#stand up paddle 

Leco Salazar é atração no 2º Stand Up Paddle Tri FM em São Vicente

A especialidade dele é surfar de stand up paddle. E faz isso com maestria. Tanto que foi campeão do Circuito Mundial de Sup Wave em 2012, vice em 2011, terceiro em 2013 e este ano garantiu lugar entre os oito melhores do Mundo.

21/Nov/2014 - Fábio Maradei - São Vicente - São Paulo - Brasil

Mas nestes sábado e domingo (22 e 23), o santista Leco Salazar será atração na remada, no 2º Campeonato de Stand Up Paddle Tri FM, na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente.

O evento terá duas provas, uma no sábado e outra no domingo, com início das disputas às 10 horas nos dois dias e o pórtico de largada e chegada junto ao Marco Padrão, no canto direito da praia. Aproveitando a folga nas competições oficiais e no exterior, Leco decidiu buscar a vitória em outra categoria. Apesar de seu forte ser as manobras radicais, ele garante que está preparado para tentar brigar na frente.

“Remo constantemente. Sempre que não tem onda, estou remando. Costuma remar do Quebra-Mar até a Ilha Porchat e volto”, comenta Leco Salazar, deixando claro que sua presença não é mera participação. “Sou competitivo e estou indo para disputar o título e não para brincar. Três quilômetros não é muito e dá para dar um gás e chegar entre os primeiros”, anuncia, lembrando que já venceu um evento de remada na mesma praia do Gonzaguinha, alguns anos atrás.

Para ele, o Campeonato de Stand Up Paddle Tri FM é importante para o crescimento da modalidade. “E para mostrar ao público que é um esporte para todos, sem limite de idade e peso. Todos podem praticar, além de ser saudável e estar em contato com a natureza”, destaca Leco, que para 2015 tem como foco o bicampeonato mundial no Sup Wave. “Nas etapas com ondas boas, tive ótimos resultados e espero que no próximo ano, o tour seja realizado em ótimos picos”, complementa o surfista, patrocinado por HD e HD Energy Drink, Surftrip, Newadvance, Mormaii, Okumura, Elite Surfing, Fupes e Neco Carbone.

FINAIS DE SEMANA – Além de Leco, que pratica o Sup diariamente, o 2º Campeonato de Stand Up Paddle reúne muitos atletas que remam por lazer e, geralmente, treinam aos finais de semana. “O grande objetivo do nosso evento é esse mesmo. Difundir e revelar novos competidores. O Sup está crescendo muito e cada vez mais tem gente remando. O objetivo é ter a competição para aqueles que treinam forte e a festa para quem está iniciando”, afirma Davidson Iuspa.

Novato quando se fala em competições, o empresário Robson Mondelo é um ótimo exemplo. “Não tenho histórico em competições. Comecei a remar e pegar ondas de Sup há três anos, apenas nos finais de semana e isto quando não estou viajando a trabalho”, relata o atleta de 48 anos, que apesar da falta de experiência não esconde a veia competitiva. “A expectativa é me superar e pretendo estar entre os primeiros”, afirma o empresário, que por muitos anos fez caça submarina, sempre tendo contato com o mar.

Quem também estará na prova é Luke Franco, primeiro campeão do Circuito A Tribuna de Surf Colegial, em 1996. Ele segue com o surf, mas vem se dedicando ao Sup, com remadas aos finais de semana. “Quero melhorar o tempo em relação ao ano passado. Agora estou mais preparado e com mais resistência para os dois dias. No ano passado fui só prestigiar, por ser um grande evento, mas agora estou mais habituado”, diz.

Competidor toda a vida e trabalhando com esportes, na Semes, em Santos, Luke elogia o 2º Campeonato de Stand Up Paddle Tri FM. “O evento é muito importante para a modalidade que cresce muito rápido, oferecendo estrutura e segurança”, destaca. “O mais importante é encontrar amigos de remada, o verdadeiro espírito do esporte, agregando qualidade de vida”, completa.

10 HORAS – O 2º Campeonato de Stand Up Paddle Tri FM terá início às 10 horas, mas os atletas devem comparecer à arena montada na praia a partir das 8h30 para marcação do número e medição das pranchas. Com o patrocínio da Prefeitura, o evento conta com as categorias open, master e super master, ambas no masculino e feminino, e as duplas mistas, com os atletas usando pranchas tipo Fun,com comprimento máximo de 10’6” (dez pés e seis polegadas).  

“Estamos consolidando São Vicente como a capital paulista do stand up paddle. Temos grandes atletas revelados na Cidade, uma escolinha voltada para a modalidade e um cenário perfeito para a prática do esporte. Esse grande evento só vem consolidar essa evolução”, argumenta o prefeito Luis Claudio Bili.