Gabriel Sodré no Dia Internacional dos Tubos em Maresias
O carioca Gabriel Sodré resolveu fugir da loucura do Rio de Janeiro na época da Copa, e foi parar em Maresias, onde achou boas ondas e muito tubo!
27/Jun/2014 - Gabriel Sodré - São Sebastião - São Paulo - Brasil"Eu estava em casa no Rio de Janeiro, já louco com essa coisa toda de copa do mundo, sem surfar há mais de uma semana, porque além de estar sem onda na zona sul, está impossível de se locomover na cidade com essa loucura dos jogos da copa.
Tratando de uma lesão no joelho que não para de me incomodar, já estava enlouquecendo! Quando vi uma luz no fim do túnel, uma previsão que eu já esperava a algum tempo, parecia que um bom swell ia encostar no litoral norte de São Paulo e tudo indicava que ia rolar altas ondas em Maresias.
Sem pensar duas vezes contactei uns amigos de lá que me confirmaram que a previsão era animal, arrumei minhas malas e parti em busca das ondas. Tudo indicava que ia ser um fim de semana de muito surf, o único problema é que era feriado, então o crowd ia estar pesado... Sem nem pensar nisso e louco pra sair do RJ, peguei a estrada!
A previsão era do swell subir na tarde de quinta (dia que sai do rio), e já na sexta amanhecer grande e quase sem vento (e ainda era o dia internacional do surf), tudo indicava que iam rolar altas ondas. mas a natureza é difícil de prever, realmente na sexta o mar amanheceu grande, mas ainda muito mexido e sem condições de surf, fiquei meio decepcionado mas fui em busca de algum pico que estivesse surfável. Peguei umas ondas na Paúba, mas nada demais, ainda muito balançado.
A esperança era que sábado entraria o vento terral e o mar começando a diminuir apareceriam os tubos. Cheguei bem cedo na praia e o mar tinha começado a acertar, com alguns tubos já rodando, mas ainda nao era o que fui buscar, além do crowd, que estava intenso. Rolaram boas ondas este dia, a previsão era que pra domingo o mar diminuiria bastante. Um pouco decepcionado acordei no domingo meio sem esperança, mas ao chegar na praia o mar tinha ganhado força e o vento terral até que enfim soprou e forte. Foi um dia que ficará guardado na minha memória, altos tubos, sol e minha namorada registrando estes momentos incríveis da areia.
Decretei então dia 22 de junho como o Dia Internacional dos Tubos!!!!! Mais uma coisa que tive certeza é que a natureza é realmente imprevisível e que mesmo com toda essa tecnologia de hoje, nunca podemos deixar de checar o mar, mesmo que as previsões indiquem o contrario. Obrigado a todos que tornaram possível este fim de semana mágico!"