#saúde #surf #treinamento #alongamento 
Brasil

Como prevenir lesões no surf

Jefferson Brasileiro

Saiba quais os cuidados gerais você deve ter com o seu corpo ao se preparar para as sessões de surf.

Antes de falarmos em prevenção em lesões no surf ou qualquer outro esporte, seja no mar ou não, precisamos conhecer os tipos principais de lesões que ocorrem na modalidade escolhida.

Como nosso foco principal é o surf, fomos verificar o que a ciência está falando sobre as lesões no surf. Na maioria das pesquisas foram identificadas como uma das principais lesões, o choque da prancha com o surfista, seguido das entorses de joelhos e tornozelos, estiramentos musculares e fraturas, mas ocorrem também acidentes de contato com animais marinhos, como queimaduras provocadas pelas águas-vivas. O que fica bem claro é que a maioria das lesões que ocorrem no surf são provocadas por acidentes e, mais do que preparar o corpo para esses acidentes, algumas atitudes simples podem minimizar a ocorrência desses acidentes. 

Preserve seus equipamentos

Os principais equipamentos que são utilizados pelos surfistas são: a prancha, o leash e a roupa de borracha, e manter esses equipamentos em boas condições pode ajudar a minimizar a incidência de acidentes com lesão.

mulher crregando prancha na praia

Foto de Julia Avamo no Pexels

Procure manter sua prancha sempre em boas condições, não deixe de fazer remendos, pois pequenos furos ou lascas da prancha podem gerar cortes na pele; e lave com água doce após cada série de surf.

O leash e a roupa de borrada devem, também serem lavados com água doce após cada seção de surf, diminuindo assim o desgaste decorrente do sal e evitando que esses equipamentos deixem você na mão. O uso da roupa de borracha ou wetsuits, pode ser um incomodo, mas ajudam na flutuação, evitam alguns tipos de cortes e podem ajudar a evitar algum ferimento provocado pelo contato com as águas vivas, por exemplo.

Proteja seu rosto e sua cabeça

Para evitar que o choque da prancha machuque sua cabeça ou seu rosto, toda vez que cair, descer ou pular da prancha (lembre-se, nunca pule de cabeça), você deve se colocar em uma postura defensiva, colocando as mãos sobre a cabeça e com os braços protegendo o rosto.

Mesmo que você esteja no raso e apenas irá descer da prancha, procure realizar essa postura defensiva para que ela se torne um hábito e, quando rolar uma queda, automaticamente você adorará essa postura. Essa postura também irá te ajudar a proteger a cabeça dos choques com o fundo do mar.

Proteja suas articulações 

Com a evolução das manobras do surf, as articulações de tornozelo, joelho e quadril, estão sendo cada vez mais exigidas e para protegê-las os surfistas devem fortalecer toda musculatura que envolve essas articulações.

Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

A musculação e o treinamento funcional podem ser boas ferramentas para se alcançar um nível de proteção ideal para suas articulações. Lembrando, mesmo que você não faça manobras muitos radicais a proteção das articulações devem ser considerados como sua prioridade dos trenos fora da água.

Mantenha sua flexibilidade em dia

Durante uma seção de surf nossa flexibilidade é exigida quase o tempo todo: uma hora é a flexibilidade dos ombros para ganhar uma melhor amplitude na remanda, outra hora para subir na prancha com mais facilidade e assim vai, passando pela coluna, tornozelo, quadril, praticamente o corpo todo.

Então um trabalho de ganho de flexibilidade deve fazer parte dos seus treinos, ou de forma isolada como uma aula de alongamento ou em atividades que geram um grande ganho de flexibilidade como a Yoga e o Pilates. Aquele alongamento que normalmente fazemos antes de entrar no mar ou após uma seção de musculação, por exemplo, não deve ser considerando como um treino de flexibilidade e sim um complemento do seu aquecimento ou relaxamento. Aliás, temos aqui nesse artigo uma séria completa de alongamento para o seu pós-surf.

Fique atento a tudo e a todos

O surf é um esporte radical e, como todos os esportes radicais, também têm seus riscos de acidentes. Mas se durante a pratica o surfista estiver atento em tudo que estiver rolando ao seu redor, pode diminuir a possibilidade de ocorrência desses acidentes ou lesões. A diversão deve fazer parte do surf, mas com atenção esse surf pode ficar ainda mais legal.

-----

Jefferson Brasileiro é professor de Educação Física, especialista em Biomecânica, Avaliação Física, Treinamento Desportivo e Yoga. Também é professor de surf credenciado pelo Instituto Brasileiro de Surf e pela International Surfing Association. Pesquisador na área de Ciência da Saúde, pela UNIFESP. Criador do canal do Youtube, “Surfyoga na Rede”. Atualmente trabalhando como Instrutor de Surf e Yoga, em Santos/SP.

Instagram: @jeffbrasil02

 

Galerias | Mais Galerias