#tubarões #ataques 
Reunião

Mais um Ataque de Tubarão em Reunião

J P Currie

Um homem de 26 anos que estava pegando onda de bodyboard na foz do rio Mat, na costa nordeste da ilha da Reunião, quando foi atacado e morto por um tubarão.

Cogita-se que o homem tenha ignorado avisos dos pescadores locais sobre a presença de tubarões na área e foi atacado em um trecho de costa onde as atividades aquáticas são proibidas. Sinais ao longo da praia que avisam sobre as atividades de tubarões na água tinham sido vandalizados.

A vítima foi o bodyboarder local Alexandre Naussance. Ele tinha sido empregado como um observador de tubarões da ilha, numa tentativa de prevenir os ataques. "Este acidente aconteceu quando a natação e outros esportes aquáticos são proibidos nesta área", disseram as autoridades em um comunicado divulgado ao público. Segundo relatos, a sua morte foi testemunhada por nadadores e pescadores. Naussance foi puxado da água e se descobriu que o tubarão tinha cortado uma artéria principal. Ele foi declarado morto na praia.

Este ataque mais uma vez marca a ilha da Reunião com a reputação indesejada como a capital de ataque de tubarão do mundo. Houve 20 incidentes separados envolvendo tubarões desde 2011, incluindo oito mortes. O problema dos tubarões que a pequena ilha no Oceano Índico vem enfrentando tem sido significativo. Depois de uma série de ataques de 2011 a 2013, todo o uso de água recreativa, incluindo natação e surf foi oficialmente proibido pelo governo francês. Durante os últimos seis anos, os tubarões em torno da ilha da Reunião manteve a sob vigilância a comunidade de surfistas. Em fevereiro de 2016, após o investimento do governo em uma série de medidas de prevenção de tubarões, em grande parte não comprovadas, a polêmica proibição acabou sendo levantada.

O surfista do WCT e natural da Ilha da Reunião, Jeremy Flores, que perdeu amigos com ataques de tubarões, tem sido o porta voz do apoio às tentativas de resolver a crise dos tubarões. Ao lado de seu pai (que é um prefeito local), ele recentemente ajudou a iniciar um Programa de Redução de Risco de Tubarão na ilha. Foram implementadas linhas de boias, redes, observadores de tubarões, zonas proibidas, e até mesmo "vigilantes de tubarões" especiais (mergulhadores armados com espingardas de arpão).

Jeremy Flores e a Quiksilver montaram um vídeo sobre os efeitos dramáticos sofridos pelo surf na ilha por causa dos ataques de tubarões:

Flores postou uma homenagem à última vítima há algumas horas: "Outra criança jovem e apaixonada foi muito cedo, muito triste ... Certifique-se de pegar alguns tubos perfeitos lá em cima com todas as lendas".

As autoridades locais estão lembrando as pessoas a observar as proibições que permanecem no local restringindo o uso da água em certas áreas do litoral.

Fonte: The Inertia

Links Relacionados:

Campeão de 13 Anos Morto por um Tubarão na Ilha da Reunião

Ilha da Reunião Abalada por Outro Ataque de Tubarão

Ilha Reunião Indignada por Morte de Adolescente

Ilha Reunião Bane o Surf

Reunião de volta ao surf após surto de ataques de tubarão

Galerias | Mais Galerias