#competições #surf #mundial #wsl 

Corona Saquarema Pro 2023: Pódio brasileiro no masculino e muito mais

Conrado Reis e Luiza Coutinho - Equipe Surfguru

Fique por dentro de tudo o que rolou na última etapa de classificação para o CT 2024 em Saquarema

Dos dias 14 a 21 de outubro de 2023 rolou, mais uma vez na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a última etapa do World Surf League (WSL) Challenger Series (CS). Foram dias de muita emoção, expectativas e show de surf nas areias de Itaúna. O Corona Saquarema Pro teve um papel crucial na definição dos atletas que avançaram para o Championship Tour (CT) de 2024. E agora, a ansiedade acabou e já sabemos quem são os 10 homens e 5 mulheres na disputa da elite mundial do surf. 

 

O Corona Saquarema Pro é um evento patrocinado por Corona, a cerveja oficial do surfguru, do surf e da natureza. Nesses dias também rolou bateria de lendas do surf brasileiro, movimento Onda do Bem com conscientização de outubro rosa e a esquadrilha céu garantiu a festa também no céu de Itaúna.

Samuel Pupo é campeão e volta ao CT 2024 e, no feminino Erin Brooks é destaque

Foto: Thiago Diz/World Surf League

O Challenger Series terminou com a vitória brasileira no masculino pelo Samuel Pupo depois de baterias desafiadoras e um mar difícil com ondas potentes em Saquarema. Vale ressaltar que ao longo dessa etapa Samuca garantiu a classificação no CT de 2024 e a vitória veio com um pouco mais de alívio, mas é lógico com comemoração a altura.

E lá vai uma curiosidade: Assim como rolou em Snapper Rocks (AUS) no início de 2023, o brasileiro levou o título da etapa depois de ter garantido sua vaga no CT de 2024 ao longo do evento. Dessa vez Samuel retorna à elite do surf mundial depois de cair no corte do meio desse ano.

Com a vitória, o atleta ainda terminou o ano com a 2ª colocação geral no CS, ficando atrás apenas do americano Cole Houshmand que também venceu duas etapas esse ano e já chegou em Saquarema classificado. Parabéns Samuca!

Claro que a gente não podia deixar de destacar Erin Brooks a canadense de 16 anos que vem conquistando corações com seu surf de muita performance! A jovem surfista terminou em primeiro lugar nessa etapa e com certeza ainda vamos ouvir muito falar esse nome..

Deivid Silva está de volta!

Após a vitória na penúltima etapa em Ribeira D'Ilhas (POR), o brasileiro chegou na 5ª colocação para o evento em Saquarema. Mas infelizmente não conseguiu avançar para os últimos dias de evento e precisou ficar na areia torcendo para que seus adversários não avançassem nas baterias restantes.

E bom, os resultados vieram! Deivid fechou o ano com a 10ª e última vaga do CS para o tour masculino do ano que vem. Parabéns nessa caminhada e sucesso na volta!

O sonho pela elite do surf mundial

Também tivemos notícias não tão boas para a galera verde e amarela durante o evento. Por aqui tinhamos a expectativa de classificação de alguns surfistas no masculino e com a Luana Silva disputando uma vaga no feminino. Ao longo do evento, com atletas que estavam bem posicionados avançando e confirmando suas classificações, as disputas foram ficando cada vez mais acirradas.

E bom... No fim, podemos dizer que tivemos 3 bolas na trave:

Michael Rodrigues ficou em 11º, com Matheus Herdy logo atrás em 12º no masculino, enquanto a Luana ficou na 6ª colocação no feminino. (Lembrando que são 10 vagas no masculino e 5 no feminino).

A boa notícia para esses atletas é que essa colocação já garante uma vaga no CS de 2024 para disputar uma vaga na elite de 2025. Uma boa sorte nessa caminhada, galera! Pra cima!

E o que esperar de 2024

Dentro dos classificados para o tour de 2024, temos nomes experientes tanto no masculino quanto no feminino: Frederico Morais (POR) e Sally Fitzgibbons (AUS) voltam para a elite. Temos alguns outros nomes que também voltam, como a dupla Samuel e Deivid, Isabella Nichols (AUS), Imaikalani deVault (HAV), India Robinson (AUS).. Essa galera promete trazer mais gás e experiência para ficar na elite ano que vem.

Agora, é preciso ficar de olhos bem abertos com alguns novatos. A gente destaca a promessa de Maui Eli Hanneman e o irmão mais novo do Griffin Colapinto, Crosby (EUA), no masculino. São dois atletas com surf progressivo, bastantes experiência em ondas ao redor do mundo e podem dar trabalho para a galera na elite. 

No feminino, o destaque vai para Alyssa Spencer (20 anos) e Sawyer Lindblad (18 anos) dos EUA que chegam para estrear no CT representando a nova geração do surf feminino.

E o CT 2024?

É isso galera, as emoções voltam no fim de janeiro com o início da disputa do CT em Pipeline, Havaí. A gente espera muita torcida para os 10 atletas do Brasil: 9 no masculino (maior número de um mesmo país) e a Tati no feminino. Lembrando que ano que vem temos a volta de Fiji ao calendário e as Olimpíadas em Teahupoo.

Vai ter muita ação e você acompanha tudo por aqui no Surfguru. Você conseguiu acompanhar por aí tudo o que rolou? Por aqui ficamos sempre ligados e é claro que comemoramos a vitória com Corona geladinha.

Galerias | Mais Galerias