#surf #ataques 
Santos - São Paulo - Brasil

Hang Loose Surf Attack com período de espera por boas ondas em Santos

Fábio Maradei

O Hang Loose Surf Attack terá a sua abertura neste ano com novidade. A etapa inicial do circuito paulista nas categorias de Base será realizada em Santos, com período de espera por boas ondas, no Quebra-Mar, tradicional pico do surf brasileiro.

A “janela” será entre os dias 15 e 20, com a preferência que as disputas sejam realizadas no final de semana. A confirmação dos dois dias de competição será divulgada no site da Federação Paulista três dias antes da data escolhida, de acordo com as previsões meteorológicas.

“Como Santos é um local com excelentes ondas, porém não muito constante, optamos por um período de espera durante as férias escolares. Obviamente nossa preferência será para realizar o campeonato no final de semana, nos dias 19 e 20, mas todos os inscritos devem saber que o evento pode começar a partir do dia 15”, afirma o diretor técnico do Circuito, Marcos Bukão.

Ele ressalta que o Hang Loose Surf Attack tem revelado grandes valores para o surf brasileiro e mundial. Entre eles e num passado bem recente, os quatro melhores brasileiros no Circuito Mundial Profissional: o atual líder Gabriel Medina, de São Sebastião, o sexto colocado, Adriano de Souza, de Guarujá, Filipe Toledo, de Ubatuba, e Miguel Pupo, também sebastianense, que figuram entre os tops 20 do Tour.

Todos com títulos estaduais, que “alavancaram” o início de suas trajetórias. “Hoje, quando vibramos com as conquistas dos Brazilian Storm no WCT, é impossível não ligar a formação desses atletas ao Circuito Hang Loose Surf Attack, uma vez que esse campeonato foi parte integrante em suas preparações”, ressalta Bukão.

Em disputa, cinco categorias, a júnior (até 18 anos), a mirim (limite de 16 anos), a iniciante (no máximo 14 anos), a estreante (12 anos para baixo) e a petit (sub10). Além disso, os surfistas também somam pontos para o ranking por cidades. No ano passado, Santos também foi a sede da etapa inicial do Circuito, com disputas acirradas.

Marcos Corrêa, de São Vicente, faturou a júnior, abrindo o caminho para o bicampeonato. Na final, ele superou o novo fenômeno, Samuel Pupo, irmão caçula de Miguel Pupo, vencendo por uma diferença mínima: 16,40 a 16,00. Samuca também estava na final de sua faixa etária, a iniciante, garantindo a vitória. Na mirim, quem levou a melhor foi Vitor Mendes, de Guarujá, enquanto que na estreante, o primeiro lugar ficou com Kauê Germano, de São Sebastião, e na petit, com Diego Aguiar, de Ubatuba.

O Circuito Paulista das categorias de Base foi criado em 1988, inicialmente com as categorias júnior e mirim. Depois, foi crescendo até chegar ao formato atual. Desde 1995 conta com o patrocínio da Hang Loose, sobretudo pelo incentivo do empresário Álfio Lagnado. “Hoje é a nossa prioridade. Tanto que já estamos com o campeonato há quase 20 anos. O Hang Loose recebe atletas de todo o Brasil e é onde realmente o amador é testado, colocado à prova para seguir a carreira, visto os resultados no WCT”, afirma Álfio.

ETAPAS - No total, o Hang Loose Surf Attack terá quatro etapas. Depois de Santos, será a vez de Guarujá, na Praia de Pitangueiras, nos dias 6 e 7 de setembro. Na sequência, os surfistas competem na Praia da Baleia, em São Sebastião, nos dias 25 e 26 de outubro; e a grande final será nos dias 15 e 16 de novembro, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.

Em todas as etapas, o evento conta com tendas com diversões, como pebolim e ping pong, slackline, além de várias gincanas educacionais e recreativas, também abertas ao púbico, com brindes durante todo o dia. Para quem não puder acompanhar as disputas na praia, há a transmissão ao vivo pela internet, no site www.hangloose.com.br.

2013 – No ano passado, o Hang Loose Surf Attack teve como campeões Marcos Corrêa, na júnior; Wesley Dantas, na mirim; Samuel Pupo, na iniciantes; Eduardo Motta, na estreantes; e Diego Aguiar, na petit. Na etapa final, em Ubatuba, o grande destaque ficou para a conquista “em casa” de Wesley Dantas. Eduardo Motta também festejou o título, enquanto que as outras três categorias já estavam definidas por antecipação, sendo que Marcos e Samuel garantiram os bicampeonatos. Vindo de Florianópolis/SC, Mateus Herdy foi outro destaque nas ondas de Itamambuca, com as vitórias na estreante e na iniciante.

O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Hot Water, Super Tubes, Sthill e Surftrip. Copatrocínios de GoPro, Rhyno Foam, Reef, Amazoo Açaí e CT Wax. Divulgação: Revista Fluir. Apoios das prefeituras de Santos, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.

RANKING 2013

CATEGORIA JÚNIOR

1 Marcos Corrêa – Praia Grande – 2.710 – bicampeão

2 Samuel Pupo – São Sebastião – 2.629

3 Wesley Dantas - Ubatuba – 2.062

4 Guilherme Silva – Guarujá – 1.997

CATEGORIA MIRIM

1 Wesley Dantas - Ubatuba – 2.431

2 Vitor Mendes – Guarujá – 2.312

3 Gabriel Medeiros – Ubatuba – 2.268

4 Guilherme Silva – Guarujá – 2.212

CATEGORIA INICIANTE

1 Samuel Pupo – São Sebastião – 3.000 – bicampeão

2 Mateus Herdy – SC – 2.710

3 Kauê Germano – São Sebastião – 2.285

4 Pedro Dib – São Sebastião – 2.268

CATEGORIA ESTREANTE

1 Eduardo Motta – Guarujá – 2.800

2 Kauê Germano – São Sebastião – 2.556

3 Vinicius Parra – Santos – 2.366

4 Diego Aguiar – Ubatuba – 2.114

CATEGORIA PETIT

1 Diego Aguiar – Ubatuba – 3.000

2 Tainá Hinckel – SC – 2.620

3 Caio Costa – São Sebastião – 2.529

4 Yuri Beltrão – Santos – 2.122

CIDADES

1 São Sebastião – 4.000

2 Guarujá – 3.420

3 Ubatuba – 3.420

4 Praia Grande – 2.843

Galerias | Mais Galerias