Conheça Bilo Wetter e o projeto Surf Comunitário
Iniciativa social do surfista que inspirou atletas de renome internacional é contada neste vídeo lançado no início de Novembro. Quem está acostumado a caminhar pela orla de Balneário Camboriú provavelmente conhece, ou no mínimo já viu, a Escola de Surf do
11/Nov/2014 - TR3S - Balneário Camboriú - Santa Catarina - BrasilOs surfistas da região, então, com certeza conhecem Waldemar Wetter Neto, o Bilo, um dos grandes surfistas de Santa Catarina, capa de revistas especializadas na década de 80 e inspiração de diversos surfistas do estado que fizeram e fazem sucesso nacional e internacional nas décadas seguintes. Há mais de dez anos, diariamente Bilo está no pico conhecido como “Maxim”, faça chuva ou faça sol, no inverno ou verão, para dar aulas particulares de surf.
Porém, muitas pessoas ainda não sabem que há oito anos este surfista “das antigas” toca também um projeto social que vem oportunizando a inúmeras crianças carentes a chance de iniciar no surf e aprender lições de respeito, cidadania e cuidados com o meio ambiente. O Surf Comunitário desde o início conta com o suporte da Unimed Litoral, hoje por meio do Instituto Unimed, e sempre busca patrocinadores para ajudar a custear o material necessário e o trabalho em si. E com o intuito de apresentar este projeto ao público, a TR3S Comunicação & Marketing acaba de lançar o vídeo oficial do projeto. Nele, o próprio Bilo conta as origens do Surf Comunitário, as necessidades para a manutenção do trabalho, seus objetivos e alguns dos impactos já causados nestes anos de dedicação e esforço.
"O projeto se iniciou no ano de 2006, a partir do momento que eu vi, depois de alguns anos trabalhando com o surf, a oportunidade de unir a prática desportiva a um projeto social", conta Bilo. "Já conseguimos constatar uma melhora na disciplina destas crianças, no respeito aos colegas e ao meio onde elas estão convivendo".
Hoje o Surf Comunitário concentra suas atividades nas crianças que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Camboriú. Sempre as terças e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino, um ônibus leva as crianças à praia para terem seu momento que mistura não apenas lazer e diversão, mas também responsabilidade. Tanto é que o comportamento das crianças é sempre monitorado, não apenas nas aulas de surf, mas no colégio, junto com suas notas. Inclusive Bilo anunciou recentemente aos pequenos que os três alunos ligados ao projeto que finalizarem o ano com as melhores médias ganharão pranchas de surf.
"Já conheço o Bilo há alguns anos, fui aluno e logo me tornei amigo dele. Por isso, tenho certeza de que este projeto, esta história, é uma história que o público tem que conhecer", ressalta Guilherme Flores, sócio da TR3S Comunicação & Marketing. "Apresentar um caminho diferente a estas crianças, por meio do esporte, é uma forma efetiva de mudar a sociedade. E levar essa lição ao conhecimento de mais pessoas é algo especial para nós".
“O surf é o esporte da minha vida, que eu pratico desde pequeno e continuo praticando até hoje. Amo aquilo que faço, faço com amor e com prazer, acima de tudo”, conta Bilo. E há algo melhor do que fazer o que gosta e ainda conseguir ajudar ao próximo?