#surf #treinamento 
Fortaleza - Ceará - Brasil

Driblando as adversidades e superando limites

Antônio José de Vasconcelos Araújo José

As adaptações e as evoluções da vida do surfista Bichinho foram relatadas num capítulo do livro ` Histórias de Sucesso`, lançado pelo SEBRAE - Ceará, recentemente, com a proposta de divulgar as experiências positivas dos empreendedores cearenses.

Bichinho , como é conhecido o surfista cearense, teve a sua carreira de surfista profissional nordestino interrompida por um mergulho nas águas rasas do Titã, conhecido pico de surf localizado em Fortaleza. O resultado foi uma lesão na 4ª vértebra cervical e diagnóstico de tetraplegia.

` Minha vida mudou completamente, pois parei de realizar movimentos que são essenciais para uma vida independente. Pensei que não ia agüentar, nem arranjaria outro meio de sobreviver. Mas, com o apoio da minha família, a ajuda de bons profissionais e a presença dos amigos, fui me reorganizando e voltando às ativas`,relatou Bichinho.

Atualmente, proprietário de Surf Shop, ele conseguiu superar um dos maiores obstáculos enfrentados, por quem passa por uma situação tão adversa: reinserir-se profissionalmente junto ao público que nunca deixou de fazer parte da vida dele - os esportistas.

Além de trabalhar com diversas marcas de SURF , sua loja oferece atendimento especial para pessoas com necessidades especiais, com adaptações nos provadores e vários artigos para surfistas.

Ele também realiza palestras preventivas nas empresas, escolas e órgãos públicos com o objetivo de conscientizar os jovens para o perigo de acidentes e outros temas.

É importante ressaltar que todo o processo de reabilitação, ou seja, dos primeiros atendimentos no leito até a inserção profissional foi desenvolvido por profissionais da Terapia na Água, da Rede Sarah e da ABCR - Associação Brasileira Cearense de Reabilitação.

` Gostaria de agradecer a todos que contribuíram na minha reabilitação. Quero lembrar do terapeuta ocupacional Antônio José, da Terapia na Água, que por ser surfista, me deu o apoio necessário para voltar ao esporte, mesmo que de outra maneira. Sob sua orientação, fazia os exercícios de reabilitação com movimentos adaptados das manobras do surf. Isso me estimulava, me aproximava do mar `, contou Bichinho.

Felizmente, os projetos do Bichinho não param por aí e ele vai contar sua história cheia de intensidade num livro. Entre outros, ele lembrará dos desafios e das superações, recordará as dores e incertezas, mas também as alegrias e realizações.

Boas ondas, Bichinho! Que a sua história possa inspirar aqueles que apresentem qualquer tipo de limitação. Sejam elas de natureza física, mental ou espiritual.

Ah, quem quiser entrar em contato com o Bichinho para realização de palestras ou mesmo interessado em tantos artigos que sua loja oferece. Ligue para : (85) 87111380

Galerias | Mais Galerias