#pranchas #equipamentos #surf 
Leiria - Portugal

Garrett McNamara Vai a Quase 65 Km/h em Nazaré

Surfersvillage.com

No fim de semana passado, Garrett McNamara foi cronometrado surfando a 62 quilômetros por hora em uma onda em Nazaré.

 Ele fez isso em uma prancha especialmente construída e lastreada fornecida pela Mercedes Benz. A razão de GMAC bater numa montadora alemã foi porque sua atual safra de pranchas de tow-in não podiam correr mais que as velocidades em que aquelas ondas gigantes improvável-de-ser-surfada-pelo-homem viajam.

A façanha, que afirma um comunicado de imprensa nunca tinha sido feito antes, foi possível graças ao sistema de telemetria desenvolvido pela Mercedes-Benz, no contexto do Projeto MBOARD - que resultou na construção de quatro pranchas de luxo exclusivamente para Garrett McNamara.

Nós conversamos com Garrett pouco antes de ele deixar Portugal de voltar para casa no Havaí. McNamara irá regressar a Portugal em Outubro deste ano.

Tem sido um ano fenomenal. Que swell mais se destacou?

Foram todos tão diferente que eu não posso dizer que um é melhor que o outro. Houve um swell em dezembro, que definitivamente se destacou a partir das imagens que vi.

Vamos colocá-lo na berlinda: Que onda deste ano foi a maior surfada (ou a "tentativa" de surfar se você ouvir Laird)?

Eu não sei, porque houveram tantas grandes e todas elas quebram tão diferentes. As esquerdas são mais de cima para baixo e as direitas ruem, realmente não tenho certeza.

Se você quiser bancar o meteorologista, por que o surfe foi tão grande e consistente em relação a outros anos?

Ele não pareceu muito diferente para mim. Eu só acho que as pessoas estão finalmente percebendo o que está acontecendo na Europa.

As sessões de Nazaré atingiram o limite do insurfável, porque Cotty não pôde correr mais que a espuma. O que você pode fazer para surfar o limite insurfável? É fisicamente possível?

Você tem que estar preparado e ter o equipamento certo com as condições adequadas. Você tem que desenhar a linha certa e estar pronto, se ela vai lhe bater com a sua prancha apontando diretamente para que você não role! Fácil de dizer difícil de fazer!

Com isso em mente, onde você está com o equipamento - O que você está usando e onde é que projeto tem que ir para montar este limite insurfável?

As pranchas têm de ser capazes de lidar com velocidades mais rápidas e serem capazes de absorver os solavancos. A prancha da Mercedes é mágica e é feita especialmente para estas condições. A prancha é realmente a melhor que eu já surfei em ondas gigantes e agitadas.

O que é diferente na sua construção?

É muito rígida entre os pés e muito flexível no bico. Ela se ajusta no bico e atinge velocidades como eu nunca experimentei. O peso é incorporado à prancha em vez de parafusado na parte superior. Ela faz um surfe fora de controle mais suave e divertido.

Por que uma prancha da Mercedes e não do seu shaper habitual?

A Mercedes me procurou para fazer a prancha ideal para as condições que enfrentamos lá fora. Eu não conheço ninguém que teria dito não. Eles produzem a mais alta qualidade com a mais recente tecnologia, assim eu tive a honra e aceitei de bom grado.

Galerias | Mais Galerias