#stand up paddle #surf 

Família rema unida e busca conquistas no Stand Up

A santista Milena Amaral sempre foi atleta e com grande ligação com o mar

25/Abr/2012 - Fábio Maradei - Santos - São Paulo - Brasil

Milena Amaral desde a adolescência, se destacou no bodyboard, com a conquista de vários títulos. Depois, passou pelo triathlon e até mesmo as corridas de aventura. Hoje, aos 40 anos de idade, mãe de dois filhos, é um dos grandes nomes do Stand Up Paddle (SUP), esporte que usa a prancha de surf com remos, tanto para pegar ondas quanto para remadas longas.

Seus treinos têm o apoio total da família, com o marido Rogério Mendes e o filho Théo “Cabeleira”, de apenas oito anos, também praticando a modalidade e com destaque. No dia 10 de março, Milena comemorou o título do importante “Rainha do Mar”, remando 14 km entre as praias do Leblon e Arpoador, no Rio de Janeiro, na etapa inicial do Brasileiro de SUP. Rogério, em sua estreia em competições, ficou em oitavo no masculino.

Proprietária da confecção e rede de lojas Água Marinha, Milena divide seu tempo entre o trabalho, a família e os treinos, feitos praticamente no “quintal de sua casa”, junto à Ilha Porchat, em São Vicente. Rogério, capitão do Exército, faz valer a vida disciplinada de um militar e treina quase diariamente após o serviço, durante a noite e ainda atua como técnico da esposa.

Théo segue os passos dos pais e se destaca nas ondas e também faz bonito no skate. Já Yasmim, a caçula, de 4 anos, por enquanto prefere o balé e se aventura apenas a acompanhar a mãe no bico da prancha durante as remadas. “Gosto de estar no mar sempre. Se tem onda, vou surfar e só paro na hora de trabalhar. Surfar é minha paixão desde a época de bodyboarder e cair na água com o Rogério e o Théo é demais”, comenta Milena.

O stand up entrou em sua vida pelo marido, em 2008. Depois da gravidez de Yasmin, ela procurou uma atividade física para perder peso e surgiu a paixão pelo SUP. “Ele comprou uma prancha e não conseguia aproveitar. Na época, ele trabalhava no Rio de Janeiro e a prancha era minha durante a semana. Pouco tempo depois comprei a minha prancha e comecei a fazer aulas com o Picuruta. O Théo também era aluno e tudo ficava mais divertido em família”, conta.

“Vivemos intensamente a febre do stand up, surfando ou remando praticamente todos os dias”, acrescenta a atleta, lembrando que tudo começou como diversão e os passeios de SUP foram ganhando volume e intensidade. “Com o crescimento das competições, o Rogério começou a estudar mais sobre remada e montou nossas planilhas de treinos”, ressalta.

E cada vez mais é maior a dedicação ao SUP na família, que tem os apoios da Unique 1 Academia, Água Marinha, Pranchas New Advance e Jovem Pan. “Remo quatro vezes por semana, intercalando com treinos de corrida, natação, musculação, mas aos poucos o SUP vem ganhando cada vez mais espaço. Treinamos a sério e sei do nosso potencial. A Milena já mostrou na prova no Rio e eu quero melhorar cada vez mais”, afirma Rogério.

SÁBADO - No próximo sábado, Milena e Rogério disputam o Aloha Spirit, em Ilhabela, prova com 15 km de remada, válida pela segunda etapa do ranking brasileiro. “Estou feliz por competir, mas não me cobro tanto por resultados. O mais importante é conseguir manter minha qualidade de vida e passar uma boa imagem para os meus filhos sobre a importância do esporte”, argumenta Milena.

Independente das competições, Milena, Rogério e Théo procuram estar sempre na água e acompanhados de amigos. “Possuímos cerca de dez pranchas de SUP, algumas para o surf, outras para a remada e aquelas para os amigos que querem conhecer o esporte. Temos enorme satisfação em estar sempre em família, reunidos e cercados de amigos”, completa Milena Amaral.