Festival de praia lota Atlântida
No último sábado, dia 20 de fevereiro, evento SurFest reuniu 8 mil pessoas na beira da praia de Atlântida com mais de 24 horas de atrações entre campeonatos de surf, shows ao vivo e a festa de encerramento.
26/Fev/2016 - Redação Surfguru - Xangri-lá - Rio Grande do Sul - BrasilUm sonho que começou a partir da iniciativa da equipe do Surfari em homenagear a cultura do surf gaúcho se realizou neste sábado (20), na praia de Atlântida. O SurFest, um festival de praia que reuniu um campeonato de surf, feiras, exposições de arte e shows, lotou à beira da praia durante o dia inteiro. Com patrocínio de Corsan e Corona, e apoio de PowerLight Surfboards, Trópico e Prefeitura de Xangri-lá, uma grande estrutura foi montada na areia para receber o público, com palco e palanque de jurados e inúmeras tendas de marcas parceiras e das equipes que participaram das competições que integraram equipes femininas, masculinas e mistas.
Bandeira do SurFest no amanhecer de Atlântida © Bruno Nerva / MOCA Digital
O evento começou as 8h da manhã, com um campeonato entre os surfistas locais com participação de 16 atletas. Athos Silva foi quem levantou o primeiro troféu do dia, seguido de perto por Paulo Lobato e Leandro Lens.
Competidores do campeonato de locais saindo da água © Bruno Nerva / MOCA Digital
Em seguida, começou a principal atração do SurFest, um campeonato entre barcas. 16 grupos de amigos que sempre encaram juntos a estrada rumo ao litoral, característica comum entre os surfistas do RS, formaram seus times para participarem da competição. Cada barca, que possuía um nome, identidade visual e uma tenda própria na beira da praia, foi composta por 4 pessoas, que eram inscritos nas categorias Surf Performance, Surf Retrô, Surf Fantasia e Fotografia de Surf.
Parte das tendas armadas para as barcas na praia © Letícia Zluhan
Um dos pontos altos do festival foi o momento que a categoria Surf Fantasia entrou na água. Participantes com as mais diversas fantasias, de Hee-man ao padre do balão, desfilaram por um extenso corredor feito pelos expectadores até o mar. O participante da barca Goldens, vestido de gorila, levantou o público ao entrar no mar de atirando da plataforma de pesca e passando por debaixo dela surfando, ficando com o terceiro lugar. Quem ficou com o primeiro lugar na bateria foi Matheus Pinós, da barca Polenta Storm de Caxias do Sul, vestido de viticultor, com parreiral e tudo. O segundo lugar ficou com a Miss Colômbia, da Flower Power, uma das barcas femininas da competição.
O padre dos balões, Eduardo Tusi (barca Resting Bird) © Letícia Zluhan
Marcelo De Marchi (barca Demônios da Garoa) na categoria Surf Fantasia na água © Vicente Lang / Wild Industry
O vencedor da categoria Surf Fantasia, Maheus Pinós (barca Polenta Storm) e Bruno Kranz (barca Old is Cool) fantasiado de vaca © Luciano Lodi
A competição também envolveu fotógrafos, que registraram o evento e escolheram 2 fotos para serem julgadas por especialistas. Vicente Lang, da barca T-rex, foi o grande vencedor, seguido de perto por Giovanna Buarque, fotógrafa da barca Amulet, outra barca feminina. Nas outras categorias, os vencedores foram Renan Osório, da barca Resting Birds (Surf Performance) e Tomas Ferreira, da barca Goldens (Surf Retrô). O mar, em excelentes condições, garantiu um espetáculo a parte.
Octavio Sehbe (barca Polenta Storm) entubando durante SurFest © Lucas Brandão
Membro da equipe de organização observando o campeonato © Bruno Nerva / MOCA Digital
A grande campeã foi a barca Resting Bird, com 7290 pontos, apenas 200 a mais que a segunda colocada, Goldens. Ao todo, 80 atletas participaram das duas competições do SurFest. O evento ainda teve feirinha com marcas expondo seus produtos, espaço de arte com pinturas em pranchas e shows das bandas New Age Travellers, Good Samaritnas e Tonho Crocco, encerrando um agradável dia de praia. Para fechar o festival com chave de ouro ainda foi feita uma festa no Casa Verde, boate na Avenida Central de Atlântida.
Resting Bird, barca vencedora do SurFest 2016 © Bruno Nerva / MOCA Digital
Banda Good Samaritans após apresentação © Johnny 420
A principal premissa, de reunir pessoas que vivem a cultura do surf no estado, não podia ter sido melhor alcançada. Com apoio de mais de 20 marcas, e inúmeras experiências na beira da praia, o SurFest 2016 foi um sucesso. A equipe já prepara uma nova edição do festival, a ser produzida no verão de 2017. Enquanto não chega, todo o registro e cobertura dessa edição podem ser acompanhadas na página no Facebook: facebook.com/
Público assistindo a premiação do SurFest 2016 © Letícia Zluhan
Resultado campeonato de locais:
1º LUGAR: Athos Silva
2º LUGAR: Paulo Lobato
3º LUGAR: Leandro Lens
Resultado final do campeonato de barcas:
1º LUGAR: Resting Bird (7290 pontos)
2º LUGAR: Goldes (7096 pontos)
3º LUGAR: Polenta Storm (5804 pontos)
4º LUGAR: Demônios da Garoa (5612 pontos)
5º LUGAR: T-Rex (5610 pontos)
6º LUGAR: Castelinho (4986 pontos)
7º LUGAR: Salty Warriors (4968 pontos)
8º LUGAR: Return (4940 pontos)
9º LUGAR: Amulet (4928 pontos)
10º LUGAR: La Isla (4910 pontos)
11º LUGAR: Flower Power (4746 pontos)
12º LUGAR: ATL Surf (4530 pontos)
13º LUGAR: Surfaholic (4406 pontos)
14º LUGAR: A la derecha (4368 pontos)
15º LUGAR: Old is cool (4264 pontos)
16º LUGAR: NTL Crew (4218 pontos)
Mais sobre o Surfari, idealizador do evento: