Hermes Falcão - Indo Mentawai

A Barca partiu no dia 27 de maio rumo ao paraíso dos Barrels, Mentawai e G-Land. Estávamos em 7: Petrônio Tavares, Bruno Pig, Dado Montenegro, Italo Magalhaes, Diego Mattei, Augustinho e eu Hermes Falcão

11/Jul/2012 - Hermes Falcão - Indonésia

Como tudo que é bom tem um preço, saímos no domingo dia 27 de casa e só fomos chegar em Padang (Sumatra) na quarta feira dia 30/05 e só conseguimos fazer a primeira bateria de surf no dia 31.

Chegamos em Padang muito ansiosos pra pegar os primeiros barrels, porem tivemos a noticia que o barco só sairia pra Mentawai no anoitecer e que ainda teríamos 12h de navegação até o destino tão esperado.

Saímos do Homestay por volta de 17:00 para enfim pegar o barco, e logo nos deparamos com uma chuva que parecia que o mundo ia se acabar por lá e no transbordo do carro para o Barco já nos molhamos geral do bote até barco.

A galera estava adrenalizada tanto pela previsão do swell que indicava altas ondas para a nossa Trip, como também pela navegação naquela chuva que indicava tempo péssimo até a região de Playgrounds. E assim foi, a navegação foi Punk, bateu muito, balançou demais e alguns colegas que integraram a boat trip do RJ, passaram muito mal.

Depois de toda essa jornada, acordamos com a recompensa de frente para a nossa janela do barco, as famosas direitas de Nipussi e Bankvaults clássicas. Todo mundo se agilizou rápido e pulou na água. Pegamos altas ondas de 1 a 1,5m perfeitas e a pancadaria começou forte. À noite o clima da galera era outro, todo mundo com o sorriso que parecia que nós tínhamos nos teletransportado do brasil até ali.

No outro dia fizemos mais uma bateria show naquelas ondas, mas infelizmente, sofremos uma baixa de 2 dos melhores surfistas da trip, Bruno Pig e Diego Mattei, que sofreram uma lesão muscular no braço e na perna respectivamente. O pior que a galera esperava um show de surf desses 2 que já nos primeiros dias mostraram para que foram e botaram tudo pra jogo. Mas trip de surf é isso mesmo, poderia ser pior e eu como crente em Jesus Cristo, lhes confortei com um versículo bíblico que diz, que Deus está no controle de todas as coisas, nada acontece por acaso, nem um fio de cabelo da sua cabeça cai sem que passe pela permissão do nosso senhor Jesus.

A trip continuou rumo a BurgerWorld, onde pegamos mais uma direita alucinante e show de surf. Mas o melhor ainda estava por vir, pois o swell iria entrar no dia seguinte. Dormimos numa baía rumo a Lances Left e o barco finalmente ficou totalmente parado para descansarmos. Quando acordamos estávamos com mais uma surpresa, Lances Left com 6 pés lisinho e com uma previsão de subida boa para a tarde. Tivemos o privilégio de surfar e assistir um dos melhores surfistas do mundo: Jamie O'Brien. Logo, todos caíram na água novamente pela manhã, pegamos altas ondas, mas a tarde o mar deu uma reagida e a cobra começou a fumar. Pegamos as nossas maiores pranchas e botamos pra baixo nas series de 8 a 10 pés com um volume de água considerável. O Pig mesmo contundido, pegou umazinha pra matar o verme e jogar um pouco de adrenalina no corpo e lesionou o braço mais ainda. Eu, Petrônio, Augustinho e o Capitão Kadu que já passou pelo ceará no passado, botamos pra baixo forte e mostramos que as marolas do Ceará nos dão preparo físico e atitude.

Porém o ápice do surf chegou foi na World Class Wave chamada Greenbush, pra mim essa é a melhor onda de Mentawai. A onda quebra em uma bancada rasa de corais afiados, em compensação os tubos rodam largos do drop até o final da onda. A onda tem 2 seções de puro tubo, a primeira logo no drop e a segunda seção que se estende por uma bancada ainda mais rasa, ficando um tubo longo e largo rodando por volta de uns 100 metros. Pegamos aquelas esquerdas de gala e pouco crowd. Deus nos abençoou com tubos pra toda a galera do barco e pra quase todo mundo esses foram os Tubos da vida. Pra melhorar ainda mais, o crowd fez tanto a cabeça pela manhã que caímos na água a tarde somente com 1 Ausise. Aí sim, foi show de tubo um atrás do outro sem ter que dividir onda com ninguém, pois a medida que voltávamos de uma onda o outro já tinha pego e já estávamos na prioridade novamente. Foi demais, uma pena estar nublado e não ter pego as imagens dessa tarde com tantos Barrels.

Pra fechar a trip, pegamos 3 dias de Macaronis com pouco crowd e ondas de 1 metro com formação perfeita. A galera soltou o esqueleto, alongou, soltou o pé e inverteu tudo, era água pra todo lado. A onda é um verdadeiro parque de diversão, HIGH PERFORMANCE, um verdadeiro mini ramp pra surfista, uma onda igual a outra. Todo mundo fez um show de surf e a pancadaria foi o que marcou o final da trip.

Queria agradecer a Greenish pelo apoio e parabenizar o nosso capitão Kadu Maia do Star Koat pela excelente tripulação, pelo excelente serviço e pelas maravilhosas comidas servidas a bordo.