#inclusão #atletas #mundial #nova geração #educação #ação ambiental #ecologia #escola 
Baía Formosa - Rio Grande do Norte - Brasil

Instituto Ítalo Ferreira se prepara para ser uma ondulação de transformação

Conrado Reis

Campeão Mundial e Olímpico, o atleta lança instituição como forma de desenvolver a nova geração de Baía Formosa para vida além do esporte, focado educação e oportunidade.

Muitas coisas acontecem entre o talento e a glória de ser coroado campeão mundial, ou olímpico. Ítalo Ferreira é um exemplo desse de características muito brasileiras e, em especial, de Baía Formosa. E nessa quinta (27/10), ele pode contar um pouco mais para a imprensa sobre como está prestes a estreitar ainda mais o laço com a comunidade em que nasceu e com as futuras gerações através do lançamento do Instituto Ítalo Ferreira!

A escolha do local da instituição já é um fator pessoal para Ítalo. A sede do Instituto será na antiga casa da avó do atleta, onde ele morou a partir dos 10 anos de idade e de frente para a praia onde ele aprendeu a surfar. Era ali que seu pai ia vender os peixes e ele aproveitava para surfar em cima de uma tampa de isopor, lembra. Agora, Ítalo espera que o local se torne um símbolo especial para outras ciranças e que esse espaço sirva para fomentar sonhos e o desenvolvimento das crianças.

As obras serão concluídas apenas no início de 2023 e quando completo, terá capacidade para atender diretamente até 500 crianças por ano. Hoje já tem atividades sendo realizadas, mas principalmente atividades físicas em áreas externas impactando 72 crianças e famílias. A ideia, segundo Ítalo, é ir aumentando a capacidade de funcionamento dentro do Instituto sem perder a qualidade de atendimento às crianças

A família do atleta também estará envolvida na gestão do Instituto junto à outras pessoas que já possuem experiência em gestão de instituições do tipo. A referência é o Instituto Neymar Jr., destacado a todo momento pelo atleta. Além de ter visitado a sede em Praia Grande-SP, o modelo de capacitação das crianças através de apoio escolar, ensino de idiomas, informática, atividades físicas, sustentabilidade e meio ambiente foram inspiradas no Instituto do atleta do futebol. Inclusive os advogados do Instituto Ítalo Ferreira são os mesmos do Instituo Neymar Jr., como revelado na entrevista. 

O projeto tem como foco o desenvolvimento das crianças como um todo, sem estar focado no surf. A ideia é que o centro seja um espaço para os pequenos desenvolverem suas habilidades, seja qual for o esporte ou a área de conhecimento. Durante a entrevista, Ítalo citou dois exemplos do que ele vê como função do Instituto: o primeiro caso era um menino que tem o sonho de ser um atleta de atletismo e tem um dom para isso. O segundo caso é um outro garota que mesmo sem ter tanto acesso, já consegue falar inglês com uma ótima fluência. Para Ítalo, o papel do Instituto seria oferecer condições de treino e guiar o primeiro menino para um futuro esportivo, com treinamento adequado, enquanto para o segundo seria necessário desenvolver a habilidade com línguas, por exemplo. Como disse, o objetivo é oferecer meios e ferramentas para as crianças desenvolverem as habilidades naturais dela, independente do campo!

Inclusive, fizemos a pergunta sobre como os atletas da IF15 (empresa de gestão de atletas do Ítalo) iriam se relacionar com o Instituto e o Ítalo já adiantou que não possuem nenhuma correlação direta com o Instituto. O apoio aos atletas de Surf tem um foco específico e o desenvolvimento voltado para o esporte, enquanto dentro do Instituto a ideia é dar auxílio para as crianças escolherem o caminho que mais de adaptarem. Vale destacar que para participar do Instituto a criança deve estar matriculada na escola.

Ainda deu tempo de falar sobre outros temas, como a adaptação ao novo modelo de finais da WSL e a preparação física que ele vem mantendo desde as Olimpíadas. Ao ser questionado sobre o WSL Finals, Ítalo ressaltou a importância de se adaptar às condições e regras de disputa. Tem atletas que concordam, tem atletas que não, mas o que importa é que para levantar o caneco, vai ter que entrar na água nesse formato...

Inclusive a preparação para o evento se torna diferente: esse ano por exemplo, Ítalo foi até a final contra o Filipe e poderia ter surfado um total de 6 baterias no mesmo dia, mais de 3h no mar surfando em alta intensidade. Por isso, o cuidado com o peso e com a preparação voltada para a resistência tem sido o foco! 

Ainda deu para descobrir a onda e prancha dos sonhos do Ítalo: 8 pés no Pontal de BF - que nunca deu, segundo ele - com a prancha que ele usou em Keramas, 2018. Acho que só prova o quanto ele ama estar em casa e o quanto esse Instituto vai ser mais uma peça nesse vínculo!

Galerias | Mais Galerias