#clima #fenômenos naturais 

Intenso La Niña enfraquecerá nos próximos meses

Os modelos de previsão indicam por um enfraquecimento do fenômeno, caracterizado por águas mais frias no Pacífico tropical, tendendo a uma condição Neutra no inverno

12/Fev/2012 - NOAA / Surfguru

O La Niña continuou intenso durante janeiro de 2012, deixando a temperatura da superfície do mar no Pacífico equatorial abaixo da média desde agosto do ano passado, o índice de semanal permaneceu quase 1 grau abaixo da média em Janeiro. No entanto, a anomalia negativa tem enfraquecido no leste do Pacífico, indicado algum aquecimento. O conteúdo de calor nos oceanos (temperaturas médias na parte superior do oceano) está mais próximo da normalidade. Os Padrões Oceânicos e Atmosféricos atuais refletem um La Niña de fraco a moderado nos próximos meses.

A maioria dos modelos de previsão indica que o La Niña enfraquecerá durante o resto do Verão no hemisfério Sul e, em seguida, começará a se dissipar durante o Outono. Além disso, há evidências de que uma tal de onda Kelvin oceânica começa a perder força, o que pode aumentar as temperaturas em todo o Pacífico nos próximos meses.

A combinação de uma anomalia da temperatura enfraquecendo na subsuperfície, a evolução histórica sazonal, o modelo de previsão dinâmica indica um retorno à condição ENSO-neutra durante o outono do Hemisfério Sul, o que é provável de continuar no inverno. Portanto o La Niña provavelmente irá se dissipar e as condições neutras deverão predominar de Março a Maio de 2012.