#viagens 

Fred Vilela - Mentawai Star Koat 2013

Todo surfista um dia ainda pensa em fazer uma trip para as ilhas Mentawai, na região de Sumatera na Indonésia

21/Mai/2013 - Fred Vilela - Indonésia

As ondas que desenhamos em nossos cadernos de escola podem sim ser facilmente encontradas por lá. Basta ir lá conferir. É do outro lado do mundo. Longe? Não! Perto, muito perto! Longe é um lugar que não existe! (palavras de um velho homem do surf). A viagem é "curta", saindo do Brasil são 12 horas de voo até Dubai, depois mais 8 horas para Kuala Lumpur, na Malásia, depois mais 2 horas para Padang, na Indonésia, e do porto de Padang são mais 12 horas de barco até chegarmos as Ilhas Mentawai. Brincadeirinha de dar a volta ao mundo.

Pois bem, em abril de 2013, a bordo do Star Koat, da Mentawai Surf Charter, partimos para a trip dos sonhos em busca de ondas perfeitas. Acordamos em Lance's Right, na ilha de Sipora. Boas ondas entravam em cima da bancada, mas o vento entrou e de lá fomos conferir outra direita que se chama Bitang. Ficamos surfando em Bitang pelo resto do dia, e no dia seguinte avistamos boas ondas em Lance's Left. Pegamos boas ondas lá e por volta do meio dia o comandante do Star Koat, o brasileiro Kadu Maia, nos informou que poderia ter boas ondas em Lance's Right, também conhecida como Hollow Threes. A vantagem de se estar em um barco nas ilhas Mentawai é a mobilidade, ou seja, pela manhã estávamos surfando uma onda e à tarde poderíamos estar em outra a depender das condições de ondulação e vento. Pois bem, nos dirigimos para Lance's Right e ao chegarmos nos deparamos com ondas incrivelmente perfeitas se enroscando na bancada rasa de coral, e o melhor, apenas duas cabeças na água. Sem dúvida alguma fomos presenteados com ondas fantásticas em Lance's Rigth. A máquina não parou durante o dia inteiro. Melhor session de surf da trip. Daí que além da vantagem de se estar em um barco também existe a vantagem do conhecimento da região e das condições para surf de quem está no comando da trip.

Da ilha de Sipora partimos rumo ao sul e chegamos em Macaronis, esquerda que dispensa apresentação, uma vez que é uma das ondas que mais aparece em filmes de surf. Macaronis. Não estava grande, mas foi lá que a galera botou o surf de manobras pra fora. Todos viraram meninos nas ondas de Macas. Hot Dog session!!! Com uma boa previsão de swell, nos dirigimos novamente para a Ilha de Sipora e de lá fomos para Siberut, na região de Playgrounds, para aguardarmos a chegada dele. Lá surfamos ondas que apresentaram excelentes condições para o surf quando o swell está pequeno como Nipussy e Burguer World. Diversão total nesses picos e sempre éramos presenteados com um por do sol irado regado por cervejas e mais cervejas para comemorar o dia de surf em Mentawai.

Com a chegada do swell, nos dirigimos para Bank Vaults que é uma direita nervosa e que quebra ondas muito boas com swell grande. E foi isso que encontramos. Ondas grandes em Mentawai. Ondas fortes. Ondas que exigiam pranchas maiores e muita coragem para surfá-las. Tem que ter cuidado em Bank Vaults senão a coisa fica feia. De Bank Vaults fomos para Hideaway que é uma esquerda muito tubular e consequentemente possui uma bancada de coral muito rasa. Tubos irados foram surfados nos dois dias em que estivemos em Hideaway que é a cara da Indonésia.

Nossa trip foi recheada de ondas boas e de momentos mágicos com os amigos. Pegamos boas ondas durante toda a trip pelas ilhas Mentawai. Por lá o crowd é bastante educado, todos se respeitam e tem onda pra todos os gostos espalhadas por diversos picos e ilhas de uma região que podemos chamar de Mentawai Dreams, porque lá sim vivemos um sonho. Nossos agradecimentos ao comandante Kadu Maia e toda a tripulação do Star Koat pela atenção dispensada. BAGUS.