#eventos #competições #estadual #surf #associações #notícias #atletas #profissional #surf adaptado 
Fortaleza - Ceará - Brasil

MARESIA Ondas do Futuro

George Noronha

Eugênio Alves quebra tudo na Open e garante maior nota e somatório na abertura da 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021 válido como BRASILEIRO PRO E SURFE ADAPTADO, DA ABRASP

CIRCUITO EM HOMENAGEM À SILVANA LIMA

Teve início nesta quinta-feira (04) o MARESIA Ondas do Futuro, a 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe, que rola até domingo (07) nas ondas da Praia do Futuro, na Capital cearense. Em boas ondas que chegavam a 1m na série os amadores das categorias de base da Sub 14, Sub 16 e Sub 18, além dos atletas da Open, deram um verdadeiro show e incendiaram a torcida com manobras progressivas e disputas eletrizantes no primeiro dia de competição.

Os primeiros a entrar na água foram os competidores da Sub 14, com as 4 baterias da Fase 1. Destaque para o atleta francês Walid Pozier, que fez o maior somatório da categoria e mostrou que vai lutar com todas as armas para conquistar o título da etapa e do circuito.

Na sequência foi a vez da Sub 16 cair na água com destaque para o cearense Pedro Rian, que está na briga direta com John John Alves pela liderança do circuito. Rian dominou as duas baterias que disputou avançando ambas na primeira colocação, enquanto JJ passou a primeira bateria em segundo para se recuperar em seguida, vencendo a segunda bateria que disputou. Essa disputa promete fortes emoções já que ambos os atletas vêm travando um verdadeiro duelo pelo Título da categoria.

Na Sub 18, os aspirantes a astros do surfe, o grande nome do primeiro dia de competição foi Kauã Hanson. O paraibano não tomou conhecimento dos adversários locais e já garantiu vaga em uma das semifinais.

Contudo, a grande performance do primeiro dia de competição veio da principal categoria entre os amadores, a Open. O jovem talento da Praia do Icaraí e atual líder do circuito, Eugênio Alves, estreou em grande estilo estabelecendo todos os recordes da competição. Em sua primeira bateria Eugênio venceu com uma margem razoável de diferença. Contudo, na Fase 2 ele mostrou porque é apontado como um dos promissores talentos da mais nova geração do surfe cearense. Primeiro ele abriu a bateria com nada menos que uma nota 8,83 colocando muita pressão nos adversários e o deixando em uma posição confortável para esperar uma boa onda com tranquilidade. Poucos minutos se passaram até que surge a melhor onda da bateria, que Eugênio não desperdiçou mandando um aéreo muito alto para arrancar um 9,50 dos árbitros e avançar na competição com a maior nota e somatório do dia, 18,33:

“A segunda bateria foi a melhor da minha carreira até hoje. Como abri com uma nota boa fiquei esperando a boa da série. Quando ela veio eu pensei ‘vai ser agora’! Estava muito confiante porque estou com essa manobra no pé. Foi um voo sinistro... Que voo!!! Depois muita gente veio me cumprimentar e me parabenizar pela manobra. Que vibe!”, declarou Eugênio.

Mas, apesar de estar na liderança, apenas 17 pontos separam Eugênio Alves do segundo do ranking, Lucas Bezerra. O atleta, que também é local da Praia do Icaraí, está na cola de Eugênio e também venceu as duas baterias que disputou na estreia do evento:

“Estou muito feliz com meu desempenho no primeiro dia da competição... Peguei boas ondas e foi um dia muito divertido. Eu gosto muito de surfar na PF. Sempre rola altas ondas... Meu objetivo é focar na conquista o título da categoria Open e seguir embalado para as duas etapas do QS que irei disputar em breve”, comentou Lucas Bezerra.

Outro que está nessa briga e venceu as duas baterias que disputou foi o local de Paracuru, Thiago Eduardo. Terceiro colocado no ranking, ele é mais um representante da talentosa nova geração do surfe cearense:

“O Circuito Cearense esse ano veio com tudo. Cinco etapas, cada uma mais irada que a outra!  A Federação está de parabéns. Gostaria de parabenizar também a Junco, que é uma das melhores escolas de surfe do Brasil, uma galera muito massa e uma vala incrível, a que eu mais gosto de surfar na Praia do Futuro. E parabéns também à Maresia, por patrocinar a segunda das três primeiras etapas do circuito. É muito bom fazer parte dessa família que respira surfe e não mede esforços para contribuir com o crescimento do nosso esporte”, relatou o atleta que é patrocinado da marca.

TRANSMISSÃO AO VIVO

A competição segue até o domingo e você pode conferir tudo o que rola no MARESIA Ondas do Futuro, 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021, através dos links:

www.maresia.com.br e https://surfbyte.com.br/aovivo/ . Notas, estatísticas, cronograma, ranking atualizado e muito mais informações, além da transmissão de todas as baterias Ao Vivo.

CATEGORIAS

As categorias em disputa na 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021 são: Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 Masculino, Sub 18 Feminino, Open Masculino (sem limite de idade), Open Feminino (sem limite de idade), Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Longboard Open Masculino (sem limite de idade), Longboard Master (a partir de 35 anos), Longboard Open Feminino (sem limite de idade) e Surf Adaptado Categorias: Open e Cadeirante.

PREMIAÇÃO

A premiação do MARESIA Ondas do Futuro será composta de R$ 10.000 (dez mil reais) em dinheiro, distribuídos entre os 16 melhores atletas da competição, de acordo com o Livro de Regras da Federação de Surfe do Estado do Ceará, na categoria Profissional.

Entre os amadores, incluindo as categorias do Surfe Adaptado, a premiação será composta de 17 Blocos Teccel + 68 Kits MARESIA + 68 Troféus.

CALENDÁRIO DO CIRCUITO CEARENSE DE SURFE 2021

ETAPA 1 - 16 a 19 / Set / Taiba / Sga (CONCLUÍDA)

ETAPA 2 - 22 a 24 / Out / Iguape/ Aquiraz (CONCLUÍDA)

ETAPA 3 -04 a 07 / Nov / PF / Fortaleza (EM ANDAMENTO)

ETAPA 4 -19 a 21 / Nov / Caponga / Cascavel

ETAPA 5 - 03 a 05 / Dez / Ronco do Mar / Paracuru

Maiores Informações.

Top 16 Promoções (85 999868538)

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 988538538)

amelio.junior@uol.com.br

www.maresia.com.br

O MARESIA Ondas do Futuro conta com os Patrocínios de MARESIA, Governo do Estado (SEJUV) e Prefeitura de Fortaleza (SECEL). Apoio: D’Cofibras, Infolink, Revista Beach Show, Consultório do Açaí, Junco Escola de Surfe e ABRASP. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará, Auêra-Auára Produções e Top 16 Promoções.

Sobre o Circuito Cearense de Surfe

Há 32 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surfe, certame que ao longo de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surf brasileiro e mundial.

Muitos atletas que integram ou já integraram o WCT, a Elite do Surfe Mundial, tiveram importante passagem pelo circuito cearense como os potiguares Jadson André e o medalhista de ouro olímpico, Italo Ferreira, que tiveram no Circuito Cearense um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também estiveram no Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Circuito Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.

E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surfe como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior) e, mais recentemente, Silvana Lima, nossa representante olímpica, dentre muitos outros, que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

Segundo o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o Circuito Cearense de Surf é o mais antigo certame estadual da modalidade, em todo o território nacional, e que nunca foi interrompido, sendo esta a 33ª edição da competição.

Galerias | Mais Galerias