Dinâmica do Swell do QS em Noronha
Um swell de Norte está chegando em Noronha amanhã, 20/02, e o Surfguru PRO já vem avisando há 15 dias desse swell que promete melhorar as condições na Cacimba do Padre e em outros picos da ilha. Conheça a dinâmica do swell e como ele foi gerado:
19/Fev/2019 - Redação Surfguru - Vila dos Remedios - Fernando de Noronha - BrasilPrevisão de águas rasas para a Praia da Cacimba do Padre, Fernando de Noronha - PE
Um ciclone extratropical muito intenso, associado a uma frente fria no oceano Atlântico norte, se deslocou rapidamente em direção à Europa, este sistema meteorológico gera ventos muito intensos sobre o oceano, o que faz com que as ondas geradas ultrapassem os 9 metros de altura.
Este é o tipo de sistema meteorológico que faz a alegria dos surfistas de ondas grandes que pretendem pegar altas ondas em Nazaré, Portugal, o mais celebrado pico de ondas gigantes dos últimos anos. Nazaré já está bombando ondas gigantes desde Sábado, mas hoje, segunda-feira, o swell atingiu o seu pico, abrindo a oportunidade para o espetáculo do surf protagonizado por grandes nomes do big surf como Carlos Burle, Lucas Chumbinho, Pedro Calado, Maya Gabeira, dentre outros destemidos nomes brasileiros do surf de ondas grandes.
Previsão de ondas para Nazaré - Portugal
Mas não é só em Nazaré que este swell de proporções colossais vai criar um espetáculo. Hoje começou a janela do QS 6000 Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, e tudo conspira para que estas ondas atravessem o equador e cheguem a Noronha limpas e perfeitas amanhã de tarde, proporcionando o espetáculo que este campeonato merece.
Patrick Tamberg num dia clássico na Cacimba do Padre. Foto: Henrique Pinguim
Há muitos anos não se sabia ao certo porque, nesta época do ano, o mar de dentro de Fernando de Noronha, a enseada protegida dos ventos que fica ao norte da ilha, recebia ondulações com tanta intensidade, que chegavam de surpresa, e sem aviso prévio, provocavam a alegria dos surfistas, mas quando vinham com muita intensidade provocavam verdadeiras tragédias, com barcos afundando em pleno porto, destruição das construções à beira mar, etc.
Com a chegada da internet ao Brasil, a previsão das ondas se tornou popular no final dos anos 90, e no começo do século 21 o Surfguru começou a divulgar e estudar as ondulações que atingem o litoral brasileiro, vindo de diversas direções diferentes.
O fenômeno da chegada das ondas ao litoral norte de Noronha então passou a ser uma notícia comum e divulgada com boa antecedência, depois que os moradores da ilha passaram a utilizar a previsão do Surfguru. O fenômeno oceanográfico conhecido como swell, se trata de ondas se deslocando sobre o oceano após deixarem a zona tempestuosa aonde nasceram, estas ondas viajam milhares de quilômetros praticamente despercebidas pelas embarcações até atingirem litorais distantes, porque elas trazem a maior parte de sua energia trafegando embaixo da superfície. Quando as ondas de swell chegam a águas rasas, essa energia aflora quando as ondulações se veem impossibilitadas de continuar a transportar a energia embaixo da água, esse fenômeno é conhecido como empinamento, e faz com que as ondas tenham aquela forma pontuda quando estão chegando à praia.
Todo o litoral norte do Brasil é agraciado pelas ondas de swell, mas este fenômeno é especialmente sentido em Noronha devido ao fato da ilha praticamente não ter plataforma continental, sendo assim, as ondulações chegam às praias com a força oceânica.
Hoje, terça-feira, 19, as ondas na Cacimba do Padre tinham cerca de 1 metro e meio, com período de 11 segundos, foi um dia de boas ondas para começar o campeonato, mas é na quarta-feira que o novo swell deverá começar a chegar na ilha, primeiro as ondulações de período mais alto, com mais de 20 segundos. Estas ondas são chamadas de precursoras, porque elas se adiantam em relação à maioria das ondas do swell, e encostam na ilha quase um dia antes do swell chegar com mais força, elas são uma espécie de aviso da aproximação do swell. Como elas são mais raras, algumas séries maiores e mais perfeitas vão poder ser percebidas na quarta-feira, à medida que o novo swell vai encostando, e cada vez mais energia vai chegando.
Na quinta-feira o swell já encostou totalmente e ondas entre 1,5 e 2,0 metros vão ser abundantes. A dificuldade maior será a direção do swell, que é bem de norte. Acontece que como estas ondas são extensas linhas que chegam à praia de ponta a ponta, o ideal é que elas entrassem fazendo um ângulo em relação à praia, facilitando para que as ondas abrissem para a direita ou para a esquerda. Os surfistas terão que mostrar habilidade para que possam pegar os melhores tubos que não fecham no inside.
Na sexta-feira o swell começa a perder intensidade, baixando para 1,5 metros, continuando a baixar durante o sábado que deverá ter ondas com pouco mais de 1 metro.
No domingo outro swell deverá encostar, e se o campeonato ainda não tiver sido concluído, o mar deverá dar uma subida durante o dia, se recuperando da queda do sábado.
O vento deverá variar entre Leste-Sudeste a Leste-Nordeste, que é conhecido como vento "terralado", pois chega quase paralelo à praia, apesar de sua direção não tão favorável, a sua intensidade deverá ficar entre 10 e 18 quilômetros por hora até a quinta-feira, prejudicando um pouco a formação das ondas na Cacimba do Padre.
Na sexta-feira porém, o vento deverá se intensificar, ultrapassando os 20 quilômetros por hora à tarde, e no sábado, continuando intenso, a direção deverá virar mais para Nordeste, prejudicando ainda mais a formação das ondas na Cacimba.
Pra quem fica na ilha para a próxima semana, o mar deverá subir e ficar com ondas maiores do que durante o campeonato, ultrapassando os 2 metros até a quinta-feira. O vento é que não deverá ajudar muito, continuando com a direção de leste a nordeste.
Boas ondas galera!
ALOHA