Dream Tour, Circuito Brasileiro de Surfe 2024, promove o esporte, gera impacto social e entrega ações de sustentabilidade
Com mais de 75 milhões de pessoas alcançadas, ações ambientais expressivas e um legado social sólido, o Circuito reafirma sua relevância para o esporte e sociedade
20/Dez/2024 - Comunicação Dream TourO Dream Tour, Circuito que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surfe – CBSurf, se consolida, por mais um ano, como um dos maiores eventos esportivos do país. Mais do que isso, reafirma por meio de dados a importância de uma competição como essa para a fomentação do cenário esportivo, sustentável e midiático da modalidade.
Vale destacar que, através do protagonismo internacional do surfe nos Jogos Olímpicos e a importante representatividade dos atletas brasileiros na competição, o Dream Tour é visto como uma janela de oportunidade para atletas que almejam uma vaga na disputa, além de importante plataforma de competição e visibilidade essencial para suas carreiras.
DREAM TOUR EM NÚMEROS
Em relação ao alcance de público, o Circuito atingiu mais de 75 milhões de pessoas via mídias orgânicas, cerca 33 milhões de visualizações nas redes sociais, além dos 3,5 milhões de telespectadores impactados nas transmissões das quatro etapas de 2024 – Porto de Galinhas, em maio, Vila Velha, em julho, São Francisco do Sul, em setembro e Rio de Janeiro, em novembro.
Transmissão da última etapa do Dream Tour, no Rio de Janeiro Foto: Bruno Antares
Além dos números de mídia e público, o Dream Tour se destacou pelo compromisso social que impactou diretamente nas comunidades locais através do Dream Tour das Comunidades. A ação, promovida pelo Instituto Aegea em parceria com escolinhas de surfe e Ongs que usam o esporte como ferramenta de transformação na vida de crianças e adolescentes, fomentou o esporte através de uma competição em formato de tag team (revezamento), onde os aspirantes a surfista surfaram junto com seus ídolos em busca de premiações e muita diversão.
Mais um dos destaques das ações sociais que atuaram junto à comunidade local aconteceu no Espírito Santo, através dos esforços da EDP - concessionária de distribuição de energia elétrica. A empresa promoveu uma ação socioambiental que proporcionou experiências educativas para cerca de 40 crianças do Instituto Viva Vida e um grupo de mulheres, do Projeto Águas de Gaia. As crianças, de 10 a 16 anos, tiveram a oportunidade de conhecer um campeonato profissional e realizar atividades de preservação ambiental, entre elas aprendizado sobre a importância e a preservação das restingas, oficinas de preparo e plantio de mudas, confecção de placas de conscientização com tinta natural e discussão sobre locais de instalação das placas. Paralelamente, as mulheres do Águas de Gaia, além de também vivenciarem um campeonato profissional de surfe, participaram de atividades de conexão com o mar, fortalecendo a inclusão e o empoderamento feminino no esporte.
Falando de sustentabilidade, ao longo da temporada 2024 foram coletados 1 tonelada de lixo, contribuindo para a preservação dos espaços naturais que abrigam as etapas do circuito. 3.000 m² de lonas foram doadas para projetos sociais e ambientais e cerca de 2.000 copos ecológicos foram entregues aos participantes, incentivando a conscientização ambiental.
ONG’s participaram ativamente no Dream Tour das Comunidades Foto: Bruno Antares
O evento também contou com a participação de 30 ONGs dedicadas à conversação do meio ambiente e mais de 650 voluntários, que ajudaram a promover o legado do Dream Tour reafirmando etapa por etapa o compromisso com o meio ambiente.
Na etapa de Porto de Galinhas, a Ecoassociados liderou uma emocionante ação de soltura de cerca de 100 filhotes de tartarugas marinhas da espécie tartaruga-de-pente, uma das mais ameaçadas. A organização, que atua há 26 anos na recuperação das populações de tartarugas marinhas, foi responsável pelo monitoramento dos animais, destacando a importância da preservação das áreas de desova no litoral de Ipojuca.
Soltura de tartarugas na etapa de Pernambuco Foto: @pereira_pedro
No Espírito Santo, o foco ambiental foi impulsionado pelo Instituto Aegea, patrocinador master do evento, que promoveu a ação Sonho Azul. A iniciativa, realizada em parceria com o Blue Keepers (do Pacto Global da ONU – Rede Brasil) e a Route Brasil, contou com atividades de educação ambiental, visitas à estrutura do evento e um mutirão de limpeza de praia. As ações envolveram crianças, jovens e adultos, reforçando a consciência sobre o impacto do lixo marinho e a necessidade de conservar os oceanos.
A etapa de São Francisco do Sul trouxe a atuação conjunta de diversas entidades, como a Ong Ecosurf, o Instituto Aegea, o Blue Keepers (Pacto Global da ONU – Rede Brasil) e a Águas de São Francisco do Sul. As ações ocorreram em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, com a realização de limpeza de praias, recolhimento de resíduos, plantio de mudas nativas, visitas de escolas locais e integração entre voluntários. A programação incluiu até mesmo aulas de ioga, reforçando o conceito de bem-estar aliado à preservação ambiental.
No Rio de Janeiro, o Instituto Aegea, por meio da empresa Águas do Rio, liderou a ação Sonho Azul, que também contou com o apoio da Blue Keepers (do Pacto Global da ONU – Rede Brasil), da Route Brasil e da Ong Salvemos São Conrado. As atividades incluíram mutirões de limpeza de praia abertos ao público, reforçando a importância da mobilização coletiva para a conservação do espaço.
Luana Cloper, head do Dream Tour, falou sobre os resultados:
"Em 2024 conseguimos não apenas promover o surfe no Brasil, mas também gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. O Dream Tour é muito mais do que uma competição; ele representa uma mudança na forma como podemos unir esporte, mídia e responsabilidade social. Com a participação de tantos voluntários, Ongs e ações de sustentabilidade, conseguimos deixar um legado que vai muito além da areia e do mar."
Comunidades regionais participaram das ações de sustentabilidade durante o Dream Tour Foto: Caio Graça
Esses números representam a crescente força do Circuito Brasileiro de Surfe, que seguirá em 2025 como uma plataforma de visibilidade, ação social e compromisso ambiental, ao mesmo tempo em que continua a impulsionar a modalidade no cenário internacional.
O Dream Tour é apresentado pela PRIO, tem a Corona Cero e o Instituto Aegea, através da concessionária local Águas do Rio, como Patrocinadores Master e a Gerdau como Patrocinadora. A Estácio, Instituto Yduqs e OceanPact são os apoiadores locais.
Para mais informações e atualizações, siga @dreamtoursurf no Instagram e acesse o site oficial da CBSurf.org.br. A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará disponível no sportv a partir das semifinais.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.