#equipamentos #materiais #surf #pranchas 
Brasil

Material de pranchas de surf: Fibra de Vidro Vs Fibra de Carbono

Aline Nicola

Todo mundo já ouviu falar desses dois materiais – que são versáteis e utilizados em diversos produtos. Mas você sabe a diferença que cada um deles faz na performance de uma prancha e outros acessórios? Vem conferir!

Aloha, galera!

Antes de falarmos sobre esses dois materiais, vamos fazer uma breve introdução aos “principais elementos” na construção de uma prancha!

Shaper @amorimmaria por @anacatarinaphoto

Seja você praticante de surfe ou não, certamente já afirmou que uma prancha é um “pedaço de isopor” ou uma “tábua de madeira”. Pois te digo: ambas as afirmações estão corretas! Eu explico!

Sem me alongar muito na história das pranchas de surf, no início, como é sabido, as primeiras pranchas eram feitas de madeira (madeira mesmo) e, portanto, extremamente pesadas.

Nos dias de hoje as pranchas são produzidas com materiais mais leves, como o Poliuretano (PU) que é uma espuma rígida.

Poli o que? Calma! Vamos fazer uma pequena pausa e falar sobre os dois tipos de materiais mais usados.

Sobre blocos e resinas

Se você já foi comprar uma prancha já te perguntaram se você prefere "PU" ou “EPÓXI”. Ou já perguntaram qual é o material da prancha que você usa e você só soube responder qual é porque o seu ou a sua shaper falou que é do material X ou Y.

Bem rapidamente vamos falar um pouco sobre cada material antes de continuar, pois isso ajudará a entender de fato a diferença entre elas e posteriormente a aplicação da fibra de vidro e carbono.

Primeiramente: o que é isopor? Isopor® é uma marca registrada - criadora do EPS. 

- EPS (Expanded PolyStyrene) é Poliestireno Expandido – que chamamos de isopor. 

- PU é Poliuretano Expandido (espuma) mas também existe Poliuretano em resina, mas nas pranchas de surf utilizamos a resina de Poliéster.

- EPÓXI (Poliepóxido) é uma resina.

Então, podemos “concluir” que quando falam que uma prancha é de PU ou EPÓXI, via de regra estamos falando da laminação/resina e não necessariamente do bloco (no caso da EPÓXI), uma vez que quando o bloco é de EPS, este bloco OBRIGATORIAMENTE será laminado com resina EPÓXI. Já quando o bloco for de PU, aceitará os dois tipos de resina (EPÓXI ou Poliéster).

Entendemos um pouco sobre os tipos de blocos e resinas, e agora precisamos falar da laminação.

Prancha em EPS/EPÓXI com laminação em fibra de vidro com reforço de carbono na rabeta. Foto: @holyedgesurfboards 

Laminação

Temos basicamente a laminação com fibra de vidro e com carbono – as mais usadas quando falamos em performance.

O tipo de laminação irá interferir no peso, flexibilidade e resistência da prancha – mas é importante lembrar que todo o conjunto de escolhas faz diferença e não apenas a escolha do tipo de fibra utilizada, por exemplo.

O tipo de laminação mais comum é a de vidro, que deixará a prancha leve e resistente. Mais uma observação aqui: pode parecer óbvio, mas como eu sempre digo: “o óbvio precisa ser dito”. E neste caso, quanto mais informação, mais fácil ficará de entender como alguns processos funcionam e o que de fato estamos usando e desta forma conseguiremos entender e conversar melhor quando formos comprar uma prancha nova e finalmente entender o que nós realmente queremos ou precisamos para o nosso foguete novo - somado ao objetivo!

À grosso modo, a fibra de vidro é um material composto pela aglomeração de finíssimos filamentos de vidro super flexíveis – que no caso, para a aplicação nas pranchas de surfe ela se apresenta na versão como se fosse uma “manta” ou um “pano” bem semelhante à um tecido mesmo, sendo assim, maleável.

A função da fibra de vidro nas pranchas de surfe – somada ao uso de resinas – é de não permitir que entre água e que seja resistente ao calor e frio - deixando assim as pranchas mais duráveis.

Quanto à fibra de carbono, ela tem a mesma função que a fibra de vidro, porém, com a diferença de que é um material mais rígido. Por ser um material capaz de substituir a longarina de madeira, deixa a prancha muito mais leve – além de muito resistente.

Entretanto, é proporcionalmente mais cara. Bem mais cara. E o mesmo acontece com as quilhas que além das de plástico, tem as de vidro e carbono também. Assim como nas pranchas, as quilhas de fibra de vidro são mais flexíveis, enquanto as de carbono são mais rígidas.

Pranchas Full Carbon. Foto: Instagram @powerlightsurfboards 

Como dito anteriormente, por se tratar de um material mais rígido, a prancha com laminação de fibra de carbono será uma prancha capaz de gerar muito mais velocidade para as manobras e facilitará as manobras aéreas – mas não somente - e entregará uma prancha com leveza e explosão ao mesmo tempo.

Há surfistas que utilizam o carbono em todo o bloco, outros apenas na rabeta, laterais ou em pontos estratégicos a depender do tipo de onda e surfe. Apesar de entregar muito mais retorno (gerando mais velocidade), é um material indicado para todos, porém, a depender do seu nível de surfe é possível que não extraia desse material tudo o que ele tem a oferecer.

Outro ponto importante: nem sempre o produto mais caro ou o melhor da loja é o que mais será útil para você em determinada fase!

A fibra de carbono também é muito utilizada nas pranchas de kite e hydrofoil (asas e prancha).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre “PU”, “EPÓXI”, fibra de vidro e carbono, já pode pensar no seu foguete novo e trocar uma ideia mais interessante com seu shaper ou com o vendedor – e não ser enganado quando quiserem te vender aquela prancha caríssima!

BOAS ONDAS! ALOHA!

-----

Aline Nicola é advogada, crossfiteira mas que sempre amou o mar. Depois de muitos anos afastada, voltou e se conectou de uma maneira inexplicavelmente mágica. Iniciando no surf, explorando histórias, aprendendo e compartilhando todo aprendizado – dentro e fora da água!

Instagram: @alinenicola

 

Galerias | Mais Galerias