#competições #ondas grandes #big surf #surf 
Hawaii - Estados Unidos

Greg Long conquista o Eddie Aikau

ASP

Depois de 25 anos, a maior parte deles gastos em espera, Waimea Bay garante um evento de proporções lendárias

Passaram-se 25 anos desde o dia em que o primeiro "Eddie" foi realizada em ondas de até 50 pés no North Shore de Oahu, como em uma sugestão. Com o irmão mais novo, Clyde, ainda concorrendo, com a idade de 60 anos, juntamente com os maiores big riders do planeta, uma arena lotada comemorava cada onda surfada no sol brilhante digno de uma homenagem ao herói local Eddie Aikau.

Quando tudo foi dito e feito, foi o Californiano Greg Long, 26 anos, de San Clemente, que dropou uma bem grande no final do dia, para reivindicar os 55.000 dólares do vencedor. Long estava comprometido com uma inacreditável filosofia "nunca diga morri" de ataque, garantindo todos os quatro de seus melhores resultados - vários deles "desafiando" a morte e um deles foi uma perfeita onda de 100 pontos, em 40 a 50 pés. Foi o ponto mais alto de sua carreira até hoje - bastante incrível, dado que ele só surfou em Waimea pela primeira vez esta semana.

"Eu estou tão feliz de estar aqui, convidado para o maior evento de ondas grandes do mundo, com todos os meus heróis, eu estou muito animado", disse Long.

"É um sonho para mim. Pegar ondas grandes é a minha paixão e eu tenho seguido o Eddie desde que eu compreendi exatamente o que significava, eu tinha provavelmente 12 anos de idade, apenas começando no surf. Desde então, tive todos os posteres de Brock Little até Bruce Irons na minha parede. Eu olhava para esses caras como uma inspiração, e estar aqui com Sunny (Garcia) e Kelly Slater é um sonho para mim. Eu nunca pensei que este, que foi o meu primeiro ano de surf do evento, fosse acabar com uma vitória, é realmente um sonho de infância que se torna real.

"Eu ainda estou aqui de pé em reverência, e quero ir buscar as notas, para me certificar de que alguém não vá levar isto de mim.

"É realmente sobre pegar boas ondas e celebrar o oceano. É o que devemos fazer: ir lá e surfar ondas grandes. O respeito e a camaradagem na água você não encontra em muitos lugares do mundo, e este evento realmente encapsula tudo o que é grande sobre surf: as amizades que você faz na água e a preocupação com os outros. "

The Monster Drop Award, para o drop mais irado, porém bem-sucedido do evento, foi para o Chileno Ramon Navarro, que também terminou em quinto lugar geral. Esta é sua primeira vez como um convidado para o evento. A onda vencedora de Navarro foi uma das últimas da competição, enorme, aparentemente interminável sobre seu backhand, seguido por uma detonação de espuma de onde ele emergiu e, em seguida, ficou preso por toda continuação até a praia. Ele ganhou um perfeito 100 pontos.

Navarro veio pela primeira vez em 2004, para surfar Waimea com um convite do amigo, companheiro e hoje concorrente, Kohl Christensen. Ele vendeu empanadas assadas para pagar seu aluguel. Hoje foi o dia do pagamento. Navarro ganhou 10.000 dólares pelo Monster Drop Award, e US $ 2.000 pelo quinto lugar. Foi um grande resultado para alguém que quase não surfava, depois que a sua esposa, grávida, foi acidentalmente ferida na praia.

"Este é um sonho para mim", disse Navarro. "Eu quero agradecer a Kohl Christensen, Middleton Dusty e toda a equipe, pois esses são os caras que me convidaram e me ensinaram a surfar na baía de waimea. Aprecio tudo desses caras."

O Nove vezes campeão mundial, Kelly Slater, que ganhou aqui em janeiro de 2002, ficou em segundo lugar depois de liderar o quadro de pontuação a partir da segunda bateria do dia. Long virou o jogo sobre ele na hora final da competição. Tudo o que Slater podia fazer era olhar para dentro com descrença, enquanto a multidão frenética estava pronta para comemorar com alguém. Slater ganhou US $ 10.000. O terceiro lugar foi do Havaiano Sunny Garcia, ganhando US $ 3.000. O Quarto foi o ex-campeão do Eddie, Bruce Irons de Kauai, US $ 3.000.

O camarada de Navarro, Christensen pode reivindicar a vaca mais devastadora do dia, que continua queimando em todas as mente aqui hoje. Ele também postou diversas pontuações sólidas, mas uma vaca como a sua é tão inesquecível como uma vitória.

A chamada de espera para hoje e para o resultado que se seguiu foi surpreendente, principalmente porque muitos estavam questionando em não correr ontem com o surf de 40 pés.

Pela tarde, todos os envolvidos estavam atordoados quando o diretor de prova de 79 anos, e ícone dos big riders, George Downing tinha mantido a calma tão bem e agendou perfeitamente para o segundo pico de energia de swell.

As últimas 48 horas de Surf foi o maior episódio de swell a atingir as ilhas havaianas em 40 anos.

A partir do momento em que o evento foi iniciado ao amanhecer, até a final de vacas surpreendentes, que vieram com o pico do swell pico à tarde, o ar estava cheio de névoa salina e adrenalina. Não havia um metro quadrado de areia e pedra de lava que estivesse vazio como uma multidão de mais de 50.000 lotando o anfiteatro natural de Waimea Bay para experimentar o encontro da Mãe Natureza e homens que surfam montanhas.

As vacas insanas que aconteciam como dominós, os 28 surfistas do evento que põem suas vidas em jogo pela honra de Aikau hoje - tudo feito para a história do grande dia do Quiksilver In Memory of Eddie Aikau.

O mais conhecido dos big riders de Waimea Bay e salva-vidas, Eddie Aikau, estava sorrindo para os seus sucessores de hoje. Junto com os surfistas, ele teria admirado os Water Patrol havaianos que mantêm os surfistas seguros durante todo o dia de ontem e de hoje. Não há maior coleção de anjos da guarda do mar do que os salva-vidas do North Shore.

Galerias | Mais Galerias