#big surf #surf #competições 

Diamantes do Ano premia as melhores ondas do Espírito Santo durante etapa do QS na Praia do Ulé

02/Dez/2025 - Equipe Surfguru

O Espírito Santo viveu um fim de semana histórico com a realização do QS 4.000 do Circuito Banco do Brasil de Surf, etapa do circuito mundial da World Surf League (WSL) disputada de 20 a 23 de novembro, na Praia do Ulé, em Guarapari. No mesmo fim de semana do evento, o Prêmio Diamantes do Ano 2025 reconheceu, na sexta-feira (21), no Shaka Surf Park em Setiba, as melhores ondas surfadas no estado ao longo do ano.

A ação, apresentada pela Surftour, celebrou surfistas e bodyboarders que se destacaram pela qualidade técnica, ousadia e consistência nas principais ondas capixabas. A iniciativa também valorizou fotógrafos e videomakers que registram o surf local. Os vencedores receberam prêmios como uma viagem para Fernando de Noronha, R$ 300 em dinheiro e kits especiais de patrocinadores.

Depoimentos dos vencedores

O bodyboarder André Majevski, vencedor de Melhor Onda e Melhor Tubo, destacou a importância do prêmio para o reconhecimento da cena capixaba:

“Na minha visão, o prêmio Diamantes do Ano foi um evento ímpar, porque premiou duas modalidades, o surf e o bodyboard, e também nos deu a oportunidade de mostrar a qualidade das ondas do Espírito Santo, tamanho, potência e técnica necessária para surfá-las. O critério foi muito justo, a vibe do lugar e a quantidade de pessoas mostraram o quanto foi um evento diferenciado. Espero que em 2026 aconteça novamente, vamos estar treinando para mostrar ainda mais para o capixaba.”

Majevski também relembrou a emoção de vencer com uma onda registrada no tradicional Pico do Avalanche:

“Foi muito especial ganhar o prêmio de Onda do Ano de Bodyboard. Essa onda foi no Avalanche, um pico pelo qual eu e meus amigos da NXF temos muito carinho. Nos dedicamos muito a mostrar o potencial desse lugar, que hoje é reconhecido não só no Espírito Santo, mas no Brasil e no mundo. Muita gente vem de fora para surfar ali. Então, mais do que especial  fiquei amarradão mesmo, muito feliz.”

O surfista Benito Dagostini, vencedor da categoria Melhor Onda de Surfe, também relembrou o momento em que registrou a imagem que virou destaque:

“Pra mim foi gratificante e emocionante vencer a Onda do Ano. Eu já queria ir ao Avalanche há um tempo; tinha ido algumas vezes, mas só minha filha tinha surfado. Dessa vez consegui entrar e, na minha segunda onda, veio aquele presente. Assim que saí da água, o Bernardo Nassar, o JV, a Yana e toda a galera da foto já começaram: ‘onda do ano, onda de prêmio!’. Eu sabia que tinha sido uma onda animal, perfeita, mas quando vi as imagens fiquei impressionado. Foi muito maneiro, só gratidão.”

Vencedores – Diamantes do Ano 2025

SURF

•⁠  ⁠Melhor Onda: Benito Dagostini — imagem: @jv.fotos_

•⁠  ⁠Maior Onda: Felipe Lacerda — imagem: @jv.fotos_

•⁠  ⁠Melhor Tubo:  Krystian Kymerson — imagem: @clickzeraphoto

•⁠  ⁠Melhor Manobra: Luiz Fernando Neiva — imagem: @flavio_setubal

BODYBOARD

•⁠  ⁠Melhor Onda: Andre Majevski — imagem: @yana_vaz_imagens

•⁠  ⁠Maior Onda: Thiago Abul — imagem: @boasondassempre

•⁠  ⁠Melhor Tubo: Andre Majevski — imagem: @carlosbellumat

•⁠  ⁠Melhor Manobra: Davi Duda — imagem: @cayo.luchi

Para ver as imagens dos campeões e candidatos de cada categoria, acesse o perfil do campeonato www.instagram.com/diamantesdoano

A cerimônia também contou com homenagens para nomes relevantes no Surf e Bodyboard capixaba, como:

LUNA HARDMAN – Campeã Mundial Pro Jr 2024

RAFAEL TEIXEIRA – Melhor Surfista Capixaba em 2025 no Ranking mundial

LUCAS NOGUEIRA - Melhor Bodyboarder Capixaba em 2025 no Ranking mundial

ALEXANDRE ESCOBAR – Melhor Longboarder Capixaba em 2025 no Ranking mundial

MAYRA VIANA – Campeã Mundial 2024

BOLA VILA FLOR – Comunicação e Jornalismo de Surf

ZÉ LUIZ DANTAS – Empresário Incentivador do Surf Capixaba

JOSÉ CARLOS NUNES - SECRETÁRIO DE ESPORTES DO ES

LENNON MONJARDIM- SECRETÁRIO DE ESPORTES DE GUARAPARI

ANA DAGOSTINI – Surfista Revelação

João Vitor Moreira – VIDEOMAKER de Destaque

O evento reforçou a relevância da cena capixaba e integrou cultura, esporte e comunidade, como um evento extra na programação do QS 4.000, etapa que consagrou Jadson André e Laura Raupp como campeões no domingo (23), na Praia do Ulé.