#surf #kite 
Peru

Kitesurf Insano em Lobitos

Célio Beleza

Como o mar vai continuar proporcionando boas ondulações, acordamos bem cedo hoje efomos orientados a seguir para uma praia próxima a Lobitos perfeito para o kitewave.

Esse secretpoint, sem nome há pedido dos nativos, está localizado ao sul, por isso sempre tem mais vento que os outros lugares. Uma montanha de rochas ao lado da costa e um profundo cânion fazem o vento ficar mais forte e consistente nas duas primeiras sessões da onda e rajado no final. Na primeira vista, o lugar parece ser assustador, por causa das pedras e corais, mas quando você está na água, não é muito difícil de evitá-los. Dependendo da odulação, uma delas pode brotar do nada no meio da água, Gluc. Como a onda levanta muito rápido, o velejador não tem tempo de pensar. Se ele errar o drop, vai se ralar inteiro!!

Perrengue na arrebentação

Como em todo esporte de ação, os acidentessãopralá de comuns, derrubeimeukite na águaem frente a bancada de corais e pedras, que perrengueee!! “O mar estavaumpouco grande e apresentava-se comformaçãoperfeita. O primeirocontatocom a águafoi bastante estranho. No caldo a onda gerouuma enorme pressão que me arremessou para baixo e contra os corais. Sentinaquele momento um medo, que me fez ter maisrespeito e cuidado comessa onda. Jáé de praxe: Velejadorou surfista que busca desafios e não se machuca nos coraisnão é velejadorou surfista. Com certeza não é um localadequado para iniciantes,pois o vento terral/lateral aliado a uma “pista de corais” e ouriços, fazem as entradas e saídasmuitoperigosas, e os cortes nos péssãoinevitáveis. Graças a Deus conseguisair ileso para trocar de equipamentos, principalmente as quilhas, que foram arrancadas pelo choque com as pedras. Depois de mais4 horas de velejo tremíamos de frio, os pés e as mãosestavamficandodormentes, não sentíamos maissegurança de dropar as ondas, era hora de sair. Acredito que todas as ondas que descemosnessediacompensaramessa enorme adrenalina, foiumasessão mágica e memorávelonde apenas eu, Anderson Santos, Rodrigo Gill e o fotógrafo Guiga Rey fizemos a cabeça nos revezando nasclássicas, rápidas e tubulares esquerdas, foidemais!”

“A ansiedade pelas ondas é visível nos rostos dos atletas, que buscam ultrapassarseus limites a cada onda, por isso é bom sempre está checando os equipamentos e os aspectos psicológicos, poisaqui é brincadeirapra gente grande, relatao fotógrafo Guiga Rey.”

No Smolder na Estrada, além do objetivo de velejar e surfar as ondas dessaregião, o grupo tambémtem a missão de conhecer e compreender a cultura local. As riqueza das terras e a diversidade cultural da região de Lobitos fazem dela um local de gastronomia exuberante e variada. O clima quente que cobre toda sua costa ofereceao exigente gosto de nossospraticantes de esportes com prancha uma variedade de peixes e frutos do mar que encantamseus paladares. Entre os pratos principais temos os ceviches e sudados, que combinam as espécies marinhas com ácidos, pimentas e ervas aromáticas que proporcionam sabores frescos e intensos. Os amantes das carnes vermelhaspoderão desfrutar do saboroso cabrito, cuja criação é própria da região.

Galerias | Mais Galerias