#surf #atletas 

Final de tirar o fôlego na 3ª Etapa da Taça Brasil 5000 em Matinhos/PR.

12/Ago/2024 - FEDERAÇÃO PARANAENSE DE SURF

O Pico de Matinhos foi palco de pura emoção no último dia da 3ª Etapa da Taça Brasil 5000, que também é a quinta etapa do Circuito de Acesso ao Dream Tour 2024. As baterias de hoje trouxeram viradas eletrizantes do início ao fim, com os atletas entregando um verdadeiro show de surf nas direitas perfeitas de Matinhos, que se revelaram ainda mais desafiadoras e emocionantes nas grandes finais.

No feminino, a cearense Juliana dos Santos, já vice-campeã brasileira profissional de 2023, escolheu suas manobras com muito detalhe e conquistou o primeiro lugar, fechando sua participação com uma pontuação de 13.67. Juliana ainda levou o Best Point desta etapa com 7.83 pontos, feitos na primeira fase, e o Best Score da final, que garantiu seu título. Demonstrando todo o seu talento, Juliana comentou após a vitória: "Isso é resultado de toda dedicação, todo esforço, todo trabalho que eu venho fazendo, e eu tô muito feliz de estar sendo recompensada e levar esse título pra Titanzinho." Alexia Monteiro (RS) ficou com o segundo lugar, somando 11.83 pontos, seguida pela local Luara Mandelli (PR) em terceiro, com 11.20, e Mayara Zampieri (SP) em quarto, com 8.47.

A final masculina foi um espetáculo à parte, com uma bateria fortíssima, repleta de aéreos e escolhas precisas de ondas que levantaram a torcida que estava presente na areia. O destaque foi o atleta local do Pico de Matinhos, Peterson Crisanto, que garantiu o primeiro lugar com 15.87 pontos. O Urso, como é conhecido, também registrou a maior nota do campeonato, com 9.17 pontos na quinta bateria, mostrando sua determinação em cada uma das suas participações. O Best Score foi de 16.84 pontos, somados na mesma bateria. 

Após bater na trave no ano retrasado, Peterson finalmente conquistou o título, e dessa vez, em casa, vencendo ao lado de outros três paranaenses: Anuar Chiar em segundo, Edson de Pra em terceiro, e Thiago Eduardo que é do Ceará, em quarto lugar. "Há dois anos fiz a final com o Krystian Kimerson no brasileiro profissional e infelizmente fiquei em segundo, e até então esse título estava engasgado. Este ano, Deus me abençoou, consegui sair com a vitória surfando em casa. Estou bem focado no sul-americano, estou em terceiro no ranking, e se Deus quiser vai dar tudo certo", disse Peterson, muito emocionado.

O evento, que contou com o apoio essencial do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria de Esporte e dos Jogos da Aventura e Natureza, foi finalizado com palavras de satisfação pelo diretor de prova, Darian Ledesma: "Foi excelente entregar esse evento aqui em Matinhos. Foram quatro dias de campeonato, mas ele começou muito antes, com um planejamento de quatro meses atrás. Eu e Renato Trogue, presidente da Federação Paranaense de Surf, tivemos o apoio do Governo do Estado, IAT e dos patrocinadores. Finalizamos o profissional com altas ondas e com tudo que o Pico de Matinhos poderia oferecer de melhor. Saímos 100% satisfeitos com o resultado dessa etapa e de poder mostrar o Pico de Matinhos para o mundo inteiro."

Agora, os atletas se preparam para as próximas etapas do circuito, que acontecerão em Cabedelo-PB e Torres-RS, respectivamente.

CONFIRA OS RESULTADOS  DA 3ª ETAPA:

Masculino:

Peterson Cristano (PR) - 15.87 pontos.

Anuar Chiar (PR) - 15.13 pontos.

Edson De Pra (PR) - 10.77 pontos.

Thiago Eduardo (CE) - 10.70 pontos.

Feminino:

Juliana dos Santos (CE) - 13.67 pontos.

Alexia Monteiro (RS) - 11.83 pontos.

Luara Mandelli (PR) - 11.20 pontos.

Mayara Zampieri (SP) - 8.47 pontos.