#pranchas #equipamentos #inovação #tecnologia 
Espanha

Empresas desenvolvem primeira prancha do mundo com tecnologia integrada

Adur Letamendia

Os surfistas podem melhorar a sua técnica através da aquisição de dados quantitativos e objetivos

A Pukas e a Tecnalia convidaram o surfista Aritz Aranburu para apresentar seu trabalho de pesquisa sobre o comportamento mecânico de pranchas de surf. Os resultados obtidos e as conclusões tiradas a partir deles abrem um leque de opções para aplicação de tecnologias, treinamento e desenvolvimento de produtos.

O surfe ainda é um esporte regido por sentimentos. A maioria das inovações em design e fabricação de pranchas, bem como a análise técnica do surf, tem sido o resultado de "tentativas e erros" e as experiências dos shapers, instrutores e surfistas. As forças motrizes por trás deste projeto conjunto, a Pukas e a Tecnalia, têm o objetivo de "transformar sentimentos em fatos e números" e fornecer os dados ainda não quantificados que podem ser diretamente aplicados para melhorar as características de pranchas de surf, o desempenho técnico dos surfistas e medição dos parâmetros durante a competição.

Este projeto de investigação vai revolucionar os processos de fabricação de pranchas, já que vai fornecer um mapa dos pontos críticos e suas propriedades, algo que irá tornar possível incorporar uma determinada quantidade de diferentes materiais com propriedades conhecidas em locais específicos na superfície da prancha.

A fim de realizar o projeto, tivemos de instalar coletores de dados eletrônicos - sensores e hardware - na prancha própria para transferir os dados para um computador. Além disso, foram caracterizadas as propriedades mecânicas de pranchas, de modo a quantificar o comportamento mecânico da mesma e adaptá-la às necessidades dos surfistas individuais. Nós também definimos os testes laboratoriais que permitem quantificar a rigidez / flexibilidade das pranchas e sua resistência à ruptura.

Aqui, os surfistas da elite Aritz Aranburu, Hodei Collazo, Kepa Acero e Mario Azurza têm sido responsáveis pela realização dos experimentos iniciais para caracterizar as tensões que afetam as pranchas o mais fielmente possível. Outros surfistas profissionais, como Tiago Pires, Joan Duru, Eneko Acero e Tim Boal, são esperados para participar do projeto em uma data posterior.

Quem é quem:

A missão da TECNALIA Pesquisa e Inovação, o centro de pesquisa aplicada na Espanha e o quinto maior na Europa, é transformar o conhecimento em PIB para melhorar a vida de todos, criando oportunidades de negócio. TECNALIA faz parte do Tecnológica Tecnalia Corporation, juntamente com AZTI-Tecnalia e-NEIKER Tecnalia. No âmbito da Corporação, os 3 centros tecnológicos compartilham estratégias de ação e um modelo operacional inovador com base em unidades setoriais de negócios com um elevado grau de transversalidade.

Pukas Surf é um líder fabricante e distribuidor de pranchas de alta performance na Europa. A empresa está sediada em Guipuzcoa e é conhecida em todo o mundo, com os surfistas, como Sunny Garcia (Haw) e o brasileiro Gabriel Medina, tornaram-se campeões do mundo com pranchas Pukas. Aritz Aranburu (EUS), Tiago Pires (POR) e Joan Duru (FRA) e outros estão entre os principais surfistas europeus que poderão se beneficiar dos resultados desta iniciativa comum Tecnalia-Pukas.

Links Relacionados:

Pukas Surf

Tecnalia

Galerias | Mais Galerias