#ondas grandes #ondas extremas #competições #big surf 

Grant Baker Vence em Mavericks

O Sul-Africano Grant "Twiggy" Baker venceu o Body Glove Mavericks Invitational apresentado pela GoPro em ondas gigantes com paredes que excediam os 40 pés

25/Jan/2014 - Jessica Banks - San Francisco - Califórnia - Estados Unidos

Competindo contra 23 dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo, na quarta parada do Xpreshon Big Wave World Tour (BWWT), Baker deu uma clínica de surf de alta performance em ondas grandes durante todo o evento, ganhando a sua bateria do Round 1, terminando em segundo na semifinal e dominando a final.

O quarentão de Durban pegou a maioria ondas, decolando na posição perfeita, manobrando o seu caminho em torno da espuma esmagadora e puxando para dentro e saindo de um tubo de boca aberta.

Ele pegou duas ondas de 10 pontos perfeitos no dia, a primeira no Round 1 e outra na final, onde terminou com um recorde quase perfeito de 29.33 em 30. "Estou me sentindo muito bem - incrível! de verdade", disse Baker no barco sede após a final. "Dois dos meus surfistas favoritos no mundo, Shane Dorian e Greg Long, estavam na final, de modo que ganhar em Mavericks é o melhor sentimento do mundo!"


"As ondas estavam muito grandes - havia séries com cerca de 20 pés ( 40 pés de parede ) na final. O vento ficou agitado e parecia que não havia nenhuma maneira que você poderia dropá-las. Nós apenas baixamos nossas cabeças e tivemos que ir porque era a final. Eu tive sorte em não pegar um solavanco no meio e do caminho ser catapultado".

"Eu gostaria de agradecer a todos na África do Sul pelo seu apoio. É isso, somos os melhores". Baker disse que depois de ter sido orientado próximo ao barco pelos conterrâneos da Cidade do Cabo, Frank Solomon (um competidor alternativo para o evento) e Chris Bertish, o campeão de 2010 de Mavericks, que foi eliminado no Round 1 hoje, depois de um vôo de 36 horas de sua cidade natal, saindo na quarta-feira e chegando em Santa Cruz na quinta-feira à noite.


A vitória foi a segunda de Baker em Mavericks, depois de seu triunfo em 2006 e também o seu segundo na sucessão no BWWT, após a sua vitória no Arnette Punta Galea Challenge, na Espanha em dezembro. Ele agora tem uma vantagem substancial no ranking de 2013/14 .

Shane Dorian (Hawaii) terminou em segundo lugar, apesar de só chegar ao local do evento às 5 da manhã na sexta-feira, depois de passar oito horas na quinta-feira remando em ondas enormes em Jaws, na ilha havaiana de Maui. As enormes ondas e condições de vento complicados, produziram algumas vacas espetaculares, incluindo um caldo de duas ondas seguidas de Mark Healy, e a vaca de cabeça para baixo de Anthony Tashnick, e o mergulho desafiando a morte de Shawn Dollar, quando ele foi catapultado de sua prancha.

O diretor de prova Jeff Clark declarou: "Todas as coisas estavam no local com os patrocinadores e a organização, e quando tudo está em ordem, o oceano faz coisas incríveis, e hoje foi um desses dias. ele continuou: " Os competidores realmente colocaram sua capacidade à prova em um dia muito difícil."

Assim como na última temporada, a fim de manter a proteção da segurança pública e do meio ambiente, as autoridades locais fecharam todas as estradas para Pillar Point, incluindo o acesso à praia e ao penhasco. O Festival de Visualização de Mavericks deu aos fãs um lugar seguro para se reunir no litoral e assistir a ação em duas telas jumbo HD, ouvir música, comida e entretenimento, escutar os comentários exclusivos e ter acesso à Cerimônia de Premiação.

O Xpreshon BWWT continua com a Seatka Pro em Nelscott Reef no Oregon, EUA, e o Dive e Surf @ Todos Santos, no México, sendo que ambos têm períodos de espera que terminam em 31 de março de 2014 a esperam por condições ideais.

Resultado:

1 . Grant Baker ( Durban, África do Sul) - 29,33 pts

2 . Shane Dorian (Hawaii) - 25.53

3 . Ryan Augenstein ( Califórnia) - 16,66

4 . Tyler Fox ( Califórnia) - 12,66

5 . Greg Long ( Califórnia) - 12,00

6 . Anthony Tashnick ( Califórnia) - 0,0