El Niño deve voltar neste inverno
Os modelos matemáticos do NOAA indicam que o fenômeno climático do aquecimento da temperatura do mar acima do normal no oceano pacífico equatorial, conhecido como El Niño, deverá voltar a ocorrer neste segundo semestre.
06/Jul/2012 - NOAA / SurfguruDurante o mês de junho de 2012, as condições neutras de ENSO continuaram, como demonstraram as anomalias oceânicas e atmosféricas. Embora as temperaturas do mar (TSM) mais altas do Pacífico equatorial tenham crescido, superando o 0,5º C acima do normal no pacífico oriental (costa do Peru). As anomalias de TSM aumentaram, movendo-se da região oeste para a região adjacente à América do Sul, se mantendo perto de 1,5º C durante o mês.
As anomalias de calor oceânico (temperatura média nos 300 metros superiores do oceano) aumentaram em junho, como as temperaturas da sub-superfície acima da média tornaram-se mais enraizadas no Pacífico equatorial. Esse aquecimento coincidiu com um enfraquecimento dos ventos alísios de baixo nível em todo o Pacífico equatorial leste-central, juntamente com o enfraquecimento do padrão persistente de convecção junto a Papua Nova Guiné. Estas observações são características das condições neutras, porém refletem uma provável progressão para o El Niño.
Continua a haver uma disparidade significativa entre as previsões dos modelos estatísticos e dinâmicos de TSM para a região Niño 3.4. Os modelos dinâmicos, incluindo o Sistema de Previsão Climática do NCEP (CFS), em grande parte favorecem o desenvolvimento de El Niño a partir de julho até setembro de 2012, enquanto a maioria dos modelos estatísticos preveem as condições neutras pelo resto de 2012.
O consenso de grande parte dos meteorologistas favorece o resultado do modelo dinâmico porque esses modelos tendem a apresentar maior habilidade de acertar na chamada "barreira de primavera do Hemisfério Norte" (um período de previsões de confiança relativamente baixa de ENSO) e também devido ao fortalecimento dos sinais observados, indicando uma evolução em direção a El Niño. No geral, o consenso dos meteorologistas reflete chances maiores para El Niño de julho a setembro de 2012.
Essa discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), do Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA, e suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizadas semanalmente no site do Centro de Previsão do Clima (El Niño / La Niña, condições atuais e discussões de peritos). As previsões para a evolução do El Niño / La Niña são atualizadas mensalmente na seção do Fórum de Previsão do Boletim de Diagnóstico do Clima do CPC. A próxima Discussão de Diagnósticos de ENSO está prevista para 09 de agosto de 2012.
Links Relacionados: