Heitor Alves vence o WQS em Paracurú
Cearense, com a vitória em Paracuru, assume a liderança do ranking da divisão de acesso do Circuito Mundial
31/Jan/2010 - Roberto Pierantoni - ZDL - Paracuru - Ceará - BrasilCom a vitória, o surfista de Fortaleza faturou um prêmio de U$ 20 mil (cerca de R$ 36 mil). Na segunda colocação da primeira etapa da temporada 2010 do WQS realizada no Brasil, ficou outro brasileiro, o catarinense Alejo Muniz.
O potiguar Alan Jhones e o havaiano Sebastien Ziets terminaram em terceiro lugar e completaram o pódio. A entrega dos troféus foi acompanhada por cerca de duas mil e quinhentas pessoas, que lotaram as areias da praia do Ronco do Mar, local da disputa. O público, que deu um espetáculo à parte, vibrando como se estivesse em um estádio de futebol a cada manobra dos finalistas, carregou Heitor Alves até o pódio enquanto um grupo de crianças de um grupo de maracatu embalava a todos com o ritmo nordestino.
"Essa vitória foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Começar bem a temporada é super importante e me dá mais confiança para eu conquistar meu objetivo, que é retornar para o ASP World Tour (principal circuito do Mundial)", afirmou Heitor Alves, ainda nos braços dos torcedores. Ele competiu no principal circuito do "tour" da ASP em 2007 e 2008. "Nunca vi uma torcida tão grande torcendo para um cara só. Também não poderia ser diferente, já que estou em casa", disse o vencedor, que mora na capital cearense, mas frequenta Paracuru desde criança.
A bateria final foi emocionante, com Heitor Alves e Alejo Muniz obtendo notas altas em todas as ondas que surfaram. Contudo, segundo os juízes, o cearense foi superior na soma das duas melhores ondas e se sagrou vencedor com uma diferença de apenas 0,7 décimo. O representante do Ceará conseguiu uma somatória de 16,07 (em 20 possíveis) contra 16,00 de Alejo Muniz, que, além do segundo lugar, obteve a nota (9,67) e a somatória (17,77) da competição. "Tudo o que eu queria era começar o ano bem e consegui", declarou o catarinense.
O havaiano Sebastien Zietz, que dividiu a terceira colocação com Alan Jhones, esbanjou simpatia ao dizer que vai levar boas recordações de Paracuru. "Adorei tudo o que aconteceu aqui. Consegui o melhor resultado de minha carreira, surfei boas ondas e me divertir bastante. Sem falar que este lugar é lindo, as mulheres são bonitas e o povo é muito acolhedor", afirmou o estrangeiro mais bem colocado nas ondas da praia do Ronco do Mar, que está no Brasil pela primeira vez.
Participaram da etapa 144 surfistas, de 17 "países": Estados Unidos, Brasil, França, África do Sul, Austrália, Espanha, Taiti, Havaí, Porto Rico, Portugal, Uruguai, País Basco, Chile, Ilhas Reunião, México, Argentina e Indonésia. Vale lembrar que Havaí (Estados Unidos), País Basco (Espanha) e Ilhas Reunião (protetorado da França) são forças independentes no Circuito Mundial, de acordo com a ASP.
O Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 foi uma realização da Maresia em conjunto com Classic Promoções, FCS - Federação Cearense de Surf e TOP 16 Promoções. Os co-patrocinadores são Governo do Estado do Ceará - Secretária do Esporte e Prefeitura de Paracuru - Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Os divulgadores foram rádio Fortal 91,3 FM, Fluir, Beach Show, Wave Wind e portais Cearasurf e EmfocoSurf.
Os apoiadores foram a ASPA - Associação de Surf de Paracuru, Planeta Surf Board Shop, Jamaica Surf Shop, Sumatra Surf Co., Tent Beach, Tchuk Jhones Surf Street, Overboard, Mabuya, Paranoid, Surf Trip, Ecológica, Bali, New Look Surfwear, Bahamas Surf Shop, Ocean Drive Surfshop, Surfbeat Surf Shop, Desert Point, Oceanos BoardShop, Hawaii Surf Wear, Big Surf, Drop Line Sport Radicais, Litoral 655, Pipeline, 200 Milhas, Point Radical Surf Street, Aldeia dos Ventos e Reggae Club.
Resultado
1º Heitor Alves (BRA-CE)
2º Alejo Muniz (BRA-SC)
3º Alan Jhones (BRA-RN) e Sebastien Ziets (Havaí)
5º Hizunomê Bettero (BRA-SP), Pedro Henrique (BRA-RJ), Thiago de Sousa (BRA-CE) e John Max (BRA-RN)
Ranking WQS 2010
1º Heitor Alves (BRA) - 3.000 pontos
2º Alejo Muniz (BRA) - 2.250
3º Sebastien Zietz (HAV) e Alan Jhones - 1.688
5º Hizunomê Bettero (BRA), Pedro Henrique (BRA), Thiago de Sousa (BRA) e John Max (BRA) - 1.266