#surf 
Rio Grande do Norte - Brasil

Fabinho Gouveia aproveita swell no "Havaí Brasileiro"

Flávio Dilascio

Após onda pouco conhecida ser desbravada por Pedro Calado e outros nomes do surfe nacional, paraibano se delicia na Urca do Minhoto, pico localizado a 29 km da costa brasileira.

Pouco conhecida até então, a Urca do Minhoto entrou de vez no mapa do surfe nacional. Após expedição realizada por Pedro Calado, Felipe "Gordo" Cesarano, Marquinhos Monteiro, Petronio Tavares, Ademir Calunga e Michaela Fregonese, nesta sexta foi a vez de o veterano Fabinho Gouveia desbravar o local. Aproveitando um novo swell iniciado nesta sexta, o pai do top Ian Gouveia esteve no local acompanhado de amigos. Em um cenário paradisíaco, eles droparam ondas dignas de Big Wave Tour.

- Foi a minha primeira vez na Urca. Gostei muito. É uma onda de nível internacional. No swell da semana passada, eu estava em Noronha, então perdi aquilo tudo. É uma onda muito rápida, melhor para ser surfada em town-in (técnica na qual o surfista é rebocado por um jét-ski). Eu fui de prancha grande e tive alguma dificuldade, porque é uma onda oca - explicou Fabinho.

Urca do Minhoto em dia de novo swell (Foto: Reprodução/Instagram)Urca do Minhoto em dia de novo swell (Foto: Reprodução/Instagram)

Campeão mundial amador em 1988, Gouveia esteve na Urca do Minhoto acompanhado dos amigos Edvaldo Fernandes, Rogério Soares, Alexandre Ferraz e Clemente Coutinho. A ideia do grupo era fazer nova sessão neste sábado, mas, devido à violência da onda, o jét-ski usado na expedição ficou destruído.

Assim como Pedro Calado, Fabinho Gouveia teve de embarcar rumo à Urca do Minhoto ainda na madrugada. Como a laje está localizada a 29km da costa do Rio Grande do Norte, o tempo médio de deslocamento até o pico é de 3h. Neste sábado, Fabinho e seus amigos viajam para Fernando de Noronha, que também recebe um swell de alto nível.

A Urca do Minhoto foi descoberta oficialmente no fim dos anos 80 por Armando Diniz, surfista local de Natal, após dicas de um mergulhador que na época trabalhava na plataforma da Petrobras. A água do pico é considerada uma das mais claras do mundo e perfeita para o mergulho. As cidades mais próximas do point são Galinhos e Guamaré, na microrregião de Macau. Somadas, a população das duas cidades não passa de 17 mil habitantes, o que torna a aventura ainda mais selvagem.

Fonte:https://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/fabinho-gouveia-aproveita-swell-e-faz-estreia-da-gala-no-havai-brasileiro.ghtml

Galerias | Mais Galerias