca, Burney, paleo ecologista no Jardim botânico Tropical Nacional em Kalaheo, afirmou.

"Acontecerão grandes terremotos no planeta Terra, e vão ter grandes tsunamis", disse o principal pesquisador do estudo, Rhett Butler, um geofísico da Universidade do Havaí em Manoa. "As pessoas têm que, pelo menos, reconhecer que a possibilidade existe." 

 

Galerias | Mais Galerias